Skip to content

Rev. Gerson e Marília Troquez

Senegal, abril de 2020.

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12).

Prezados irmãos em Cristo e co-participantes na obra missionária no Senegal, graça e paz.
Esperamos em Deus que esta encontre a cada um dos irmãos e irmãs da Igreja desfrutando das bênçãos do Senhor em todas as áreas de suas vidas.
Nestes tempos de desafios devido ao Coronavírus, também podemos louvar ao Senhor pelo privilégio que nos dá de servi-lo como Ele nos conduz.

Louvamos a Deus pelo que foi possível participar na Sua obra aqui no Senegal neste primeiro trimestre de 2020. Alguns destaques a seguir:

1. Equipe de Saúde:
Dos dias 03 ao 20 de janeiro, recebemos a equipe vinda do Brasil, composta por duas irmãs dentistas, uma técnica em enfermagem e uma irmã missionária. Além destas irmãs, já estava conosco desde dezembro a irmã Gláucia, que fez vários trabalhos evangelísticos com crianças. A Marília (minha esposa, que é enfermeira) e a Patrícia Mota (dentista, missionária da APMT, e responsável pela equipe vinda do Brasil) coordenaram os trabalhos.

Alguns destaques dos trabalhos da equipe:

– No sábado dia 04, foram feitos atendimentos no Centro de Menores, onde a Marilia faz consultas nas terças-feiras. Neste internato moram cerca de 40 menores. Também foram atendidos funcionários e suas famílias;

– No domingo dia 05, os atendimentos dentários foram direcionados a missionários, dentre eles a nossa equipe da APMT no Senegal, e para obreiros nacionais;

– Na semana seguinte, pela primeira vez, levamos a equipe para o norte do país, na região menos alcançada do Senegal. Foi uma viagem bastante desafiadora, de cerca de 530 km. Louvamos a Deus pelos irmãos e irmãs que compuseram também a equipe nesta viagem: as irmãs enfermeiras Gisa e Débora, membros da equipe da APMT no Senegal, e a irmã Eliana, também enfermeira, missionária no Senegal com a Missão Frontiers. Ainda compôs a equipe o Pr. João Batista, e o obreiro nacional Jean Louis, que, como eu, participaram na logística e tradução;

– Foram 4 dias de atendimento alcançando uma grande região. A média de atendimentos foi de 130 consultas diárias com distribuição de medicamento incluindo restaurações e extrações da odontologia. Também tivemos várias oportunidades de testemunhar do amor de Deus, com a participação do pastor nacional de uma igreja que está sendo plantada naquela região, a única igreja evangélica em uma região bastante extensa;

– A equipe pôde ver, do outro lado do rio da fronteira, o país Mauritânia, que é um dos menos alcançados do mundo, e orar por ele. Também pudemos caminhar na cidade da fronteira e orar pela ação de Deus naquela região – No momento que orávamos nos veio à mente que estávamos realizando a 1ª caminhada de oração naquela região do país; – Na segunda-feira, começaram os trabalhos na região de Thioffior, com uma atividade especial para as crianças. Dezenas conheceram o plano de salvação através da irmã Gláucia;

– Na terça-feira dia 14 e na quarta dia 15, foram feitos os atendimentos pela primeira vez em uma aldeia, em uma região ainda não alcançada. É a aldeia do Saloum, o rapaz que mora na nossa casa em Mbour para estudar. Ele ficou muito feliz, porque a sua aldeia e região pôde ser beneficiada pelos atendimentos e pelo testemunho do Evangelho;

– Nos dias 16 e 17, os trabalhos foram em outra aldeia, na região de Thioffior, onde o Jean Louis tem um trabalho semanal de evangelização, chamado Clube de Crianças. Foi também uma oportunidade preciosa de testemunhar do amor de Deus para aquelas centenas de pessoas pessoas tocadas pelos trabalhos da equipe.

Agradeça conosco:

– Pelas irmãs do Brasil que se dispuseram a estarem conosco neste período, servindo ao Senhor, e por suas igrejas e irmãos individualmente que participaram financeiramente para que fosse possível a vinda delas; – Pelos outros irmãos missionários do Senegal que participaram; – Pelas centenas de atendimentos que foram realizados, distribuição de medicamentos e sensibilizações (920).

– Pela Palavra de Deus que foi compartilhada em vários momentos.

Ore conosco:

– Para que Deus esteja Se utilizando destes trabalhos a fim de que a Sua obra avance no norte do Senegal, região tão carente da Sua graça.

– Para Deus abençoar tudo o que está relacionado à vinda da equipe de janeiro de 2021;

2. Plantação de Igrejas nas aldeias:

– Devido à pandemia do Coronavírus, as reuniões estão suspensas, em respeito à ordem do Governo, que também decretou o Toque de Recolher em todo o país de 8h da noite às 6h da manhã. O obreiro, neste tempo, tem visitado as famílias, estudando a Bíblia e orando com elas, aproveitando para orientá-las sobre os cuidados em relação à doença.

Agradeça conosco:

– Pela vida do obreiro Jean Louis e seu trabalho de evangelização nas aldeias; – Pelas portas abertas para que a obra avance; Ore conosco:

– Para que tenhamos um local para reuniões em Ndiaffate;

– Que Deus nos dirija claramente na questão de construções de templos nas aldeias onde estão começando os pontos de pregação. – Que esta região continue protegida do coronavírus.

3. Curso Formação de Discípulos:

Nos dias 03 a 05 de fevereiro – segunda a quarta-feira, tivemos o primeiro módulo na aldeia Thioffior, curso que visa o crescimento espiritual e no conhecimento da Palavra de Deus pelos novos convertidos. Tivemos a alegria de ver 15 alunos regulares e mais 9 que vieram em alguns períodos. Dentre os alunos, há homens, mulheres, jovens e adolescentes. Eu vou com o carro buscar as pessoas que moram nas aldeias mais distantes. O horário do curso é de 17 as 20h. Os alunos preferiram que os próximos sejam de quinta a sábado. O plano é termos um módulo por mês, no ano inteiro.

 

Agradeça conosco:

– pelas vidas que têm sido abençoadas através desta formação; – por tudo o que Deus tem suprido para que esta formação aconteça.

Ore ao Senhor conosco:

– Para que os alunos possam perseverar na fé e no propósito do crescimento espiritual;
– Para que sejam multiplicadores da Palavra aprendida, levando a outras famílias e aldeias.
– Por nós, que estamos ministrando, que tenhamos o discernimento da vontade de Deus de como conduzir o Curso.

4. Curso de Teologia no CTPS:

Dos dias 17 ao 21 de fevereiro, aconteceu mais um módulo na formação de obreiros – Educação
Cristã.

Agradeça conosco:

– Pelos 8 alunos que estão perseverantes em conhecer mais da Palavra de Deus para melhor servi-lo;
– Pela irmã Gisa, que ministrou.
– Por toda a provisão para a realização dos módulos, que acontecem na nossa casa.

Ore conosco:

– Que Deus abençoe os alunos, neste tempo de suspensão do curso, por causa do Coronavírus.

5. Trabalhos nas prisões:

Louvamos a Deus pelas equipes que estão atuando nas diversas prisões. Esperamos em Deus o recomeço em breve das atividades, que estão suspensas devido ao Coronavírus.

Agradeça conosco:

– Pelas vidas que têm sido alcançadas;
– Pela nova liderança da equipe de Mbour que foi definida.

Ore conosco:

– Para que os detentos que participam das reuniões sejam fortalecidos no Senhor nesta época de suspensão dos trabalhos.

6. Evangelização nas aldeias:

Tivemos o privilégio de participar em duas campanhas de evangelização com a projeção de filmes evangelísticos nas aldeias. O obreiro nacional solicita o nosso apoio para a parte logística, então levamos o nosso material de projeção – gerador, data-show, caixas de som, etc. e ele dirige a programação. Na sextas-feiras 14 e 21 de fevereiro pudemos ver centenas de pessoas sendo alcançadas com a maravilhosa mensagem de salvação em Jesus Cristo.

Agradeça conosco:

– Pelas muitas pessoas que são alcançadas através destas Campanhas de
Evangelização;

– Pela provisão de Deus para que possamos fazer este trabalho.

Ore conosco:

– Que os obreiros nacionais que estão nestas regiões possam ter o discernimento da vontade de Deus para a continuação do trabalho;

– Que a Palavra de Deus encontre terreno fértil nos corações dos que participam nestas ações evangelísticas.

7. Primeiro Encontro de Mulheres na aldeia Sekhelá Diarga:

Aconteceu no sábado dia 14 de março. Louvamos a Deus pela oportunidade de alcançar mais vidas nesta aldeia. Já foram feitas reuniões assim na aldeia de Thioffior, mas nesta foi pela primeira vez.

Agradeça conosco:

– Pelas cerca de 20 mulheres da aldeia que estiveram presentes;

– Pela Palavra que foi ministrada;

Ore conosco:

– Que o Espírito-Santo continue a boa-obra que começou nestas mulheres, e que muitas outras sejam alcançadas através de ações como esta.

8. Evangelização através do Rádio:

Graças a Deus, os programas que temos na região norte do país continuam sendo transmitidos regularmente, alcançando muitas aldeias em uma extensão de cerca de 100 km ao redor, entrando inclusive na Mauritânia, país também muito carente da graça de Deus. Os obreiros que são responsáveis pelos programas compartilham que há pessoas que ligam dizendo que estão ouvindo.

Somos sempre imensamente gratos a Deus pelas suas vidas e da Igreja conosco.
Recebam o nosso Muito obrigado! Ao Senhor da seara toda honra e louvor!

Sendo possível, por favor transmitam nossas saudações e gratidão à Igreja. Abraço fraterno a todos.
Em Cristo,

Pr. Gerson e Marília – Missionários no Senegal.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos