Skip to content

Rev. Everton Pita e Nayra

Espanha, maio de 2022

 

¡Oh Jehová, Señor nuestro, Cuán glorioso es tu nombre en toda la tierra!
Has puesto tu gloria sobre los cielos.” Salmo 8:1

Queridos irmãos,

Antes de nada queremos pedir desculpas pela falta de notícias nas últimas semanas. O motivo foi o período de doença (de Everton) que passamos. Foram semanas com uma crise aguda de ciática, associada, semanas depois, com uma gastroenterite que ainda está se manifestando. Graças a Deus temos uma boa assistência médica, porém foram semanas seguidas de mal estar e dores. Com tudo isso a licença médica foi necessária para os colégios públicos, mas na igreja continuei relativamente normal. Graças a Deus temos uma boa equipe de trabalho e não ficou em nada deficiente como podem ver nas fotos que iremos comentando, posteriormente. Estou (Everton) fazendo fisioterapia e com uma dieta bem controlada. No dia 09 de maio já voltei às aulas, graças a Deus. Por tanto, pedimos mais uma vez desculpas pela ausência das notícias.

É muito bom ter vocês em nossa vida e acompanhando o nosso ministério. Muitas vezes sentimos que as forças se vão, mas as orações e a presença de todos nos animam bastante, sem falar no tempo de oração e leitura da Palavra de Deus que em nenhum momento deixou de ser o nosso alimento principal e diário. Como Deus é maravilhoso e presente! Como Deus é misericordioso e derrama em nós a Sua paz para que levantemos sempre os olhos e olhemos sem medo para Ele. Apesar de todo sofrimento físico que temos passado, em nenhum momento deixamos de glorificar o Seu nome e ter o Salmo 8 como o cântico de fortaleza para as nossas vidas.

FAMÍLIA

Graças a Deus estamos bem, em paz e unidos como nunca. O nosso filho Leandro continua em Basiléia, Suíça, se encontra bem e feliz. O seu casamento com Elizabeth, está marcado para 22 de outubro, se Deus quiser. A noiva vive na Espanha a muitos anos, mas é da Guatemala. Está terminando o seu mestrado em direito e tem um grande amor pelo Senhor, o que é mais importante que os idiomas que fala e o seu status social. Nayra e eu deveremos ir à Cidade de Guatemala para o casamento religioso, mas o civil será aqui mesmo em Espanha para facilitar os trâmites burocráticos com a ida dos dois já casados para a Suíça. Já iremos comunicando a todos e enviando fotos em seu momento.

Ruth, Alejandro e os netos estão bem, graças Deus. Eles são uma bênção em nossas vidas e na vida da igreja. O casal tem nos dado um apoio enorme no trabalho semanal e dominical. Com o período de doença, o apoio recebido foi 100% e louvamos a Deus por eles e pelo amor que têm para com a obra do Senhor. Temos tido o privilégio de acompanhar o crescimento do Daniel que está com 5 anos e do Samuel, com 1 ano e 3 meses. Muito gratificante vê-los crescer nos caminhos do Senhor.

Nayra e eu estamos aguardando, nas próximas semanas, a chegada de D. Alnira, mae da Nayra. Ela virá a viver aqui conosco, pois com 83 anos fica complicado morar sozinha no Recife. Atualmente o seu filho e a nora estão cuidando dela, porém chegou o momento de estar conosco e voltar a ter uma vida de igreja que foi perdida com a pandemia. Contamos com as suas oraçoes, porque já não existe mais o acordo internacional do INSS entre Brasil e Espanha que dava direito à saúde. Agora  teremos que contratar um plano de saúde pelo menos por um ano até que possa completar o período que lhe dará direito ao sistema público de saúde. O plano não é barato tendo em vista a sua idade, mas teremos que enfrentar isso para que ela possa ter assistência médica.

COLÉGIOS

Infelizmente não podemos colocar fotos dos alunos, porém seguimos semeando a Palavra de Deus diariamente, todas as manhas. Tem sido uma experiência maravilhosa, apesar da pressão das ideologias infiltradas nos colégios tanto pelo conteúdo como pelos professores que seguem linhas contrarias à Bíblia. A ideologia de gênero está presente e tem assustado os alunos e trazido dúvidas ao coração de muitos. Recentemente foi aprovada pelo Congresso a tramitação da Lei do Aborto. São implicações tremendas na vida das pessoas e uma delas é que uma jovem pode abortar com 16 anos sem pedir a autorização dos pais. É dever nosso, como professores estudar sobre a Bioética, dando ênfase na criação de Deus e a importância da vida. Temos passado um filme evangélico que em espanhol se chama “Yo no sabía”, cuja mensagem tem impactado a muitos e alguns têm chorado ao ver o quanto sofre o bebê no ato do aborto. A sociedade em que vivemos tem demonstrado, claramente, a ausência total do Criador em suas decisões e na vida. Pedimos a Deus que guarde a igreja desse ataque inimigo e das suas garras que não tem sido fácil.

IGREJA

A nossa IEPE- Iglesia Evangélica Presbiteriana de Espanha, tem uma nova marca. Justo esta que colocamos no inicio da carta. Tal marca foi aprovada pelo Sínodo em sua última reunião Ordinária. Aproveitamos para lembrar que estou (Everton) como tesoureiro da IEPE, mas tenho contado com a ajuda da Nayra considerando a sua formação universitária. O Pastor Alejandro tem atuado como secretário de atas e tem feito um excelente trabalho, graças a Deus.

 

Tentaremos dar-lhes uma visão geral das principais atividades dos dois últimos meses. Apesar da problemática na saúde, o trabalho da igreja seguiu o seu ritmo normal. O que sofreu um pouco foram as visitas pastorais que ainda estou sem poder fazê-las pela limitação na hora de dirigir. Tenho dirigido, porém de forma bem específica.

1. A igreja comemorou o dia dos pais. Foi convidada para nos trazer a mensagem a missionária Edilene da APMT na cidade de Málaga e esposa do Pr. Ignacio. Sempre é um prazer recebê-la e ouvi-la, porque nos traz mensagens edificantes. Como mulher e mãe, deu uma palavra preciosa ao pais.  As crianças tiveram uma participação especial e, no final, estivemos orando pelos pais presentes.

2. A Igreja se vestiu de gala para celebrar o dia das mães, primeiro domingo de maio. Preparamos um culto especial, com a participação especial do grupo de louvor, da classe dos intermediários e dos jovens. Não faltou a entrega dos presentes confeccionado por Nayra e um momento de intercessão pelas mães presentes.

3.Durante a semana chamada santa, foi exibida na quinta-feira “santa” o filme “El Resucitado”. Tivemos um momento muito bonito e emotivo pela dureza das imagens que refletiam o sacrifício do nosso Senhor na cruz, bem como o encontro do personagem com Cristo ressuscitado. O Pr. Alejandro fez uma aplicação e oração final, mas as pessoas presentes fizeram os seus comentários que por sinal bem alusivos ao amor de Deus por nós.

4.Outras atividades:

  • Seguimos com as reuniões de oração nas terças-feiras e o estudo bíblico nas quintas-feiras.
  • A Escola Dominical agora tem 3 classes: crianças, intermediários e adolescentes.
  • Uma vez ao mês temos o concurso de um livro da Bíblia, através do “Kahoot”, via celular. Depois do culto e da escola dominical fazemos as perguntas por internet à igreja e, ao terminar, obtemos o resultado imediato dos três primeiros lugares. Como o livro de João é grande, dividimos em duas partes. É um tempo bem divertido e se aprende bastante, sem falar no incentivo para ler a Bíblia.
  • Por causa da minha limitação de saúde, fizemos menos aconselhamento e visitas pastorais. Queremos recupera-las agora no mês de junho, se Deus quiser.

5.No segundo domingo de maio, comemoramos 17 anos de fundação da Igreja (2005-2022). Fizemos um culto especial de gratidão a Deus. Pregou o Pr. Daniel, de Granada, membro do nosso Sínodo. Ele veio com a esposa e os dois filhos e nos trouxe uma mensagem maravilhosa e edificante. Algumas irmãs participaram com uma leitura bíblica, além de uma música especial pelo grupo de louvor, uma poesia feita por Maricarmen e outras coisas mais. Depois do culto, tivemos um lanche bem reforçado preparado pelas mulheres e um delicioso bolo feito por Nayra. Foi uma festa linda como de fato merece a nossa amada Igreja de Sevilha.

 

 

 

 

 

 

 

6.Aproveitando o bom tempo, em abril fomos ao parque depois do culto. Como ainda fazia um pouco de frio, alguns irmãos não puderam ir. Foi um tempo de comunhão e de brincadeira, onde compartilhamos a merenda que cada um pode levar. Estava fazendo falta tempos assim para sair e estarmos juntos com família da fé.

7.Os jovens se reuniram no mês de abril para compartilhar a Palavra, porém o que eles queriam de verdade era brincar e estar juntos, o que achamos genial. Eles precisam disfrutar da amizade crista.

8.As mulheres também se reuniram. Nayra preparou uma devocional e tiveram um tempo de oração. Depois a Nayra ensinou a fazer “Chipa”, uma comida paraguaia que lembra muito o pão de queijo.

 

Motivos de Oração.

  • Recuperação total de Everton.
  • Casamento do Leandro. O civil será na Espanha e o religioso na Cidade de Guatemala (22 de outubro).
  • Chegada da mãe da Nayra. Um grande desafio que nos espera, porém de prioridade máxima.
  • Evangelização mediante o ensino da Palavra de Deus nos colégios da rede pública.
  • Famílias novas da Igreja. Agora em junho deveremos receber um casal e uma jovem.
  • Conversão dos maridos não crentes. Temos várias irmãs pedindo oração pelos seus maridos.
  • Acampamento de Verão da Igreja.

 

Queridos, muito obrigado pela paciência em ler tanto. Estávamos sentindo falta de compartilhar com vocês do quanto Deus é misericordioso conosco. Aos mantenedores, muito obrigado pelas ofertas mensais que nos enviam com tanto carinho e fidelidade. Vocês são bênçãos em nossas vidas e na vida da igreja. Que Deus cubra cada um com as Suas ricas e preciosas bênçãos.

Recebam um forte e carinhoso abraço.

Em Cristo.

Pr. Everton e Nayra.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos