Skip to content

Rev. Augusto Liza e Martha

Peru, dezembro de 2020
Neste informativo, queremos iniciar agradecendo:
  • A Deus, que tem misericordiosamente cuidado de nós;
  • Aos irmãos em Cristo e Igrejas que oraram por nós;
  • Aos irmãos em Cristo e Igrejas que contribuíram para a realização da missão e para o nosso sustento.
Sem Deus e sem vocês não teríamos podido realizar o que realizamos em 2020.

Desejamos a vocês, que oram e que contribuem para a expansão do Reino em Huancayo, a nossos amigos, e familiares um ano de 2021 repleto da Graça e Misericórdia do nosso Deus, produzindo em vocês e em nós contentamento, gratidão e louvor.

“Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.” 
3 João 1: 2

 

Queridos irmãos, Parceiros em Ministério, amigos e familiares, escrevemos a vocês para contar um pouco do que temos vivido nestes últimos quatro meses.

Continuamos instalados provisoriamente aqui no Brasil, pois as igrejas no Peru seguem impedidas de se reunir, quer seja em templos, escolas ou casas.

Uma vez que no Peru não podemos fazer trabalho presencial, esperamos o momento propício para regressarmos ao Peru. Nossa oração é que consigamos regressar ao Peru já vacinados. Enquanto as reuniões estejam impedidas no Peru, vamos esperar a vacina chegar ao Brasil. Os motivos para estarmos no Brasil são:

  • Martha tem diabetes e eu sou hipertenso, sendo sobrevivente de câncer, e em função disso, tenho deficiência de Vitamina D;
  • Nós dois temos mais de 60 anos;
  • Estamos inseridos no grupo de risco para a COVID 19;
  • No Brasil temos plano de saúde (UNIMED) e diversos serviços delivery;
  • No Peru, não temos plano de saúde;
  • A rede hospitalar no Peru continua saturada e o número de infectados voltou a subir, sendo assim, novamente faltam leitos, em especial os de UTI;
  • O serviço hospitalar no Peru é precário, especialmente fora da cidade de Lima, deixando muito a desejar;
  • Não podemos nos reunir com pessoas em casas, escolas ou templos.
Reafirmamos que a nossa esperança e confiança está em Deus, mas compreendemos a ciência como benção e provisão de Deus para as nossas vidas. Por outro lado, se sentirmos que Deus nos quer em Huancayo, a despeito de todas as razões que listamos, obedeceremos ao nosso Deus, pois não há melhor lugar para estar do que no centro da vontade de Deus.

Como no Peru teríamos que fazer todo o trabalho online e não presencialmente, então desenvolvemos daqui do Brasil o trabalho no Peru, através das ferramentas que a Internet nos proporciona. (Facebook, Mesage, Zoom, Youtube e chamadas telefônicas para conversar com os irmãos.)

Missão Online

Por decreto do governo peruano, atualmente continuamos não podendo nos reunir presencialmente como Igreja no Peru, o que nos obriga a ser uma Igreja Online.

Nestes 4 meses desenvolvemos as seguintes ações:

  1. Cultos dominicais online por meio da página da Igreja no Facebook https://www.facebook.com/IEPRPHuancayo/; todos os domingos às 10:30 h Peru, 12:30 h Brasil.
  2. Envio sistemático de Histórias e atividades para as crianças através do Grupo de Facebook “Club de Niños” aos sábados as 15:00 h Perú, 17 h Brasil.  https://www.facebook.com/groups/186325075476479/
  3. Devocionais e estudo bíblico todas as noites de segunda a sábado às 20:00 h Peru, 22:00 h Brasil, através de reuniões via plataforma Zoom;
  4. Estudo Bíblico com os irmãos de Huancavelica através da Plataforma Zoom;
  5. Culto em Quéchua para a Igreja Palestina em Huancavelica quinzenalmente através da plataforma Zoom.
  6. Grupo de discipulado, através da plataforma Zoom, que se reúne todos os Domingos às 16 h Peru, 18:00 h Brasil.
  7. Participação nas reuniões da denominação da Igreja Presbiteriana, onde temos conversado sobre a possibilidade de iniciarmos as reuniões para culto e estudos bíblicos nos templos das Igrejas, mas não se conseguiu recomeçar os trabalhos por causa do aumento do contágio do coronavírus.
  8. Culto de Natal no dia 23 de dezembro, às 20:00 h Peru, 22:00 h Brasil, através da plataforma Zoom;
Nossos cultos dominicais continuam reunindo pessoas da Argentina, Trujillo, Ayacucho, Huancavelica, Lima, e os membros da comunidade em Huancayo. Nossos cultos são online pela página da igreja no Facebook, e Deus tem trazido muitas pessoas para cultuar online, através de recomendações e convites de membros da Igreja.

Daqui do Brasil eu e Martha gravamos a mensagem, enviamos ao nosso parceiro peruano David Mandujano, e David grava a direção do culto, formatando-o digitalmente para a transmissão. Damos graças a Deus pela vida do irmão David e por sua disposição e compreensão do Reino, para a Glória de Deus.

Para as crianças, Martha continua formatando as histórias bíblicas e elabora atividades para crianças de 3 a 10 anos. As atividades são enviadas através da página das crianças no Facebook. Ela combinou com as famílias que enviará o material e as famílias poderão estudar a bíblia com suas crianças.

Nossos devocionais são desenvolvidos por mim e por David, e reunimos alguns membros da Igreja em Huancayo, e algumas pessoas de outras cidades peruanas.  Nos meses de setembro a novembro às quintas feiras o devocional foi realizado por irmãos que participaram do Estágio da APMT em Huancayo e Pastores de Huancayo e do Equador.  A Igreja se sentiu muito amada  e edificada através da participação destes irmãos.

O grupo de discipulado está se reunindo dominicalmente através da plataforma Zoom. Estamos atualmente com 7 participantes, e temos sentido um bom crescimento destes irmãos. Nosso objetivo é a formação destes irmãos para a liderança da Igreja. Neste mês, um jovem que está sendo discipulado foi desafiado a preparar um devocional para o grupo. Daniel aceitou o desafio, que levará a cabo na próxima semana. E assim seguiremos incentivando a cada discípulo a desenvolver os seus dons.

A Igreja Palestina, em Huancavelica, também se reúne através do Zoom. A cada quinze dias temos o culto em quéchua, no qual sou o responsável por expor a Palavra.

Os irmãos de Huancavelica são bilíngues (quéchua/castelhano), porém os mais idosos entendem melhor o quéchua do que o castelhano. Para mim é muito gratificante poder anunciar as verdades do Reino neste idioma andino.

Os pastores da Igreja Evangélica Presbiteriana e Reformada do Peru também têm se reunido através do Zoom. Uma vez por mês tem reuniões para conversar e planificar treinamentos para líderes e pastores. Uma das maiores preocupações do grupo é a questão de as Igrejas não poderem se reunir presencialmente no Peru. Os colegas se mostram preocupados com a possibilidade de perda da membresia e do colapso na parte financeira da Igreja. As Igrejas Presbiterianas no Peru geralmente são igrejas muito pobres e com poucos membros. Pedimos suas orações pela perseverança da Igreja no Peru.

Outra atividade que temos desenvolvido é a de aconselhamento, através de WhatsApp ou Skype. Algumas pessoas nos procuram para orarmos e/ou evangelizarmos pessoas enfermas; e para buscar aconselhamento para problemas pessoais e familiares. Apesar dos limites impostos pela reunião online, temos buscado atender todos que nos procuram, com a Direção de Deus.

No dia 23 de dezembro realizamos o Culto de Natal de Cyber Church. Neste ano, sem o tradicional panetone com chocolate que faz parte da cultura peruana, mas repleto de gratidão pela vinda de nosso Senhor Jesus ao mundo. Participaram do culto irmãos de Huancayo, Huancavelica, Casapalca, Tujillo, Argentina e Brasil, reafirmando o caráter transcultural do Evangelho de Jesus.

Nossa gratidão e júbilo de louvor a Deus por tão grande salvação trazida por Jesus ao mundo.

Notícias Da Pandemia no Peru

O Ministério da Saúde do Peru (Minsa) informou neste domingo 27/12/2020 que o número de mortes por coronavírus (COVID-19) no país subiu para 37.474. Além disso, a entidade especificou que o número de infecções aumentou para 1.007.657. Estes números para o Peru são bem altos levando-se em consideração o número de habitantes do país. Segundo os dados da Reuters, a taxa de letalidade da Covid no Peru é de 3,72%, enquanto no Brasil é de 2,55 %

O estado de emergência devido à pandemia de COVID-19 seguirá em vigor até a primeira semana de março, a fim de conter o avanço das infecções em todo o país. Isso implica imobilização social obrigatória (toque de recolher) da meia-noite às 4:00 h do dia seguinte, de segunda a domingo, em todo o país. Desde o último dia 15 de novembro, foi decretada a proibição do uso de veículos particulares aos domingos em todo o país.

As autoridades estão preocupadas com as aglomerações nas áreas comerciais e nos Mercados Centrais, que estavam incontroláveis a poucos dias do Natal e continuam para a passagem do ano. O que levou o prefeito de Lima a determinar que não será permitido a entrada de crianças e maiores de 60 anos nestes locais, sendo esta, uma das medidas adotadas para que o público obedeça ao distanciamento social a fim de evitar um acréscimo maior de contágios pelo COVID 19.

Em Lima, nos centros comerciais, também levantaram grades de contenção nas ruas, para conter o fluxo de pessoas nestas áreas, e a polícia encontra-se ostensivamente nas ruas, para orientação das pessoas.

Apesar de tanto esforço das autoridades, temos notícias do elevado número de festas clandestinas e celebrações, que não respeitam os protocolos de contenção do coronavírus, como também, muitos jovens têm se reunido em casas para festinhas privadas.

Desta forma, o número de infectados vem crescendo muito e o Peru já espera a segunda onda.

Queridos irmãos, chegar ao final deste ano de 2020 vivos e com saúde, por si só já é uma grande benção e livramento do Senhor. Somos gratos a Deus pelo Cuidado que Ele tem conosco e louvamos o Seu Santo Nome pelo que Ele tem nos permitido realizar apesar das circunstâncias.

Damos graças a Deus pela vida de cada um de vocês, que tem investido mensalmente em nosso ministério, quer seja orando, quer seja ofertando. Os irmãos têm sido benção em nossa vida, e louvamos a Deus por cada um de vocês.

Nossos Motivos de Oração:

Agradecimento
  • Pelo cuidado, sustento e proteção Divina a cada dia;
  • Pela Igreja em Huancayo
  • Pelas Igrejas de Huancavelica;
  • Por nossas vidas, saúde e ministério.
Súplica
  • Pelos povos do Peru e do Brasil diante da pandemia;
  • Pela proclamação do Evangelho no Brasil e no Peru, apesar da Pandemia;
  • Por sabedoria aos líderes das nações Brasileira e Peruana;
  • Pela distribuição da vacina contra a COVID19, no Brasil e no Peru.
  • Por Sara e Moshe, esposa e filho do Pr. Adolfo Huaranga, que faleceu neste ano devido a COVID 19;
  • Pela irmã Helena e seus filhos, esposa do Pr. Dante, que faleceu neste ano devido a COVID 19;
  • Pela relação do câmbio real/sol que a cada dia o real se encontra mais desvalorizado frente ao Sol peruano, afetando assim nossos recursos financeiros.
  • Por nosso retorno ao Peru em segurança.
  • Pelo grupo de discipulado; constância e desejo de aprender;
  • Por nós, pela nossa saúde e ministério; que Deus nos dê graça e sabedoria para continuar desenvolvendo o trabalho de evangelismo e o pastoreio da Igreja online;

Fraternalmente em Cristo,

Augusto e Martha Liza

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos