Espanha, janeiro de 2023
“Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! “Amém. Judas 25-26
Queridos irmãos,
Que a graça de nosso amado Redentor seja abundante sobre suas vidas. Por meio desta carta gostaríamos de relatar um pouco daquilo que o Senhor tem nos permitido viver aqui no campo missionário nos últimos meses bem como compartilhar alguns desafios e planos que temos para esse novo ano.
No finalzinho de outubro, realizamos a terceira edição de nosso encontro anual em celebração da Reforma Protestante. Nesse ano estudamos o tema “La espiritualidad de los reformadores” abordando temas como: oração, vida devocional, os sacramentos como meios de graça, a luz da teologia e vida dos reformadores do século XVI (enfatizando os reformadores espanhóis desse período). Contamos com a presença do Pastor Raphael Oliveira, que nos abençoou com duas palestras e com a pregação em nosso culto dominical.
Já em novembro, tivemos o imenso privilégio de participar da ordenação de nosso irmão Samuel Alonso ao ministério pastoral. Depois de um processo de candidatura em nosso sínodo nacional (Iglesia Evangélica Presbiteriana de España), Samuel foi ordenado e designado plantador de uma igreja em uma pequena cidade aqui de Extremadura (chamada Los Santos de Maimona). Tivemos um culto muito abençoado e muito emocionante. Além de ter o privilégio de ser o pregador naquela ocasião, também levamos um grupo de irmãos de Don Benito para participar do culto. Agradeça ao Senhor por ver seu reino avançando, por ver vocacionados sendo capacitados e ordenados, em uma terra tão carente do Evangelho de Cristo.
Ainda no final de novembro tivemos o privilégio de receber, pela primeira vez nesses quase 9 anos de caminhada missionária, meus pais aqui no campo. Foi um tempo muito abençoado tê-los conosco, e em especial, ver Lis e Sara desfrutando dos vovôs mais de pertinho.
No entanto, como é típico de nossa vida cristã “agridoce” aqui na terra, foi durante essa alegre visita, que tivemos que nos despedir de nossa querida irmã Benita. Poucos dias antes de completar seus 94 anos, o senhor a tomou pelos braços e a levou para seu descanso eterno. Os que acompanham nossas cartas conhecem a Benita, e possivelmente já oraram por ela. Servi-la nesses últimos anos como seu pastor foi um grande privilégio e de grande crescimento e encorajamento. Eu e o pastor Dirceu (que foi seu pastor por cerca de 11 anos) dirigimos seu ofício fúnebre, e celebramos o Senhor da Vida, ante seus amigos e familiares. Orem por seu filho e seu neto, bem como pelo testemunho do evangelho na cidade de Santa Amalia, onde Benita teve o valor de ser um baluarte de Cristo ao longo de quase toda sua vida.
O mês de dezembro também foi marcado, como não poderia ser de outra forma, pela celebração da encarnação de nosso Redentor. Depois de finalizar nossa série em Efésios, realizamos uma série especial de “Navidad” (Natal) a luz dos dois primeiros capítulos de Lucas. Nesse mesmo período as crianças estudaram na escola dominical os mesmos textos das pregações.
Ficamos muito felizes também pois nesse período recebemos muitas visitas na igreja, e algumas delas acabaram se tornando frequentadores assíduos. Orem por suas vidas e pela conversão de seus corações ao Senhor.

Já em janeiro tivemos reunião do Sínodo Nacional da IEPE em Madrid. Foi um tempo muito abençoado e de muito trabalho. A IEPE está em um processo de amadurecimento e crescimento o que demanda ajuste de procedimentos e muita graça e dependência do Senhor nas decisões. Continuem orando por nossa denominação aqui na Espanha (filha do trabalho missionário da IPB por meio da APMT), para que o Senhor levante mais obreiros para servir nessa seara.
Outro desafio que recebemos nesse período foi o de servir como Secretário de Educação e Cultura” do Conselho Evangélico de Extremadura (órgão fraternal que reúne grande parte das igrejas evangélicas da região).
Nos próximos dois anos vamos ter o privilégio e desafio de servir nessa área, em um contexto interdenominacional, e assim poder contribuir de alguma maneira com o crescimento e amadurecimento das igrejas.
Também fomos convidados para fazer parte do Projeto GO, que tem como objetivo cuidar dos filhos dos missionários da APMT que servem no contexto europeu. No nosso caso, fomos designados como responsáveis do trabalho com os jovens e adolescentes de 15-22 anos. A ideia é reunirmos mensalmente para crescer na palavra e promover a comunhão entre eles, visto que a maioria serve em contexto de poucos, ou quase nenhum, amigos crentes. Já tivemos duas reuniões esse ano por ZOOM e tem sido uma grande benção poder conviver com esses jovens e contribuir com sua vida espiritual. Orem por esse projeto.
Um pouco dos próximos meses …
Atualmente estamos desenvolvendo uma série de pregações no livro de Daniel, e no início de março iniciaremos o desafio de expor o livro de Atos. Oramos para que por meio dessas pregações a igreja seja movida a missão, ao evangelismo, e assim possa crescer a amadurecer.
O nosso local está ficando pequeno. Depois de avaliar uma possível mudança, ou uma adaptação/reforma de nosso atual local, a mesa administrativa da igreja optou pela reforma. A ideia é aumentar o salão de cultos, diminuindo a nossa sala da escola dominical, e adaptar uma segunda sala para o departamento infantil na parte detrás da igreja. Orem por esse desafio, pelos gastos e envolvimento da igreja. Se você deseja contribuir especificamente com essa reforma é só entrar em contacto. Em nossa “Escola de Discípulos” estamos tendo um curso sobre evangelismo e pensamos em desenvolver um próximo sobre apologética nos próximos meses.
Como vocês já sabem, o Senhor abriu uma porta para que eu possa estar cursando um mestrado em História aqui na Universidad de Extremadura. O Senhor abençoou e vou poder escrever a dissertação sobre o protestantismo espanhol do século XVI (e o processo de perseguição levado a cabo pela Inquisição). Orem para que no convívio com professores a alunos eu possa dar testemunho de Cristo, bem como pelo trabalho, para que por médio dessa pesquisa o Senhor seja Glorificado.
Gostaríamos de finalizar contando um pouco sobre nossa família. Lis e Sara estão bem, crescendo e muito “sapequinhas”. Kelly já está no sexto mês de gravidez.
Como passa rápido! Devido a algumas alterações ecográficas, estamos tendo que ir ao médico a cada duas semanas, e possivelmente será assim até o final da gravidez. Orem por nosso pequeno “DAVID” (sim será um menininho) e pela mamãe, para que o Senhor nos de um finalzinho de gravidez tranquilo e abençoado.
Orem também por toda a adaptação necessária para a chegada do quinto integrante da família. Por provisão financeira, por sabedoria e graça na educação, e por saúde para toda a família.
Abração de nós 5
Pr. Gabriel, Kelly, Lis, Sara e David