Skip to content

Rev. Augusto e Martha Liza

Brasil, abril de 2021

 

“Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita… O Senhor te guardará de todo mal; Ele guardará a tua alma.” Salmos 121: 4-5 e 7

 

Com a certeza de que o nosso Deus não está dormindo e que guarda a vocês e a nós de todo o mal, escrevemos a vocês, queridos irmãos em Cristo, parceiros em ministério, amigos e familiares, para contar aquilo que temos vivenciado, juntamente com a comunidade de Cyber Church IEPRP nos Andes Peruano.

 

Igreja Online

A Igreja Presbiteriana no Peru, submissa a sua liderança, continua acatando ao decreto do governo peruano, que determina que escolas, igrejas e comunidades não podem se reunir presencialmente em prédios ou casas, o que nos obriga a continuar sendo uma igreja online.

Enquanto aguardamos a vacina aqui no Brasil, desenvolvemos o trabalho no Peru através das ferramentas que a Internet nos proporciona, pastoreando, ensinando, consolando, encorajando e conversando com os irmãos de Huancayo e Huancavelica.

Nestes 3 meses desenvolvemos as seguintes ações:

a) Cultos dominicais online por meio da página da Igreja no Facebook – CLIQUE AQUI; todos os domingos às 10:30h Peru, 12:30h Brasil.

b) Envio de Histórias e atividades para as crianças através do grupo de Facebook “Escuela Bíblica Para Niños Cyber” aos domingos as 15:00h Peru, 17:00h Brasil. CLIQUE AQUI

c) Devocionais e estudo bíblico todas as noites de segunda a sábado às 20:00h Peru, 22:00h Brasil, através de reuniões via plataforma Zoom;

d) Estudo bíblico em Quéchua e castelhano com os irmãos de Huancavelica através da plataforma Zoom;

e) Realização de estudo bíblico para a recondução de irmãos huancavelicanos que se encontravam afastados de Cristo e da Igreja, e manifestaram o desejo de se conectar novamente com Deus e se reintegrar à Igreja. (Eles entendem como reconciliação com o Senhor);

f) Pastoreio de famílias da Igreja de Huancayo, famílias da escola e de famílias da Igreja de Huancavelica, que enfrentaram a doença e morte de seus familiares, através de aplicativos de comunicação instantânea (Skype, Zoom, WhatsApp);

g) Conclusão do grupo de discipulado, através da plataforma Zoom;

h) Participação nas reuniões temáticas organizada pela Liderança da Igreja Evangélica Presbiteriana e Reformada do Peru;

i) Elaboração de projeto para um novo ministério de Cyber Church.

Dominicalmente a Igreja se reúne através da nossa página no Facebook para prestar culto ao nosso Deus e escutar a mensagem bíblica. Temos uma média de 50 pessoas que interagem com a plataforma e um alcance de 200 pessoas, segundo dados emitidos pelo Facebook. Gravamos as mensagens em nossa sala e enviamos para o irmão David Mandujano, que é o responsável por fazer a transmissão do culto.

Nosso coração se alegra diante de Deus, que tem abençoado a plantação de Cyber Church, em meio a uma situação tão adversa como uma pandemia. A Ele toda a Glória!

Todas as noites, de segunda-feira a sábado, temos nossas reuniões devocionais, que reúnem os irmãos de Huancayo, algumas vezes irmãos das Igrejas de Huancavelica, 2 irmãos que estão na Argentina e algumas vezes irmãos de Trujillo. Temos um número de 12 a 15 famílias que se reúnem fielmente todas as noites. Agora no mês de março realizamos o estudo do livro de Efésios.

Nestes devocionais contamos com a participação do irmão David Mandujano, que reveza comigo o ensino; e o jovem irmão Daniel já realizou alguns devocionais. Este jovem concluiu o Primeiro Curso de Discipulado com destaque.

A pedido de algumas famílias, Martha desenvolveu o tema “Cinco Valores Cristãos Para Ensinar aos seus Filhos”, em uma série de 5 estudos. As famílias têm participado e se mostrado receptivas aos ensinos bíblicos.

Semanalmente, Martha compila e formata a história bíblica e as atividades para as crianças de 3 a 5 anos e para as de 6 a 10 anos. Dominicalmente ela publica o conteúdo a ser estudado pelas famílias na página da Igreja “Escuela Bíblica para Niños Cyber”, página exclusiva para o estudo Bíblico das crianças. O conteúdo trabalhado neste trimestre foi:

1- ¡El Pueblo de Dios Camina Hacia Egipto! Que estudou toda a história da vida de José até a vinda de Jacó para o Egito, (dezembro a fevereiro);

2- ¡Somos Libres Como Pueblo de Dios! que estuda a história de Moisés desde o seu nascimento até a saída do povo de Israel do Egito, (final de fevereiro a abril).

Outra atividade na qual temos investido tempo é na preparação de estudos bíblicos em quechua, idioma falado pelas comunidades dos Andes. Na cidade de Huancavelica existem 2 pequenas Igrejas Presbiterianas. Estas igrejas possuem um bom número de anciãos que entendem melhor o quechua do que o castelhano. Como tenho uma estreita relação com estes irmãos, eles me convidam para realizar estudos bíblicos e cultos em quechua. Quinzenalmente tenho o compromisso de me reunir com estes irmãos através do Zoom.

Também temos desenvolvido junto aos irmãos de Huancavelica o pastoreio de alguns deles. Estas igrejas possuem pastores leigos, que são bem próximos a mim, pois nos conhecemos desde a minha juventude. Agora estes pastores estão já avançados em idade e nos convidam a pastorear algumas situações.

Muitos irmãos em Huancavelica estão sofrendo os efeitos da Pandemia. Alguns contraíram a COVID ou possuem familiares que adoeceram e não resistiram à enfermidade. Huancavelica é uma cidade muito fria. As casas são pequenas, e vivem nelas famílias numerosas. O contágio na cidade está muito alto.

É nesta situação, que somos convidados a pastorear alguns irmãos, orando, consolando, encorajando, acompanhando através de aplicativos de comunicação instantânea. Algumas vezes também fomos convidados a ministrar estudo bíblico para a recondução de irmãos Huancavelicanos que se encontravam afastados de Cristo e da Igreja, e manifestaram o desejo de se conectar novamente com Deus e se reintegrar à Igreja, após experimentar a insegurança causada pela pandemia, enfermidade e morte iminentes.

Também a Igreja em Huancayo tem sentido os efeitos da pandemia. Muitas famílias da escola e da Igreja tiveram pessoas infectadas pelo vírus, e de igual forma temos usado os aplicativos de comunicação instantânea para pastorear estes irmãos e pessoas que ainda não se renderam a Cristo. Tem sido uma excelente oportunidade de apresentarmos o Evangelho.

Deus tem conduzido a nós muitas famílias da escola que não são cristãs, mas na hora da angústia buscam o consolo de Deus. Oramos a Deus para que nos use para a Sua Glória, resgatando os seus eleitos para Cristo.

Nestes últimos três meses tivemos familiares de membros da Igreja que adoeceram, mas pela Graça de Deus não perdemos ainda nenhum membro da Igreja para o vírus. Foi uma oportunidade de clamarmos a Deus como Igreja, e nos colocarmos debaixo de sua boa, perfeita e agradável vontade.

O casal Rossario e David Mandujano, nossos parceiros em ministério peruanos, contrariam a Covid. O irmão David ficou assintomático, mas a irmã Rossario teve mais complicações. Pela graça de Deus não precisou ser internada, mas lutou bastante contra a enfermidade. Louvamos a Deus por sua recuperação. A Mãe de Rossario, Sra Madama e Sara, irmã de David, também contraíram o vírus, mas com sintomas leves.

Por outro lado, nossa irmã Jeanneth luta contra um câncer, e até aqui Deus tem preservado a sua vida e conduzido a bom termo o seu tratamento. Glórias a Deus por Seu cuidado e misericórdia! Esta irmã tem trazido outras pessoas que estão lutando contra a enfermidade para as nossas reuniões. É muito bonito e encorajador ver o agir de Deus em nosso meio.

Tem sido um tempo de luto também no Peru. O vírus avança e muitas pessoas têm sido infectadas. Tem acontecido muitas mortes próximas a nós e aos membros da Igreja, e isto entristece o nosso coração. Mas sabemos que o Guarda de Israel nunca dormita, e tem o controle de tudo em suas mãos. Nele confiamos!

No mês de fevereiro concluímos o primeiro curso de Discipulado com sete irmãos, que serão parte da liderança de Cyber Church. Muitos deles se destacaram pelo compromisso e disponibilidade para a obra. Em breve iniciaremos um novo curso.

Em março, concluímos a elaboração do projeto para um novo ministério de Cyber Church para transmissão por rádio: “ENSEÑANZA BÍBLICA PARA COMUNIDADES QUECHUA HABLANTES”. Mas sobre ele falaremos em nosso próximo informativo. Pedimos suas orações para que Deus nos envie os recursos necessários para a realização deste ministério.

 

Nossos Motivos de Oração:

  • Agradecimento Pelo cuidado, sustento e proteção Divina a cada dia;
  • Pela constância dos irmãos da Igreja em Huancayo;
  • Pela recuperação dos irmãos infectados em Huancayo e Huancavelica;
  • Pela conclusão do primeiro curso de Discipulado;
  • Por nossas vidas, saúde e ministério.

 

Súplica:

  • Pelos povos do Peru e do Brasil diante da pandemia;
  • Pelo fortalecimento das famílias enlutadas em Huancavelica e Huancayo;
  • Pela proclamação do Evangelho no Brasil e no Peru, apesar da Pandemia;
  • Por sabedoria e rendição a Deus dos líderes das nações Brasileira e Peruana;
  • Pela distribuição da vacina contra o COVID19, no Brasil e Peru;
  • Por restauração da saúde de Jeanneth e Mary Rojas; Por nosso retorno ao Peru;
  • Por nós, pela nossa saúde e ministério; que Deus nos dê graça e sabedoria para desenvolver o trabalho de evangelismo e o pastoreio da Igreja online;
  • Por sabedoria e recursos para o novo Ministério de transmissão por rádio: “Enseñanza Bíblica Para Comunidades QueChua Hablantes”.

 

Fraternalmente em Cristo,

Augusto e Martha Liza

 

Nossos Parceiros em Ministério

Agência Presbiteriana de Missões Transculturais-APMT/IPB

Família Internacional Anônima

Igreja Presbiteriana Ebenézer – Campinas, SP

Igreja Presbiteriana do Jardim Licínia – Campinas, SP

Corporación Cyber

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos