Skip to content

Rev. Euripides Dantas e Esther

Irlanda, novembro 2021

ESFORÇA-TE, E TEM BOM ANIMO
“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés he ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Josué 1.7

A força e a coragem de que precisamos para enfrentar e vencer os grandes desafios relacionados à evangelização da Croácia estão no Senhor. Os nossos olhos estão firmados no Senhor e o nosso coração ancorado na Sua Palavra de poder. É de Cristo que recebemos o ânimo e a sabedoria para comunicar as boas novas de salvação as eleitos de Deus que estão nesse amado país.

Ida à Croácia

Quero compartilhar com você uma notícia extraordinária que certamente encherá o seu coração de alegria e louvor a Deus. Quando pisei em terra croata pela primeira vez, em outubro de 2021, fui tomado de gratidão e louvor do nome do Senhor, pois, finalmente, os meus olhos puderam ver aqueles rostos desconhecidos pelos quais tanto temos orado nos últimos anos.

Zagreb

Minhas primeiras percepções sobre a nação nação foram as melhores. A bela cidade de Zagreb é histórica, bem estruturada, com bastante movimento na região central. Há diversos restaurantes, inclusive de outras nacionalidades, muitas padarias, cafeterias, mercado municipal feira live e outros. Porém, nem tudo são flores: em algumas construções, é possível ver as marcas externas dos constantes terremotos – situação que parece não causar grandes preocupações as moradores.

Cultura

O povo croata é constituído por fisionomias bem diversas, uma mistura entre vários povos, fator que o deixa ainda mais bonito. Nos primeiros contatos, as pessoas costumam ser bem contidas em suas emoções, mas, normalmente, são gentis e educadas. O idioma oficial, o croata, é bem difícil de aprender, embora apresente algumas palavras com sonoridades conhecidas na língua portuguesa. Nosso objetivo é alcançar fluência nesse idioma em 3 anos. Estamos confiantes de que Deus nos dará coragem e disposição para os estudos.

O inglês é falado em qualquer lugar, principalmente, pelos mais jovens, que desejam praticá-lo. Porém, é necessário aprender o croata para comunicar o evangelho, pois existe uma cultura de não levar a sério quem não fala o idioma. O catolicismo é bem presente na cultura. Os croatas se declaram católicos e manifestam sua devoção em público. O comércio de objetos religiosos é significativo, evidenciando a fé popular.

Irmãos na fé

Aproveitei a viagem para conhecer alguns irmãos na fé com os quais já mantinha contato pela internet. Foi um tempo precioso na companhia de amados servos do Senhor. Com a graça de Cristo, estamos telizes, animados e confiantes. Convidamos você d continuar intercedendo, sustentando e divulgando o Projeto Tito.

MOTIVOS DE GRATIDÃO A DEUS

  • Pela Irlanda:

Estamos no outono, quando as folhas das árvores ficam amareladas e caem. Logo chega o inverno e tudo parece sem vida. Porém, na primavera os ramos renascem com vigor e beleza, mostrando que os dias difíceis passaram e que Deus mais uma vez renovou o seu cuidado com a criação. Então nos dias difíceis, trazemos à nossa memória que as misericórdias renovam-se sobre nós a cada manhã. Também somos gratos porque o país já reabriu as fronteiras. O uso de máscara e o comprovante da vacina ainda são obrigatórios em lugares fechados, mas é notável que a situação está melhorando.

  • Pela nossa igreja:

Em julho começamos a frequentar a Igreja Batista de Limerick, uma igreja de culto simples, boa teologia, profundamente amorosa e cuidadosa no ensino bíblico e no pastoreio.

  • Pela Gravidez da Esther:

A gravidez foi marcada pelo repouso absoluto. Além disso, foi necessário um procedimento cirúrgico para ajudar a segurar o bebê – a cerclagem – desfeito na 36ª semana para possibilitar o parto natural. Esther agora está com 38 semanas de gestação e somos gratos a Cristo, pois a sua boa mão tem nos ajudado e amparado.

  • Pela vida do Pedro:

Nosso filho se chama Pedro. Seu nascimento está previsto para a primeira semana de dezembro. O nosso coração está cheio de louvores a Deus por sua vida. Temos orado para que ele ame a Cristo desde a sua infância.

  • Pelo aprendizado da língua inglesa:

Deus graciosamente tem nos abençoado no aprendizado da língua inglesa. Apesar das aulas online e do contato restrito com falantes nativos, progredimos bastante. Iniciamos no nível básico e em breve eu (Dantas) mudarei para o Intermediário (BI). A Esther está no Intermediário Plus (B2). Para você entender melhor: existe uma padronização internacional que classifica os níveis de domínio do idioma pelas siglas A0, Al, A2, Bl, B2, C1, C2 (no C2, a pessoa deverá ter fluência suficiente para lecionar). Embora ainda não sejamos fluentes, já temos uma boa compressão da língua e louvamos a Deus pelo avanço no aprendizado.

  • Pela mudança para a Croácia:

No mês de novembro, ocorrerão tratativas entre representantes da IPB e da BC (Igreja Batista Croata), para analisar a possibilidade de uma parceria entre as denominações. Isso é importante porque precisamos de um convite de trabalho em uma igreja local para recebermos os vistos de trabalhadores religiosos. Se aprouver a Deus a concretização dessa parceria, mudaremos para Zagreb até setembro de 2022. Ore por esta questão.

  • Pelos parceiros:

Louvamos a Deus pela fidelidade dos nossos parceiros no envio dos recursos e na oração. Deus em Cristo tem suprido as nossas necessidades através da vida de vocês. Somos gratos a Deus. Ainda precisamos de novos parceiros, mas até aqui Deus tem cuidado de nós.

  • Pela equipe Tito:

Louvamos a Deus pela Equipe Tito, que tem investido tempo, dons e recursos neste projeto. Tivemos excelentes iniciativas nos últimos meses. Somos gratos a Deus por cada irmão.

  • PELA DIVULGAÇÃO DO PROJETO:

A divulgação do projeto tem sido intensa, principalmente nas redes sociais. Já temos 4.500 seguidores em nossa página do Instagram, onde fazemos postagens diariamente, enfatizando o evangelho e a obra missionária. Estamos alegres porque novas pessoas estão conhecendo e se envolvendo na missão de fazer Cristo conhecido na Croácia.

“Quanto ao mais, irmãos, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder”

Obrigado a todos e que Deus os abençoe!

Pr. Dantas, Esther e Pedro
+353 083 0172176
[email protected]
@projetotito

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos