Skip to content

Rev. Everton e Nayra Tavares

Sevilha, 18 de março de 2020

“Nuestra alma espera a Jehová; Nuestra ayuda y nuestro escudo es él. Por tanto, en él se alegrará nuestro corazón, porque en su Santo Nombre hemos confiado. Sea tu misericordia, oh Jehová, sobre nosotros, según esperamos en ti.” Salmos 33:20-22

Queridos,

Considerando o número de ligações, e.mails e Watts querendo saber notícias nossas e de como está a situação na Espanha, resolvemos fazer uma carta informativa a respeito, contando também um pouco de como estamos enfrentando tudo isso.

Os dados abaixo são oficiais, divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, refletindo a situação dramática em que vive o país. No sábado passado, dia 14, o presidente Pedro Sánchez, fez um comunicado em rede nacional decretando o“Estado de Alarma”, onde toda a população deve ficar em casa para evitar o contagio, com pena de multa em caso de desobediência. Além disso, o presidente divulgou as principais medidas que devem ser respeitadas pela população, como por exemplo: só estão abertos os bancos, os supermercados com limitação de entrada e medidas de segurança, os centros de saúde para casos extras, as farmácias, e o fechamento de todos os centros educativos, desde a primária até as universidades com as aulas canceladas por um período de duas semanas, inicialmente.

Foram suspensas todas as festividades como a Semana Santa Sevilhana, fato inédito que não acontecia desde 1933, bem como estão restringidas toda e qualquer reunião de caráter público como medidas de prevenção. Os hospitais estão saturados e o pessoal sanitário tem dobrado o seu turno de trabalho.

Realmente é uma situação bem complicada, porém o governo espanhol tem atuado dignamente e ontem
mesmo aprovou um pacote de medidas econômicas com quase 200.000 milhões de Euros para amenizar a crise no setor turístico, bares, restaurante, hotéis, etc. A crise é enorme porque todo o comércio está totalmente fechado e a pequena e média empresa está sofrendo com as perdas, sem falar nos autônimos que não têm vendas.

Segundo o ministério da Saúde, são 13.716 o número de contagiados, com uma cifra de 623 mortos e ainda não se alcançou o pico mais alto de contaminação.

Para que tenham uma ideia o número de casos acumulados por Comunidade Autônoma:

Comunidades Nº Casos:

Andalucía (Sevilha é a capital da região) 859
Aragón 226
Principado de Asturias 242
Islas Baleares 112
Canarias 181
Cantabria 68
Castilla y León 668
Castilla La Mancha 675
Cataluña 1866
Galicia 341
C. Valenciana 726
Extremadura 194
Comunidad de Madrid 5637
Región de Murcia 122
Comunidad Foral de Navarra 386
País Vasco 973
La Rioja 419
Ceuta 1
Melilla 20

E quanto à igreja, estamos sem realizar os cultos dominicais da semana. No domingo passado fizemos um culto breve, transmitido pelo canal de Youtube da igreja. Ontem, dia 17, convocamos à igreja para a reunião de oração, onde fizemos um chamado gravado via Youtube e sugerimos o texto bíblico e um esquema com perguntas para que os irmãos pudessem seguir desde as suas casas. Pretendemos fazer o mesmo nos demais dias até que o Estado de Alarma seja levanto pelo governo.

As demais igrejas evangélicas da cidade estão fechadas, trabalhando como podem. As nossas igrejas da IEPE – Igreja Evangélica Presbiteriana da Espanha, também estão na mesma situação nossa e entramos em acordo para seguir as instruções da FEREDE: Federação de Entidades Religiosas da Espanha, órgão oficial e mediador entre as igrejas evangélicas e o Estado Espanhol.

E quanto à família, estamos bem, graças a Deus Nayra e eu estamos nos cuidando, já que a nossa idade não nos permite muita liberdade, porém nos encontramos bem e juntinhos todo tempo em casa, procurando planejar e organizar várias atividades do trabalho da igreja. O nosso filho Leandro continua em Madri, comunidade autônoma com o maior índice de contaminação, porém está trabalhando desde casa.

O Leandro tem um trabalho temporal em um escritório de arquitetura, cujo contrato se renova a cada três meses, motivo pelo qual ainda não pode ter uma independência econômica. Ele está bem, mora em uma residência de estudantes de propriedade da Igreja Batista.

A Ruth, o Alejandro e o Daniel, estão bem de saúde. Como todos, seguem em casa sem poder sair, salvo para casos de extrema necessidade. Graças a Deus por eles que nos tem ajudado bastante com o trabalho da igreja. No domingo passado, como comentamos anteriormente, fizemos o culto via Youtube, cujo pregador foi o Alejandro. A Ruth dirigiu o louvor, Nayra fez o vídeo e eu dirigi o culto. Foi uma experiência inédita e única, porém aprendemos bastante com tudo isso.

Esperamos que tenha sido esclarecedoras as informações. Seguimos contanto com as suas orações frente a gravidade e a incerteza da situação.

Graças a Deus por Ele ser o nosso Pai Soberano e o nosso protetor e guia. Nele temos posta toda nossa confiança e esperança, pois tem cuidado de nós como nos diz o Salmo 17:8 “Guárdame como a la niña de tus ojos; escóndeme bajo la sombra de tus alas …”.

Recebam todos o nosso forte e saudoso abraço. Amamos vocês e muito obrigado por tudo.
Em Cristo Jesus.
Rev. Everton e Nayra Pita

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos