Skip to content

Rev. Cornélio Castro e Emma

Brasil, junho, 2021 

 

“Abençoe-nos, Deus e todos os confins da terra temerão o teu nome”

O Salmo 67 é um cântico onde o salmista expressa a sua dependência de Deus e, diante do suprimento advindo Dele, a certeza de que todos os povos serão abençoados. Este tem sido o nosso versículo nestes dias em que estamos em tratamento médico aqui na cidade de Rio Verde, Goiás, no Hospital Presbiteriano Dr. Gordon. Deus reservou este tempo para tratar a nossa saúde – “Tudo tem o seu tempo”, diz o sábio Salomão (Eclesiastes 3). Mas isto tem uma finalidade. Deus quer que continuemos saudáveis e vibrantes na obra missionária, apoiando os mais de 240 missionários enviados, os mais de 200 que estão se preparando, a divulgação de todos esses projetos nas igrejas, a importância deles e dessas vidas preciosas dispostas a cumprir a grande comissão, cumprindo a agenda da APMT no Nordeste Brasileiro, como divulgador e  no estágio e prática dos novos missionários e indo aos campos para apoio local aos obreiros, como também no Depto. de Comunicação. Por isto estamos felizes aqui, neste tempo de “estaleiro”. Deus preparou médicos de uma instituição séria, comprometida com o Reino de Deus para cuidar-nos e brindar-nos consultas, exames, cirurgias e um tratamento completo na nossa saúde.

 

PROJETO PONTE

 RETOMADA PÓS-COVID

As igrejas estão retornando a suas programações presenciais e isso possibilita a divulgação presencial da Obra Missionária e o desafio do envolvimento nos projetos da APMT.

Pela graça de Deus pudemos visitar mais de 10 Igrejas neste semestre, além das palestras e reuniões on-line sobre missões, aconselhamentos a missionários e a líderes de conselhos missionários das igrejas. Realizamos também os trabalhos necessários na Base da APMT, reuniões, envio de revistas e materiais solicitados pelas igrejas e federações.

MILAGRE NA PROVISÃO

Quando retornei dos Estados Unidos para servir na APMT, com o projeto Ponte, dexei para trás uma dívida no Hospital onde fui abençoado com duas cirurgias no meu coração, em 2014 e em 2018. Estes dias passados ganhei um presente muito especial, um irmão que não me conhece pessoalmente, mas ouviu minha história, resolveu no seu coração me abençoar quitando a divida com o Hospital. Esse querido irmão, que não quer ter seu nome revelado, foi o instrumento para mais um dos muitos milagres da provisão de Deus para conosco, saldando a dívida. Louve a Deus conosco e ore por este irmão.

COVID 19

No mês de fevereiro, o nosso filho Samuel testou positivo, mas graças a Deus não evoluiu e a medicação administrada foi efetiva.

No mês de abril fizemos uma viagem até Governador Valadares, para auxiliar minha mãe Simaldina. Os que cuidam dela testaram positivos para a Covid 19. Estivemos por lá uma semana e fomos contagiados também. Emma teve sintomas leves eu tive sintomas mais graves, mas não precisei de internação.

Louvamos a Deus pela vida do Dr. Alberto Nogutti, presbítero da IP Penha que nos assistiu e medicou.

PRODUÇÃO LITERARIA E MUSICAL EM MEIO A PANDEMIA

Pela graça de Deus, estamos lançando dois materiais frutos do isolamento. Neste tempo em que todos fomos obrigados a ficar em casa e realizar o nosso trabalho através de lives e reuniões virtuais, sem aquelas “longas horas” de viagem, Deus nos deu a bênção de produzir:

  1. “Missões, Um Trabalho em Equipe” – Um livro que esclarece a importância das diferentes áreas de atuação na obra missionária.
  2. “5 Peças Corais para Igreja” – Um Kit de partituras com cinco músicas inéditas do Pr. Cornélio, para o canto coral e um CD com a separação de vozes para os que tiverem dificuldades de ler partitura.

 

COMUNICAÇÃO

LIVES

No dia 29 de junho, completamos 60 lives de Bate Papo com os missionários da APMT. Toda terça feira, 18 horas estamos ao vivo no Instagram da APMT. As lives são salvas e compartilhadas no You Tube e no Podcast.

PODCAST

Nossos programas de Podcast com temas missionários completou um ano. Louvamos a Deus pelas pessoas envolvidas, missionários e voluntários que tem se empenhado para oferecer um conteúdo rico, pertinente e contemporâneo sobre as questões missionárias.

MOBILIZAÇÃO

O Depto. de Comunicação tem realizado várias reuniões para alinhar os trabalhos com os mobilizadores e os divulgadores, desenvolvendo ferramentas que facilite a divulgação da APMT.

REVISTA

  • Mais uma revista Alcance ficou pronta. Destacamos a homenagem ao querido Presb. Azor Ferreira, que é considerado o Pai das Missões Contemporâneas do Brasil. Ele com sua simplicidade e sabedoria impulsionou a obra missionária transcultural desde os anos 80 até o seu último suspiro. Na sessão Vidas que Inspiram, realizamos uma homenagem a este servo de Deus.
  • Pudemos cooperar na 4ª Edição da Revista da Missão Caiuá. Louvamos a Deus pela bênção de poder publicar um pouco dos feitos do Senhor por meio dos seus servos.
  • Cooperamos também com a edição da Revista da JMN – Junta de Missões Nacionais.

SITE

Louvamos a Deus pelas constantes atualizações e novas abas para melhorar o nosso conteúdo.  Tem muita novidade na navegação do Site.

OUTROS SAF

  • Participamos da Reunião de Oração da madrugada da SAF, compartilhando uma reflexão e falando um pouco do ministério.
  • Paulo André concluiu o primeiro semestre do seminário JMC em São Paulo, SP e com a graça de Deus servindo como seminarista na IP Vila Laís em São Paulo.
  • Samuel David esteve a frente de um Congresso organizado pelos estudantes de Fisioterapia da UniNorte, onde está cursando o último ano do curso.
  • Já faz alguns anos que o Samuel sente a necessidade de se preparar melhor no conhecimento bíblico cremos que chegou o tempo de pensar em cursar o CPO – Curso de Preparação de Obreiros. Ele quer continuar servindo a igreja no Paraguai apoiando o pastor e o trabalho de consolidação e crescimento da Igreja. Nos ajude em oração.

ESTUDOS

Entendemos que é o tempo de “sentar na cadeira” e apreender um pouco mais. Os dois estamos fazendo o Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura na UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Louvamos a Deus por esta oportunidade que nos permite testemunhar a muitos colegas e nos capacita para servir melhor nos projetos que Deus tem nos confiado. Finalizamos o semestre com sucesso.

 

PEDIDOS DE ORAÇÃO

– Tratamento de saúde em Rio Verde;

– Cirurgia da Emma (Vesícula);

– Viagem do Pr. Cornélio à Bolívia para estágio de novos missionários;

– Pelo Paulo no 1º ano de seminário;

– Pelo Samuel e o final de seu curso de fisioterapia no Paraguai;

– Parceiros para levantar recursos financeiros para viagem e pagar o CPO – Curso de preparação de Obreiro no IBEL em Patrocínio, MG, em janeiro de 2022.

GRATIDÃO

– Pela acolhida na casa de apoio June Woodal, no complexo hospitalar do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon;

– Mesmo em nossa ausência pudemos ceder o nosso apartamento em SP para três alunos do CFM nesta semana de 21 a 25 de junho;

– Viagens desmarcadas por causa da pandemia e novos agendamentos;

– Pela provisão mensal de nossa família e pelos parceiros que Deus há de enviar para nós;

– Pela vida da Isabella Silveira, Cleber Macedo e os voluntários do Depto. de Comunicação que tem cooperado para enriquecer os conteúdos nos meios virtuais, principalmente nossa nora, Priscila, que tem cooperado como voluntária.

 

Obrigado pela parceria na caminhada Missionária

 

Rev. Cornélio Castro e Emma

E-mail: cornelioemma@yahoo.com  |  WhatsApp: 11-99916 0032

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos