Skip to content

Rev. Everton Pita e Nayra

Espanha,  dezembro de 2020

Queridos irmãos,

Graça e paz!

“Y aquel Verbo fue hecho carne, y habitó entre nosotros (y vimos su gloria, gloria como del unigénito del Padre), lleno de gracia y de verdad.” Juan 1:14

Queremos reforçar as nossas felicitações pela chegada do natal e do ano novo. Que Deus, em Sua infinita graça e misericórdia, resplandeça a Sua luz sobre as suas vidas. Muito obrigado pelo amor, carinho, orações e, aos mantenedores do nosso projeto, pelas ofertas mensais que nos deram ao longo deste ano de uma maneira tão fiel e maravilhosa.

Estamos terminando mais um ano, período bem complicado para todos nós pela situação sanitária que ainda permanece, porém o Senhor esteve ao nosso lado a cada instante e nos deu forças e sabedoria para fazer todas as coisas que estavam previstas segundo os Seus propósitos. Que o Senhor nos conceda saúde tanto física como espiritual para seguirmos firmes no trabalho. Depois de 27 anos de campo missionário e 35 de pastorado, confessamos que a cada dia nos sentimos mais e mais agradecidos a Deus por nos haver escolhido para um ministério tão privilegiado. Na verdade, é que não merecemos tamanha bênção e paciência do Senhor, pois somos falhos. A Sua eterna graça e misericórdia são indispensáveis na realização da obra missionária.

Este ano estivemos muito limitados nas atividades da igreja, dedicando-nos àquelas de caráter mais interno devido a pandemia.

Ressaltamos algumas:

  • As reuniões de oração, os estudos bíblicos e os cultos dominicais foram realizados de março a junho de forma telemática. Desde o dia 07 de junho, voltamos de forma presencial. Graças a Deus estamos tendo uma excelente assistência em todas as mencionadas atividades.
  • As reuniões com os jovens, adolescentes e mulheres também foram paralisadas por completo de março a junho. Até agora somente as reuniões dos jovens voltaram a ser realizadas pelo menos uma vez ao mês.
  • Os aconselhamentos pastorais não sofreram tanto como imaginávamos que ia passar, pelo contrário, notamos um aumento substancial na procura por parte dos irmãos, tanto ao pastor Alejandro como a mim, para que lhes orientáramos.
  • As visitas pastorais aos hospitais e às residências foram as que mais sofreram e, praticamente, foram nulas desde que começou a pandemia. Isso nos deixa muito tristes pelo amor que sentimos a esse ministério.

As atividades no Centro de Idosos que estávamos dando assistência quinzenal foram paralisadas por completo e ainda estamos impedidos de entrar pela situação sanitária.

A Escola Dominical está atualmente funcionando apenas com as crianças. Os demais permanecem no culto.

A Ceia de Natal da Igreja teve que ser transferida para uma nova data a ser consensuada entre todos e confirmada posteriormente devido a impossibilidade de ser realizada tanto dentro da igreja como em um restaurante como havíamos pensado.

Apesar de tantas limitações que a pandemia nos causou a todos, podemos mencionar muitas bênçãos recebidas de Deus ao longo deste ano.

Por exemplo:

  1. Durante o estado de alarma, os cultos dominicais foram gravados em casa e enviados aos irmãos via o canal do YouTube da igreja, onde tiveram um alcance enorme, chegando inclusive a vários países como Bolívia, Paraguai, Brasil, Holanda, México e, obviamente, a Espanha. Foi uma experiência única e enriquecedora.
  2. Estamos com várias famílias novas recém chegadas na igreja.
  3. Observamos um excelente aumento de participantes nas reuniões de oração e estudo bíblico

entre a semana.

  1. O culto dominical registrou um excelente nível de presença.
  2. Observamos um crescimento espiritual da igreja e um sentimento de uma maior dependência e

necessidade de Deus, daí o crescente número de pessoas nas reuniões.

  1. Apesar de haver diminuído a entrada dos dízimos e ofertas nos meses de 14 março a 31 de

maio, em pleno confinamento, todas as contas da igreja foram satisfatoriamente cobertas.

  1. Nenhum membro da igreja foi contagiado. É certo que seguimos com rigor as medidas de

higiene determinadas pelo Ministério de Saúde da Espanha e da própria União Europeia.

  1. Cumprimos com excelência o calendário das atividades anuais, como a semana unida de oração em janeiro, o dia dos pais, das mães, o aniversário da igreja, o dia da Reforma Protestante, etc.
  2. Como podem observar nas fotos a seguir, fizemos o nosso culto de natal, realizado no domingo

passado, dia 20 de dezembro.

O grupo de louvor preparou um programa simples, mas muito bonito, com a participação das crianças, adolescentes e adultos. A congregação também teve a sua intervenção no louvor.

No final do culto, a Igreja fez uma surpresa aos adolescentes e às crianças entregando uma pequena lembrança, mas que foi recebida com bastante alegria.

Após o culto, não poderia faltar as fotos costumeiras. Aqui podem ver uma pequena representação das irmãs.

A nossa filha Ruth está entrando no seu oitavo mês de gestação. Graças a Deus se encontra bem e o bebê também. O Daniel, o netinho, completou 3 anos em outubro e tem crescido aos pés do Senhor pela instrumentalidade dos seus pais. Louvamos a Deus por suas vidas e pelo muito que trabalham na obra do Senhor. É um apoio maravilhoso à igreja. Os dois atuam em várias áreas na igreja como entre os jovens, adolescentes, louvor congregacional, pastoral, etc. O Pastor Alejandro começou a dar aulas de Religião Evangélica nos centros da rede pública do Governo de Andaluzia. Este ano ele está apenas começando e com um número bem reduzido de aulas em 8 colégios, atuando na área do interior da Província. Tem sido bem corrido para ele(s), porém está muito feliz com as portas que Deus abriu na evangelização dos alunos e complemento do sustento da família.

Agradecemos mais uma vez o amor de vocês e o cuidado que têm tido por nós. Recebam o nosso carinho e que Deus os abençoe grandemente.

Em breve enviaremos o vídeo do culto de natal. Em Cristo.


Pr. Everton e Nayra

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos