fbpx Skip to content

Rev. Augusto Liza e Martha

Fevereiro, 2020

“Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. Jó 12:13

Este é o relatório trimestral, referente ao 4o Trimestre de 2019, que compreende os meses de Novembro e Dezembro de 2019 e o mês de Janeiro de 2020, e tem como fim prestar informações aos nossos Parceiros em Ministério, Intercessores e Irmãos sobre o trabalho desenvolvido aqui em Huancayo, Peru, na plantação da “Cyber Church IEPRP Huancayo”.

Nas próximas páginas, vamos contar um pouco do muito que temos vivenciado aqui em Huancayo e Huancavelica. Nossos desafios, nossas atividades, nossas dificuldades, nossos avanços e nossos relacionamentos com as pessoas.

Convidamos você a se alegrar conosco pelo que Deus tem feito em nosso meio. Contamos com a sua oração em nossa caminhada e desde já pedimos as mais ricas bênçãos de Deus sobre a sua vida.

 

1 – Desenvolvendo Relacionamentos

Continuamos investindo bastante tempo em pessoas. Algumas ainda não são cristãs, e investimos tempo em conversas, assessoramento nas dificuldades familiares, colocando-nos sempre disponíveis para escutá-las e para apresentar o plano de Deus para as suas vidas. Outras são cristãs e frequentam Cyber Church, sendo nossa tarefa pastoreá-las.

Uma vez por semana nos reunimos com alguma família em casa para um delicioso lanche. Esta é uma oportunidade muito boa de estreitarmos relacionamentos e nos aproximarmos mais para escutar as pessoas e caminharmos juntos.

Em nosso último relatório havíamos pedido oração por uma lista de pessoas. Algumas delas se aproximaram mais, outras continuam reticentes, mas ainda não tivemos resultados concretos com elas.

Uma das famílias era a família da Viviane. No culto de Natal, após a pregação, perguntei quem gostaria de entregar a sua vida a Cristo, e vi quando Viviane ia se levantando e sua mãe a puxou pela mão. Infelizmente, no dia 27 de dezembro sua mãe teve uma hemorragia abdominal grande e esteve entre a vida e a morte. Desde então a mãe de Viviane está internada no hospital com um estado muito delicado de saúde. Visitamos a Sra Victória no hospital e falamos sobre Jesus mais uma vez para ela. Pedimos as suas orações por esta família, para que Deus se revele a eles de forma especial e irresistível, a fim de vermos Viviane e sua família se renderem aos pés de Cristo.

A filha de Ruth continua vindo a Igreja, mas o esposo e o outro filho ainda não vieram. Também ainda não conseguimos conversar com o esposo de Sônia. Agora em 12 janeiro pela primeira vez ele levou Areliz, sua filha, a Igreja, mas não ficou para o culto. Os professores Mary Valdivieso, Mary Alvarez e Júlio, Juanita e Liz ainda necessitam de nossas orações para que o Santo Espírito de Deus lhes convença da justiça, do pecado e do juízo. Gostaríamos também de incluir nesta lista a família Leiva Gusman. Esta família já manifestou o desejo de seguir a Cristo, e pedimos a Deus que confirme a Sua obra neles e lhes dê o “querer e o efetuar” para se integrarem efetivamente à Igreja e se tornarem discípulos de Cristo.

2 – Devocionais com a Equipe de Professores de Cyber School

Continuamos a nos reunir com os professores da Escola todas as semanas, para juntos meditarmos na Palavra de Deus. Na avaliação de Martha, os professores parecem agora mais abertos e atentos aos devocionais. Antes estavam de corpo presente, porém notava-se que seus pensamentos passeavam. Segundo Martha, agora o olhar deles é mais presente na reunião, e parecem estar mais envolvidos e atentos ao que Deus tem a lhes dizer. A novidade neste mês de dezembro é que em um dos devocionais Martha contou a história “O Sonho das Três Árvores”, uma história para adultos e crianças sobre o Plano de Deus para as nossas vidas. Foi boa a recepção, talvez neste ano usemos mais desta estratégia de Evangelismo.

Em março deste ano, pretendemos iniciar uma reunião semanal com os pais da Escola. Será realizada quando os pais deixam as crianças na escola. Percebemos que várias mães ficam um bom tempo conversando na porta da escola, então pensamos em convidá-las para um breve devocional e para orar pela Escola e por seus filhos. Consideramos que esta pode ser uma boa estratégia evangelística, pois nestes anos pudemos perceber que as mães da Escola estão muito envolvidas no cuidado e na felicidade de seus filhos. Desta forma esperamos nos aproximar de outras mães da Escola, que ainda se conservam distantes. Pedimos suas orações para a realização deste programa.

3 – Aconselhamento Bíblico

Durante este trimestre recebemos várias famílias da Escola para aconselhamento. Pais, professores, funcionários nos procuram para compartilhar seus problemas. Mostramos a provisão divina para cada área de nossas vidas. Muitas vezes este é um trabalho com pouco resultado. Parece-nos que as pessoas querem ouvir o que a Bíblia tem a dizer, mas em geral, depois do terceiro ou quarto encontro já vão se distanciando, faltando e desistem.

Neste período agora estamos aconselhando dois casais. Um é um jovem casal de esposos que tem uma filhinha de 2 anos, que enfrentam alguns problemas de comunicação e expectativas. O outro casal é um casal de namorados. Eles já são adultos na faixa dos 30, e a senhora tem uma filhinha de 4 anos. É bonito ver este casal buscando a orientação de Deus para o seu namoro e para as suas vidas. Disseram-nos que querem iniciar a sua vida de casal na presença de Deus. Gostaríamos de pedir suas orações por estes 2 casais. O primeiro pela reconstrução de seu relacionamento, e o segundo pela construção do seu novo relacionamento.

4 – Trabalho de Campo

No mês de novembro, dia 29, fomos mais uma vez a Huancavelica para a conclusão do curso “Como estudar a Bíblia”. Ficamos então de preparar uma outra capacitação para o ano de 2020, sendo que neste ano as capacitações serão realizadas
bimestralmente.

Os irmãos do Presbitério de Huancavelica também nos pediram uma capacitação para elaboração de Projetos. Martha preparou todo o material, deixando-o com o Presidente do Presbitério de Huancavelica, para desenvolvermos a capacitação em outra data.

No Mês de Janeiro tive a oportunidade de participar de alguns trabalhos aqui em Huancayo.

Participei da Escola de Pregadores Langham com pastores e obreiros daqui de Huancayo. Tivemos um bom tempo de estudos, como também foi um tempo de oração e comunhão com estes irmãos.

Também participei da Escuela Presbiterial de Entrenamiento Misio- nero do Presbitério de Huancayo, Igreja Peruana, dando um curso sobre missões, com carga horária de 16 h. Martha participou contando aos estudantes a nossa experiência com chamado, levantamento de recursos,

e adaptação ao campo missionário. Os alunos eram jovens e senhores, e foi um bom tempo de ensino, encorajamento e oração com estes irmãos.

Outra atividade que desenvolvi no mês de janeiro foi em Cyber School. Todo mês de janeiro a escola oferece “Vacaciones Recreativas”, e nesta ocasião a Escola recebe muitos alunos novos. Alguns continuam na Escola, outros após este período de férias retornam as suas escolas de origem. É uma excelente oportunidade de nos relacionarmos com novas famílias. Participei das Férias Recreativas dando o curso de “Pedras Pintadas”, e assim nos aproximamos de novas famílias. Culminamos este trabalho com o Club de Niños em 01 de fevereiro. Tivemos uma boa frequência de adultos e crianças.

“Esta aula passa muito rápido. As outras aulas demoram demais, esta que é legal passa rápido” (A. 10 anos)

 

5 – Cyber Church

Nestes 3 meses continuamos a nos reunir todos os Domingos como Igreja. Temos uma média de 30 a 40 adultos e de 10 a 12 crianças. Temos percebido um bom envolvimento dos membros da Igreja, mas ainda temos a dificuldade em começarmos no horário, o que é bem próprio da cultura peruana.

O irmão David Mandujano dirige o culto e a irmã Marissa Rosario conduz o período de louvor. Após o período de louvor as crianças são chamadas para orarmos por elas e vão com Martha para a sua sala.

Nos meses de novembro e dezembro as crianças estudaram sobre a Igreja de Cristo. Aprenderam que Deus habitava no meio de seu povo através do Tabernáculo e que agora Deus habita em cada um de nós através de Cristo. Aprenderam que como Igreja podemos orar, louvar, suplicar, ajudar uns aos outros, ofertar e vivermos debaixo da Graça de Deus.

Agora em janeiro as crianças começaram a estudar sobre a Bíblia, O Livro de Deus. Através de histórias do Velho testamento aprendem sobre o valor, relevância, inerrância, e permanência do livro de Deus. Estão estudando que se aprendemos, praticamos, obedecemos, vivemos o que Deus nos ensina através da Bíblia, certamente teremos a vida abundante que Jesus oferece.

Enquanto isso, os adultos estiveram aprendendo sobre as parábolas de Cristo, sempre com um enfoque evangelístico. No mês de dezembro fizemos uma série de mensagens sobre a transformação que o nascimento de Jesus trouxe para a humanidade: o Deus conosco.

No dia 22 de dezembro tivemos o nosso culto de Natal. Nos anos anteriores tínhamos o nosso culto de Natal com as famílias que frequentavam o Club de Niños. Neste ano, pela primeira vez celebramos o nascimento de Jesus como Igreja. Os membros da Igreja convidaram familiares e amigos e assim tivemos uma bonita celebração com ensino bíblico, adoração e comunhão. Ao final comemos um delicioso panetone com chocolate quente, que é uma forma tradicional peruana de celebrar o Natal.

No mês de janeiro iniciamos uma nova série intitulada “Año Nuevo: ¿que lugar tendrá Dios em tu agenda este año?” Uma série sobre os desafios de começar e enfrentar o ano que se iniciava na presença de Deus.

Mas nossa Igreja também tem aprendido a compartilhar, ofertar e assumir algumas despesas inerentes ao nosso trabalho como Igreja. Continuamos com o momento de comunhão após o culto. A cada domingo uma família traz um pequeno lanche para compartilhar com os irmãos da Igreja. Tem sido muito significativo este momento, pois através desta atividade conseguimos desenvolver um ambiente bastante afetivo e acolhedor entre os irmãos, como também para a recepção dos visitantes.

Em novembro nossa igreja decidiu participar com a oferta de 50 soles mensais para o Presbitério de Huncavelica, ao qual estamos subordinados. Desta forma a Igreja começa a aprender um pouco das suas responsabilidades financeiras com a denominação.

Havíamos compartilhado com a Igreja a necessidade de fechar um lado do pátio por causa do frio. Desafiamos a Igreja a levantar uma oferta especial para este fim. A Igreja respondeu muito bem e em dezembro pudemos fazer o fechamento com placa de metal e tela. Ficou muito bom e agora estamos mais abrigados do frio.

Também iniciamos em novembro o programa de Discipulado. Inicialmente com um irmão que se chama Pedro. Este irmão tem vindo semanalmente para juntos estudarmos a Bíblia. Agora em janeiro um jovem casal também pediu para ser discipulado, Edith Martha e Miguel, e estão participando assiduamente. Louvo a Deus pela disposição destes irmãos, e pedimos suas orações por eles. Também pedimos suas orações pelo Programa de Discipulado, que Deus desperte nos corações de outros irmãos o desejo de aprender a Sua Palavra.

Pretendemos iniciar em março a reunião de pelo menos 1 Pequeno Grupo semanal na casa de algum irmão ou na nossa casa. Este é um grande desafio, pois seria um novo hábito para a Igreja. Também pedimos suas orações por esta atividade. Que Deus levante a casa e os irmãos que irão participar desta reunião.

Outro desafio tem sido a Escola Dominical para crianças, pois temos crianças de 3 a 12 anos. Como o número de crianças é pequeno, de 10 a 12 crianças, fica difícil dividi-las por idade, mas por outro lado, trabalhar com crianças numa faixa etária tão extensa tem sido um desafio para Martha. Pedimos a Deus que nos envie mais crianças aos Domingos e pessoas com uma boa base bíblica para podermos separar as crianças por idades.

Neste sentido, o irmão David, proprietário da Corporación Cyber nos apresentou uma excelente oportunidade para um Missionário brasileiro. Ele ofereceu ser parceiro de um missionário brasileiro provendo casa, 3 alimentações por dia, e mais 500 soles de ajuda de custo para que este Missionário brasileiro assuma a área de Educação Cristã da Escola. São 17 aulas semanais para crianças de 2 a 12 anos. Este missionário também trabalharia na Escola Dominical de Cyber Church. Pedimos a Deus que levante e nos envie este/a missionário/a para ampliação do trabalho de evangelização das crianças.

6 – Club de Niños y Adultos

Atualmente estamos fazendo as reuniões do Club de Niños 1 vez por mês. No mês de novembro tivemos a nossa tarde de jogos. Para esta atividade convidamos as crianças da Escola e do bairro e tivemos uma bonita tarde, quando adultos e crianças se divertiram e ouviram a mensagem do Evangelho. Juntos cantamos louvores, oramos e Martha contou uma linda história evangelística. Muitas crianças reconheceram que necessitam de Cristo para lavar seus pecados e através de uma oração convidaram a Cristo para viver em seus corações. Pedimos a Deus que confirme este desejo e decisão destas crianças. Nesta tarde tivemos um número aproximado de 40 crianças e 20 adultos.

No mês de dezembro e janeiro não pudemos realizar o Club de Niños. A Escola tinha muitas atividades aos sábados e ficamos sem local para realizar este programa. Mas agora no dia 1 de fevereiro realizamos nossa reunião do “Club de Niños y Adultos”.

Como dissemos anteriormente, no dia 1 de fevereiro tivemos nosso “Club de Niños y Adultos”. Para esta atividade o irmão David Mandujano convidou e patrocinou a vinda da Palhacinha Cielito para brincar com as crianças. Iniciamos a reunião com cânticos e dinâmicas, oramos e Martha contou a História do “Cabeça de Bexiga”, uma história evangelística que agradou a crianças e adultos. Após a História, Cielito ficou responsável pelas brincadeiras e crianças e adultos se divertiram muito nesta tarde. Tivemos cerca de 40 adultos e 35 crianças.

 

7 – Viagem ao Brasil

Neste exato momento estamos no Brasil! É para nós uma grande alegria estarmos no Brasil revendo os filhos, o neto, nossos parceiros, amigos e familiares.

Mas nem tudo são flores. No dia 02/02, após o culto na Igreja em Huancayo, Martha escorregou e fraturou o tornozelo, como também rompeu alguns ligamentos. Foram momentos de muita apreensão, pois os médicos disseram que seria caso de cirurgia. Como naquela noite viajaríamos para Lima, para de lá vir ao Brasil, perguntamos ao médico se ela poderia vir ao Brasil e se operar aqui. Os médicos disseram que sim, e desta forma no dia 02 viajamos de ônibus a Lima e no dia 03 de Lima para São Paulo.

Chegando ao Brasil buscamos especialistas em pé e tornozelo, e após exames, todos disseram que não seria necessário cirurgia. Foi um grande alívio para nós. Atualmente Martha está em repouso, usando Robofoot (bota imobilizadora ortopédica) e mantendo o pé elevado. Esperamos alta do tratamento para que Martha possa voltar a Huancayo o quanto antes. Eu, volto antes, no dia 04/03/2020 para dar seguimento ao nosso trabalho.

Louvamos a Deus pelo Seu cuidado e providência na condução do tratamento do pé da Martha.

Aqui no Brasil visitamos as Igrejas Parceiras: Igreja Presbiteriana Ebenézer – Campinas, SP e Igreja Presbiteriana do Jardim Licínia – Campinas, SP. Também visitamos a Igreja Cristã Chinesa em Campinas. Infelizmente não conseguimos visitar a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, devido aos cuidados com o repouso de Martha.

No dia 12, de fevereiro tivemos reunião com a Diretoria da APMT para avaliação do trabalho desenvolvido nestes 3 anos em Huancayo e apresentação do Projeto de Trabalho para os 3 seguintes anos: 2020 a 2022. A Diretoria da APMT se considerou satisfeita com o relatório apresentado e renovou nosso contrato por mais 3 anos.

Aqui no Brasil também investimos tempo em nosso check up anual, que também é uma exigência da APMT de 3 em 3 anos. Graças a Deus nos encontramos bem de saúde.

Gostaríamos também de visitar novas Igrejas, a fim de apresentar o Projeto e propormos parceria, no entanto, os cuidados com a saúde e repouso de Martha nos tem impedido. Rogamos a Deus que nos envie novos parceiros e oportunidades de apresentarmos o Projeto que Deus tem colocado em nossos corações.

Somos gratos a Deus por tudo que temos vivenciado em Huancayo, em especial pela forma como Deus tem cuidado de nós e providenciado tudo que necessitamos para o desenvolvimento do projeto. Somos gratos também pela fidelidade a Deus dos nossos parceiros em ministério, que tem sustentado financeiramente esta obra. Esperamos em Deus, encontrarmos os parceiros que Ele já separou para esta segunda fase do Projeto, e convidamos você, meu irmão, a orar conosco pela Plantação de Cyber Church, Igreja Presbiteriana e Reformada do Peru em Huancayo.

Motivos de Oração

Gratidão 

  1. Pela realização dos Cultos e Escola Bíblica para crianças todos os
 Domingos;
  2. Pelas visitas mensais a Huancavelica, onde ministramos ensino para jovens e adultos;
  3. Pelas pessoas que o Senhor tem acrescentado a nossa Igreja;
  4. Pelo cuidado, sustento e proteção Divina a cada dia;
  5. Pelas Igrejas de Huancavelica;
  6. Pelo cuidado de Deus no acidente sofrido por
 Martha;
  7. Pela renovação do contrato de trabalho com a
 
APMT;

Súplicas 

  1. Por Violeta e sua família;
  2. Pela Sra. Victória, mãe de Violeta (conversão e saúde);
  3. Pela Família de Violeta, Ruth; Sônia; Elizabeth (conversão de filhos e esposos);
  4. Pela família Leiva Gusman, para que o Espírito Santo complete a obra em seus corações;
  5. Pelos professores Mary Valdivieso, Mary Alvarez e Júlio, Juanita e Liz (conversão);
  6. Pelos 2 casais que mencionamos na página 3;
  7. Pelas crianças da Igreja;
  8. Por nós, que Deus nos dê graça e sabedoria para desenvolver o trabalho de evangelismo e o pastoreio da Igreja;
  9. Pelo pronto
 restabelecimento da saúde e mobilidade da Martha;
  10. Pela vinda de um missionário para desenvolver o curso de Educação Cristã na Corporación Cyber.

Desafios

  1. Alcançar os eleitos de
Deus para integrarem-se na Igreja;
  2. Organização jurídica e eclesiástica da Igreja, como integrante da Iglesia Evangélica Presbiteriana y Reformada del Perú;
  3. Início do grupo de Pais na Escola Devocional;
  4. Início das reuniões dos Pequenos Grupos;
  5. Pelo programa de Discipulado
  6. Por músicos para a Igreja;
  7. Por novos parceiros para a manutenção do Projeto em Huancayo.

 

Família Liza

Compartilhe esta postagem

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

Últimas postagens

Arquivo

Arquivos

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativo