Skip to content

Rev. Gabriel Neubarth e Kelly

Espanha, maio de 2020

 

“Reina o Senhor. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o Senhor e se

cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. Desde a antiguidade, está firme o teu

trono; tu és desde a eternidade” Salmo 93.1-2

Foi esse texto que o Senhor me conduziu a pregar no primeiro domingo depois do decreto de “lockdown” aqui na Espanha. Não sabíamos o que nos esperava, como também, que seria tão longo e continuamos sem saber todos os desdobramentos dessa terrível crise que assola a humanidade, no entanto, firmados na Palavra, aprendemos que nenhuma dessas coisas estava fora do controle do Senhor. Ele reina, nunca deixou de reinar. Seu trono, ao contrário dos reinos terrenos, não pode ser abalado. É nas mãos desse grande Rei que está a sua igreja. Que essa verdade acalente o coração da nossa querida igreja brasileira. O Senhor está com vocês.

Crise: novos desafios e novas oportunidades

No dia 13 de março o governo decretou o “estado de alarme” aqui na Espanha. Já se passaram 67 dias, dois quais 59 foram em um confinamento profundo. No entanto, mesmo que confinados em nossas casas, a igreja do Senhor continuou viva e atuante. É claro que tivemos que nos adaptar à nova situação, no entanto, não deixamos de ser igreja.

Mantivemos nossas programações nos domingos por meio de lives no Facebook, continuamos adorando a Deus por meio de hinos, canções, orando, lendo sua Palavra e expondo-a. Esses momentos foram um verdadeiro oásis em meio as duras lutas destes dias, momentos de graça e de consolo para dias tão tristes.

Os nossos estudos bíblicos foram realizados (e continuam sendo) por meio da plataforma Zoom. Unimos os dois grupos (Don Benito e Miajadas) e fomos surpreendidos com a presença de novos irmãos (até uma querida irmã da Bolívia tem participado). Devido a quantidade de “falsas doutrinas” sendo ensinadas na internet acerca do novo corona vírus e a segunda vinda de Cristo, dedicamos o nosso primeiro mês a estudar o sermão escatológico de Cristo em Mateus 24-25. Foi um tempo de profunda interação e crescimento na Palavra. Atualmente, estamos estudando a oração do “Pai nosso” e levando os irmãos a refletirem sobre a importância e prática da oração.

Como fruto de um desejo de propagar a palavra em tempos de crise, criamos um projeto chamado “Gotas de Esperanza”. Se trata de uma série de pequenos vídeos onde refletimos sobre um verso das escrituras e tentamos aplicá-lo ao nosso atual contexto. Ao longo desse tempo já foram 51 vídeos postados em nossa conta no YouTube, e em nossas redes sociais. Nos surpreendemos com alguns feedbacks de pessoas, que em outros contextos não estariam dispostos a ouvir a Palavra. Orem para que estes vídeos possam despertar pessoas ao arrependimento e fé em Jesus.

Tudo isso é claro, foi acompanhado de inúmeros telefonemas, mensagens e contatos pastorais. Ficamos surpresos em ver como o Senhor tem usado essa crise para, mesmo em meio a um distanciamento social, fazer de sua igreja mais unida em comunhão. Gloria a Deus!

Convido os irmãos a conhecerem nossas páginas no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCsLiH9oPBguoDN027Nb7EOQ) e no Facebook (https://www.facebook.com/Iglesia-Evangélica-Presbiteriana-en-Don-Benito-112580873785654 ) e assim, ficar por dentro de todas as novidades. Ajudem compartilhando e curtindo.

Lis e Sara quase chegando …

Até aqui podemos dizer “Ebenézer”. A gravidez da Kelly vem seguindo o seu curso normal, e se Deus quiser, as nossas princesas devem nascer já no próximo mês. Passar por essa parte final da gravidez em um contexto como o que temos vivido foi um grande desafio. Os medos e ansiedades naturais da gravidez foram aumentados, mas em uma proporção muito maior foram aumentadas a graça e cuidado do Senhor. Ele nos protegeu nas inúmeras idas aos médicos, e em especial ajudou as nossas pequeninas a continuarem crescendo saudáveis.

Toda essa situação complicou bastante a nossa organização para recebê-las. Disparada do euro, lojas fechadas, caos. Chegamos a algumas semanas da data prevista para o parto, ainda tendo que buscar meios para a dinâmica de trabalho em meio a pandemia e organização das coisas, mas em tudo isso vimos a mão do Senhor nos conduzindo. Louvamos a Deus pela vida de pessoas que sensibilizadas por essa situação tem buscado ajudar. Vocês são uma prova do cuidado amoroso de nosso Deus pelas pequenas Lis e Sara.

Pedimos oração por essas próximas semanas. Sendo uma gravidez de gêmeos, todos os incômodos são aumentados exponencialmente. Pedimos pela saúde de Kelly e das crianças. Pela equipe médica que fará o parto. Por nosso deslocamento a cidade onde será realizado (a uns 120 km de Don Benito) e pela sabedoria e renovo de Deus para recebê-las. Toda essa crise fez com que os vovôs que viriam do Brasil não pudessem estar aqui, e até mesmo irmãos queridos aqui na Espanha estão com a mobilidade impedida por causa da crise. Que o Senhor nos ajude e nos capacite.

Os próximos passos …

Ministerialmente, o nosso próximo passo é a volta aos trabalhos presenciais. No caso aqui da Espanha, voltaremos, primeiramente com o culto, no próximo dia 31. Seguindo as normativas governamentais, essa volta se dará de uma maneira progressiva, inicialmente com apenas uma reunião por semana (o culto) e com 50% da capacidade do local. Orem por toda a adaptação que devemos realizar em nosso local para a volta aos trabalhos e por segurança e proteção para todos os que irão participar.

Em nossa família, esse será também um período de adaptação a chegada de nossas filhas e de muito trabalho. Receber um recém-nascido não é fácil, dois é um pouco mais complicado. Que o Senhor possa nos ajudar em tudo, capacitando-nos e provendo todo o necessário.

Outro aspecto complicado, que vocês já devem ter ouvido, é o impacto financeiro que a pandemia tem causado na vida dos missionários transculturais. Isso é uma dura realidade que temos enfrentado. Com o euro chegando a 6.60 (com as taxas de transferência) a vida no campo se tornou bem mais difícil. Em meio a tudo isso, nos alegramos em ver a fidelidade do Senhor em suprir o seu povo. Somos gratos a APMT e a IPB (por meio do comitê gestor) que enviou um auxílio emergencial, somos gratos a outras igrejas parceiras que em meio a suas próprias crises também buscaram ajudar-nos, as irmãs da SAF que oram todos os dias de madrugada por nós missionários. Que vocês possam estar intercedendo por esse aspecto também. Os aumentos em nosso orçamento são claros a luz da vinda das meninas, e dos câmbios monetários, no entanto, continuamos seguros nas mãos do Rei do salmo 93. Gloria a Deus.

Gostaria também de compartilhar um pedido de oração especial. No início dessa crise fomos surpreendidos com uma notícia muito complicada vinda da nossa família no Brasil. Minha irmã (do Gabriel) está com câncer. Depois de muitos exames e esperas (o Covid-19 complicou bastante o nosso sistema de saúde) ela deverá ser operada no próximo dia 25. O nome dela é Cida, e pedimos para que vocês possam separar um tempo para orar por sua vida. Enfrentar essa situação estando longe não tem sido fácil, mas a certeza de que o Senhor cuida melhor daqueles a quem amamos do que nós mesmos, acalma nosso coração em meio ao caos.

Muito obrigado por ler nosso informativo e por participar em nossa caminhada. Se deseja algum esclarecimento ou tirar alguma dúvida será uma alegria falar com vocês por e-mail.

Que Deus abençoe ricamente a sua vida

Em Cristo,

 

Pr. Gabriel e Kelly

Deseja contribuir?

Segue nossos dados bancários:

Gabriel Neubarth Souto Neves

Banco do Brasil:

Ag. 3165-8

C/C 10736-0

CPF 081.891.194-86

Contato:

prgabrielneubarth@gmail.com

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos