Japão, janeiro de 2023
Que frio!
O inverno demorou um pouco pra chegar, mas agora está a todo vapor! Em japonês diz-se “冬” (fuyu), que significa “inverno”, estação que engloba dezembro até março. Aqui as estacoes são bem definidas, por isso nessa época a temperatura é baixa. Em algumas áreas, a neve se acumula acima da altura
humana. No Japão, existe um termo para as estações chamado “二十 四 節 気 ” (nijūshisekki). “二十 四 節 気” (nijūshisekki) divide o ano em primavera, verão, outono e inverno. Porém, cada estação também é dividida em seis partes. Cada uma das 24 estações tem seu próprio nome e às vezes é listada em calendários japoneses.
Segundo a JMA, Agência Meteorológica do Japão, as temperaturas neste ano estão entre as mais baixas vistas em pelo menos uma década. Em Hokkaido, por exemplo, a temperatura caiu para -30,4°C. Em nossa cidade experimentamos -10°C. As aulas na escola onde Mácia trabalha foram suspensas duas vezes porque a água congelou nos canos do banheiro e a neve na estarda faz o percurso para os professores e estudantes bem perigoso.
Mesmo em meio às tempestades que nos cercam, seguimos com o firme propósito de glorificar a Deus com o plantio da IPCéV, na cidade de Tahara. Adentramos nosso nono ano (Isso mesmo! Chegamos na Terra do Sol Nascente em 2014!), com uma comunidade pequena de crentes, mas que continuam caminhando conforme o Senhor permite e abre as portas.
Nosso proposito continua o mesmo: Buscamos ser uma luz refletindo o brilho de nosso Senhor, para abrigar aqueles que estão cansados, perseguidos, solitários. Que sofrem sendo vítimas de abuso familiar de qualquer espécie. Que lutam com o desespero de ver sua própria fragilidade e transitoriedade, sua feiura mascarada em ornamentos superficiais. Fornecemos refúgio, aprofundamento teológico, amparo, respostas e consolo.
Prioridades da Fase Atual
- Conduzir as famílias da Igreja Presbiteriana Cristo é Vida à obediência às Escrituras.
- Levantar recursos para a ampliação do projeto (construção e reformas).
- Prover auxílio pontual em áreas de aconselhamento, acolhimento e assistência social.
- Recrutar e treinar missionários que atuem em parceria com o projeto Refúgio no Japão e em outros campos missionários.
O que fazemos?
– Cultos e estudos semanais presenciais e on-line. A cada domingo, 9:00 Escola de Doutrina Dominical e 10:30 culto público presencial. A média de participação semanal é de é de 20 pessoas. 14 adultos, 2 adolescentes e 4 crianças. Aos primeiros domingos do mês mais pessoas participam.
– Escola de Doutrina Bíblica. Márcia continua com a sala de discipulado com as mulheres da igreja, oito alunas no total. Elas fazem um curso de discipulado, seguindo um programa de discipulado da IPB que compramos enquanto estávamos no Brasil. Eu estou com a sala dos homens, ensinando e treinando os homens para serem líderes em suas casas e na igreja. Lucas iniciou a sala de adolescentes e Jessica e Ruth são professoras das crianças. No mês de dezembro reformamos mais uma sala da igreja, que será usada pelo Lucas e os adolescentes. Ganhamos um jogo de oito mesas e cadeiras escolares da escola onde Márcia trabalha. Assim temos mais um ambiente preparado e adequado para o ensino.
– O estudo on-line de quinta-feira sofrerá alteração a partir do mês de fevereiro. Continuaremos transmitindo pelo Zoom, mas os estudos serão presenciais, nas casas dos irmãos. Esperamos assim atrair mais pessoas, já pensando em um novo ponto de pregação na cidade vizinha a nós.
– Esse mês de agosto a Maria Vitória, cordeirinha que nasceu o ano passado foi batizada.
– Há um novo casal visitando a igreja, já vieram dois domingos consecutivos. Muita alegria para nós!
Sustento familiar e recursos para a igreja.
Eu continuo o trabalho de professor de Teologia nas áreas de Antigo Testamento e línguas na Faculdade Internacional de Teologia reformada, onde também desempenho a função de Coordenador do Departamento de Mestrado em Apologética e Missiologia.
Márcia reassumiu seu posto de professora na Escola Internacional Alegria de Saber, onde dá aulas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio para adolescentes brasileiros.
Cuidado da família.
Estamos bem animados com as perspectivas de mais ajudantes na obra. Alguns candidatos a missionários da APMT entraram em contato conosco, desejosos de virem atuar no Japão, isso nos traz muita alegria. Ruth terminou seus estudos no Ensino Médio. Agora se prepara para o vestibular. Enquanto isso, fará entrevista semana que vem em uma creche japonesa, onde pretende uma vaga de auxiliar.
Necessidades Urgentes
Fomos desafiados pelo Rev. João Petreceli e sua esposa Tania a irmos ao Nepal em abril ministrarmos treinamento para os que se preparam para assumir a liderança da igreja de lá. Eu daria aulas para as mulheres que se dispuseram a iniciar um trabalho com as crianças da igreja. Não existe NADA preparado para as crianças de lá! Não hà NENHUM recurso, lápis de cor, borracha, papel sulfite, NADA!!!
Pedimos que orem conosco! O desafio é enorme! Precisamos desde passagens a material que possamos doar aos irmãos de lá. Não sabemos como, apenas nos dispusemos e contamos com a graça do Senhor através dos irmãos. – Ainda não conseguimos terminar de pagar a reforma que fizemos em nosso salão de cultos. Também pedimos ao Senhor a provisão para honrarmos esse compromisso.
Para participar conosco:
Desde o início de nossa caminhada, optamos por não fazer campanhas ou pedir dinheiro aos parceiros. Nossa parceria é muito mais do que isso. Resolvemos, a exemplo de meus pais, que pediríamos ao Senhor por nosso sustento, em oração! Pedimos a Deus – e convidamos você para pedir ao Senhor junto com a gente! Ore por nós! Seu clamor a Deus revigora nossa alma e nos une nos laços do Cordeiro.
– Venha conhecer de perto a IPCéV. Use suas férias, licença, recesso, e venha passar um tempinho conosco. Se você tem esse desejo, entre em contato para verificarmos a disponibilidade de visto e os recursos necessários.
Sabemos que Deus é bom o tempo todo! Não nos desesperamos, confiamos que em tudo ele é o soberano, que conhece cada uma de nossas necessidades, antes mesmo de colocarmos os dedos a postos para digitar. Somos gratos porque ele usa sua vida para nos abençoar, para que sejam ombro amigo, onde podemos derramar nossas lágrimas e alcançar consolo. Que o Senhor abençoe vocês, irmãos amados e conceda a cada um a graça e a paz que só ele pode dar!
Em Cristo,
Daniel, Márcia e Ruth Gomes