Skip to content

Rev. Gerson e Marilia Troquez

Senegal, julho de 2020

 

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem

que nele se refugia” (Sl 34.8).

Prezados irmãos, graça e paz.

Nossa oração é que esta os encontre na paz do Senhor e desfrutando das Suas mais ricas bênçãos, mesmo nesta época desafiadora por causa da pandemia. Como é bom saber que, segundo o texto acima, somos todos bem-aventurados, pois nos refugiamos no Senhor, e, assim, provamos sempre, em todo tempo, da Sua bondade!

Louvamos a Deus pela oportunidade de compartilhar com os irmãos sobre a nossa trajetória a serviço do Senhor Jesus aqui no Senegal.

DESTAQUES DO PERÍODO:

  1. Confecção, distribuição de máscaras e orientações de Saúde:
    Visto a necessidade de proteção contra o Coronavírus, e muitas pessoas terem dificuldades para adquirir máscaras, confeccionamos com um costureiro centenas de máscaras, que foram distribuídas para:

– Os nossos vizinhos aqui em Mbour;
– Meninos talibês (aprendizes do Alcorão) – nas daaras (escolas de internato islâmicas), sendo que para estes também ítens de alimentação;
– Adolescentes internos no Centro de

  Reabilitação Social
– Detentos na prisão de Mbour;
– Pessoas no mercado popular da cidade; – pessoas nas aldeias.

Agradeça conosco:

– Por estas oportunidades de falar e demonstrar o amor de Deus através destas ações;

– Pela provisão de Deus para que estas vidas fossem abençoadas.

Ore conosco:

– Que Deus Se utilize destas ações para Se revelar para estas vidas, e que sejam alcançadas pelo conhecimento claro do Evangelho.

– Entrega de máscaras e orientações sobre a pandemia no Centro de Reabilitação de Menores, onde Marilia faz atendimentos

-Entrega de máscaras e outros materiais na prisão de Mbour, feita pelos representantes da equipe

2. Plantação de Igrejas nas aldeias:

O Governo do Senegal autorizou o retorno das reuniões, com as restrições de distanciamento e uso de máscaras. Graças a Deus, o obreiro que trabalha em tempo integral conosco tem começado reuniões em novas casas. Neste tempo, nós o chamamos à nossa casa aqui em Mbour para alguns dias de planejamento e oração pelos trabalhos. Temos a alegria de compartilhar que há reuniões regulares semanais em 10 casas, em várias aldeias. Tão logo seja possível, pretendemos recomeçar a formação dos líderes leigos destas reuniões, e o objetivo, com a graça de Deus, é que muitas outras famílias sejam alcançadas pela Palavra.

Agradeça conosco:
– Pelas reuniões nas casas em Thioffior e região; – Pelas vidas que já estão sendo alcançadas.

– Criaças na reunião em uma aldeia

Ore conosco:
– Para que muitas casas e aldeias sejam alcançadas pela evangelização no Senegal;

– Para que os novos convertidos fiquem firmes e cresçam espiritualmente, mesmo com a oposição e perseguição que sofrem por deixarem o Islamismo e as cerimônias e práticas animistas.

3. Curso de Teologia no CTPS:

Os módulos continuam suspensos devido ao Coronavírus. Estamos em oração sobre quando será seguro retomá-los, devido à incidência crescente de casos aqui na nossa cidade, em Mbour. Nosso receio é os alunos virem das suas regiões e correrem risco de levar a doença para suas aldeias.

Agradeça conosco: Deus tem preservado a todos os alunos e suas famílias deste vírus e eles estão firmes na Palavra e servindo ao Senhor nas suas regiões;

Ore conosco: Continuamos aguardando em Deus o momento certo para retomarmos os módulos com segurança, sem riscos maiores de contaminação. Parte dos alunos habitam em aldeias que ainda não são infectadas pelo Coronavírus, e nossa preocupação é de virem aqui em Mbour, onde há muitos casos, e levarem o virus para suas regiões.

4. Trabalhos nas prisões:

As reuniões continuam suspensas pela administração penitenciária. Compartilhamos com grande alegria um testemunho – há alguns dias, recebemos a comunicação e fotos de um dos membros da equipe de trabalhos nas prisões, compartilhando que uma das ex-detentas tinha sido batizada em Dakar.

Agradeça conosco:

– Por mais este fruto deste ministério tão desafiador, mas também muito abençoador. – Pelas equipes em cada prisão;
– Pelas vidas que estão sendo alcançadas pela Palavra nas prisões.

Ore conosco:
– Que esta nova convertida fique firme na fé, pois enfrenta agora a oposição por ter confessado a Cristo como Salvador e Senhor;

– Para que as cerca de 20 prisões no Senegal que ainda não têem ninguém compartilhando do amor de Deus possam também ter equipes estabelecidas.

– Ex-detenta convertida, de vestido vermelho, com a irmã Jeannette, obreira conosco na equipe de prisões

5. Programas evangelísticos de rádio:

Graças a Deus, a Palavra continua a ser compartilhada desta forma, nos dois programas de uma hora por semana, que vão ao ar na região norte do país, na divisa com a Mauritânia.

6. Canal do Youtube:

Nesta época de pandemia, tivemos uma mudança na rotina de viagens, mas por outro lado Deus direcionou para coisas novas. A Marilia começou um canal no Youtube há alguns meses, por nome di Káddug Yàlla (“a Palavra de Deus”, na língua wolof, que é a mais falada aqui no Senegal). O canal chegou a ter cerca de 2.000 acessos em um período de 28 dias, e 270 a cada 48 horas. No canal foram postados muitos materiais para alcance dos falantes das várias línguas locais aqui no Senegal e na África:

– Partes da Bíblia em áudio, especialmente textos do Novo Testamento nas línguas

mais faladas no Senegal;

– Estudos cronológicos dos Evangelhos em áudio, que têm sido produzidos por um

aluno do Seminário;

– Meditações em áudio direcionadas para as mulheres, produzidas pela irmã que frequentou nossas classes de alfabetização de adultos e agora pode ler e compartilhar a Palavra;

– Histórias bíblicas explicadas e encenadas por um jovem que mora conosco para seguir seus estudos.

Agradeça conosco:

1. Pelas vidas que estão sendo alcançadas através deste Canal;
2. Pelos irmãos que estão participando com as meditações que são postadas.

Ore conosco:

– Para que muitos senegaleses e outras pessoas falantes das línguas wolof, serere, pulaar, dentre outras, do Senegal e de outros países da África e até do mundo, possam ser direcionadas pelo Espírito de Deus a se depararem na Internet com o Canal do Youtube e conhecerem o amor de Deus em Cristo Jesus.

– Para que Deus mostre quem serão as pessoas que estarão produzindo meditações, uma para casais/famílias e outra para jovens.

  • Canal do Youtube para pregação da Palavra nas línguas locais africanas

7. Adoções Escolares:

Continuamos com as participações no pagamento das mensalidades escolares de filhos de obreiros nacionais. Neste projeto, temos também o objetivo de alfabetização de adultos, mas as aulas estão suspensas nesta época. Há alguns dias, a irmã Viviane, que citei no item acima, nos falava com alegria que antes não podia ler nada, mas agora pode ler a Bíblia e até compartilhar da Palavra, como tem feito registrando meditações em áudio que a Marilia tem postado no Canal do Youtube, para alcance de vidas através da Internet. Louvado seja o Senhor!

 

OUTROS MOTIVOS DE LOUVOR A DEUS:

1. Ele tem cuidado de nós. Podemos constatar isto em todas as áreas das nossas vidas. Louvado seja o Senhor!

2. Porque podemos experimentar o quanto é bom estarmos na Sua vontade – Ele tem nos direcionado para estes novos trabalhos, como a evangelização também através do Youtube, e o alcance de novas famílias nas aldeias, através das reuniões semanais nas casas;

3. Pelos que estão conosco na jornada missionária – irmãos e igrejas que Ele tem colocado ao nosso lado para juntos fazermos missões aqui no Senegal.

4. Por todas as demais bênçãos deste trimestre, que são inumeráveis, dizemos com gratidão “Louvado seja o Senhor!”.

 

OUTROS MOTIVOS PARA VOCÊ ORAR CONOSCO:

1. Por livramento em relação ao Coronavírus: Continuamos clamando a misericórdia

dEle em nos livrar deste mal.

Como está a situação no Senegal? É um país com aproximadamente 16 milhões de habitantes, tem cerca de 9.000 infectados pelo Coronavírus, o que ocasionou quase 200 mortes até o momento. Com o relaxamento por parte do governo das medidas restritivas, há uma progressão no número de infectados, e a preocupação é se a estrutura sanitária será suficiente para as necessidades.

2. Discernimento. Que possamos discernir sempre as direções de Deus para nós, e que sejamos encontrados fiéis.

 

Muito obrigado por estarem conosco!

A Deus toda a gratidão, glória e louvor!

 

Rev. Gerson e Marilia

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos