Skip to content

Rev. Dirceu e Tirza de Mendonça (Espanha) – 15/08/2014

“Nisso, disseram-lhe alguns dos fariseus dentre a multidão: Mestre, repreende os teus discípulos. Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão. E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela,  dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos”.  Lucas 19, 39-42

 

Amados Irmãos,

Jamais devemos perder de vista a necessidade espiritual da cidade/região onde vivemos. O pecado e a carência da presença de Deus são abundantes e muitos podem se deixar levar pela comodidade de sua comunidade cristã e não chorar por aqueles que tem os olhos fechados a Jesus. Os fariseus recriminam os discípulos, enquanto que Jesus lhes adverte sobre o perigo do silêncio no testemunho cristão e chora sobre a cidade. Louvamos ao Senhor pela oportunidade de serví-LO em uma realidade tão necessitada da presença do Senhor.

Estamos muito contentes por este novo tempo em nosso ministério na Espanha. A cidade de Huelva, como dissemos na carta de julho, tem uma história milenar e o bairro onde nossa igreja está localizada é uma região da cidade com intensos problemas sociais. Pouco a pouco os irmãos estão nos informando dessa realidade.

Já pudemos visitar a maioria dos irmãos e conhecer suas lutas e desafios. Ser cristão-protestante em uma cidade espanhola pressupõe muitas dificuldades.

 Chegamos há um mês e já nos deparamos com um problema gritante: o consumo de drogas. Não se trata  somente do problema social mais grave dessa região da cidade, mas através dos irmãos da igreja temos contato com pessoas acometidas por esse drama. Nestas últimas semanas já visitamos pessoas e famílias dentro dessa realidade.

Como mencionamos na última carta,  nos reencontramos nesse ministério que, ainda no Brasil, desenvolvemos por uma década e que deveremos retomar, diante da necessidade. Graças a Deus, existem vários centro de reabilitação evangélicos na região, para onde, se Deus quiser, poderemos encaminhar pessoas.

Já tivemos algumas reuniões de planejamento para estabelecer alvos com os demais irmãos. Nos preocupa especialmente estabelecer pontes de contato com os vizinhos do bairro, claramente necessitados de Cristo.

Na última semana, durante o culto de Domingo e na reunião de oração da quarta-feira, vários jóvens ao lado da igreja (podíamos ver através das cortinas) estavam bebendo muito ao som de uma música alta. Se Deus nos colocou ali, cremos que tem planos para essa região.

Aproveitando a presença de nossos filhos, já fizemos uma atividade com os jovens. Se Deus, quiser realizaremos outras antes que voltem para Madri.

Tivemos a grata alegria de receber a visita da missionária Edilene. Louvamos a Deus por sua vida e pelo pastor Ignácio, que serviram ao Senhor por tantos anos nesta igreja.

O período de verão é especial para nossa família, pois podemos estar juntos por dois meses. Não é possível viajar, mas simplesmente estar juntos já é muito especial.

A Maíra está se preparando para a volta aos estudos em setembro e o Mateus, agora já formado em jornalismo, continuará trabalhando na Radio Encuentro e continuará seus estudos.

No final de julho, nossos filhos trabalharam mais uma vez no acampamento para filhos de missionários, realizado em Madri, e que reúne filhos de obreiros de diferentes nacionalidades e denominações.

Estamos muito felizes pela obra de Deus em suas vidas.

Apesar de nossa transferência de campo, ainda participaremos de algumas atividades em Extremadura, como parte do processo de nosso desligamento do ministério que exercemos na região.

Estamos preparando a revista anual das igrejas daquela região que editamos deste 2010. Será a quinta edição sob nossa responsabilidade. Neste ano temos o propósito de fazer uma edição missionária, contanto a chegada das missões em Extremadura.

É um tempo bastante duro, pois temos que falar bastante com cada igreja, mas sempre tem sido muito gratificante ver o resultado. Será lançada no 1º Congresso Missionário de Extremadura.

Agradecemos a Deus por esse privilégio, do qual estamos nos despedindo.

Também deixaremos nossa responsabilidade na Associação Klesis, que dirigimos desde 2007, quando foi reativada. Depois de tantos anos, despedir daqueles queridos irmãos é algo bastante difícil.

 

ORANDO JUNTOS

AGRADECENDO AO SENHOR

  1. Pela Eleição no Supremo Concílio e também pela nova Assembléia e diretoria da APMT.
  2. Por este novo desafio ministerial em Huelva e por nosso tempo em Don Benito.
  3. Pelo carinho da igreja de Huelva em nossa chegada e também pelo carinho dos irmãos de Don Benito e Extremadura.
  4. Pela presença de nossos filhos conosco neste período de verão.
  5. Pela participação do Mateus e Maíra no acampamento para filhos de missionários.
  6. Pela provisão financeira neste mês, especialmente na mudança.

ROGANDO A NOSSO DEUS

  1. Pelos queridos irmãos eleitos pela IPB para os diferentes cargos.
  2. Pela nova assembléia e diretoria da APMT.
  3. Por capacidade para compreender as expectativas dos irmãos da Igreja e principalmente a vontade de nosso Deus para esta obra.
  4. Por sabedoria no planejamento com a igreja.
  5. Por especial unção no cuidado pastoral e na proclamação do Evangelho de salvação.
  6. Pelos jovens e adolescentes evangélicos, submetidos a muita solidão.
  7. Pedimos ao Senhor que nos capacite para a assistência pastoral necessária aos dependentes de droga.
  8. Oramos por nossos filhos e a caminhada que se apresenta.

De forma especial queremos agradecer aos queridos irmãos pelo carinho sempre demontrado nas orações e apoio em nosso sustento. Oramos para que o Senhor fortaleça a cada um de vocês.

Recebam nosso carinhoso abraço.

 

Dirceu e Tirza de Mendonça

 

Novo endereço: Calle Juan Gall 9, Aljaraque – Província de Huelva – 21120 – España

E-mails: dirceutirzamendonca@gmail.com – dirceutirza@hotmail.com

Facebook: /dirceutirza.mendonca

Blog: Ministério da Família Rodrigues de Mendonça 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos