Skip to content

Rev. Antônio Xavier e Nete

Guiné Bissau, 13 de outubro de 2019

Queridos pareceiros do campo missionário, graça e paz!

É muito importante sabermos que temos vocês nos dando suporte no desenvolvimento deste nosso projeto missionário. Saibam que vocês estão sempre em nossas orações.

Louvamos a Deus por sua bondade e graça demonstrada a cada dia em nossas vidas, mesmo em meio as dificuldades. Quando não podemos mais sair do lugar, neste momento sentimos soprar o barfejar da graça de Deus para nos recuperar o ânimo. Isto aconteceu nestes últimos meses por conta das muitas atividades na aldeia. Toni atarefado na preparação dos textos bíblicos para consultoria e a Nete com a difícil tarefa de enfrentar a estrada esburacada e alagada para levar o Alex na escola. Louvamos a Deus por nossos amigos que amenizam este esforço, ficando com ele alguns dias em suas casas.

No momento, a Nete e o Alex estão de férias no Senegal e eu (Toni) já estou na Espanha para o Mestrado em Linguistica Aplicada. Estes primeiros dias não estão sendo fácieis, mas estamos buscando, em Deus, forças para vencermos. Louvamos a Deus pela nossa equipe  que se colocou a disposição de ajudar em tudo que for preciso. Como é bom os irmãos viverem em comunhão! Se Deus quiser, em dezembro estaremos juntos aqui na Espanha. O Rev. Walter já se colocou a disposição para nos receber. Queremos aproveitar esta oportunidade para realizar um dos sonhos do Alex, brincar na neve, acredito que vai ser bem divertido. Contamos com as orações dos irmãos em nosso favor.

Deus tem-nos capacitado diante dos desafios do campo missionário e nos tem permitido a alegria de alcançarmos bons resultados em todas as frentes de trabalho.

Nas Igrejas Presbiteriana de Serração e Pirada – Este é um período em que muitos irmãos de nossas igrejas estão totalmente envolvidos com a agricultura e, por isso, se ausentam dos cultos. A IP Serração passou por momentos dificieis este trimestre: o irmão Nino, um dos líderes em treinamento, teve seu pé parcialmente amputado por conta do alto nível de glicose, por enquanto ele está bem e com uma boa recuperação. Nossa irmã Celeste, que confessou sua fé em Cristo há dois anos atrás foi recolhida pelo Senhor. Mesmo com todas estas dificuldades os irmãos permanecem firmes na fé e confortados pelo Senhor!

Na IP Pirada, o pastor Aliu Embalo segue animado com o trabalho. Segundo ele, o trabalho tem crescido, destacando um aumento no número de crianças que frequentam os cultos dominicais.

A esposa do Aliu ganhou bebê no mês de setembro e teve complicações pós-parto. Ficou vários dias internada, mas pela graça de Deus ela se encontra bem, porém em observação médica.  Por favor, orem pelo crescimento espiritual dos nossos irmãos e para que mais portas se abram para pregração do evangelho. 

Tradução da Bíblia para a língua SNK da Guiné-Bissau – Estamos animados com os grandes resultados: Tivemos a consultoria e aprovação das seguintes cartas: 2 Ts, 1 e 2 Tm, Tt, Tg, Fl, 1 e 2 Pe e Jd. Nosso consultor destacou a qualidade dos nossos textos e capacidade dos nossos tradutores na compreensão dos mesmos. Um dos nossos tradutores, Ba*W, não pôde participar desta atividade porque ainda se encontra muito doente. Por isso, convidamos o Dj* Ca*; este tinha confessado a Cristo, mas voltou ao Islamismo para ter o direito de se casar.

Durante os devocionais trabalhamos com a importância do arrependimento e da fé em Cristo. Nos últimos dias apresentei uma pequena biografia sobre Pedro, já que estávamos analisando as cartas escritas, com interesse de levar o Dj* a uma reflexão da sua necessidade de se reconciliar com Cristo. Logo a tarde, em particular, eu tive a oportunidade de confrontá-lo sobre o assunto; ao que ele disse: “eu penso muito sobre a fé em Jesus e, as vezes, eu perco o sono, mas não tem mais jeito, eu tenho duas mulheres e filhos e não quero perdê-los”. Ao que eu lhe disse: “confie em Deus, entregue sua vida em suas mãos e Ele cuidará!”. Depois da consultoria ele já me ligou várias vezes, o que não era mais seu costume. Oremos pelo Dj*! 

Outra grande bênção foi a consultoria ortográfica para as línguas da Guiné-Bissau com o trabalho de tradução da Bíblia em desenvolvimento. Tivemos a oportunidade de rever alguns conceitos fonológicos e gramaticais da língua SNK. Porém, nada foi alterado, apenas melhorado.

Em setembro nossa equipe de tradução da Bíblia esteve de férias, eles aproveitaram este período para ajudar a família no plantio do milho e amendoim. Orem pelos nossos tradutores, especialmente pela saúde do Ba*W.

Nossos Projetos sociais Educação – As férias escolares da Guiné-Bissau aconteceram no período de julho à setembro, conciliando com o período das chuvas. Contudo, a Nete organizou os materiais para o próximo ano letivo, fez as matrículas e ainda junto com outras missionárias fez uma EBF. Peçam a Deus que transforme os corações dos nossos alunos pela Palavra ensinada.

Saúde – Podemos dizer que esta é a área que mais afeta a população durante as chuvas, este ano os casos de malária aumentaram significativamente. Nossa pequema farmácia era esvasiada todas as semanas. Com a ausência de nossa enfermeira Mônica Quintana, que está no Brasil tratando da saúde, contamos com o apoio do irmão Abraão Cau Bamba, estudante de medicna. Ele socorreu os que precisaram de ajuda e os acompanhou em seus tratamentos. Orem pelo povo guineensse que tanto sofre com os muitos casos de malaria e pelo precário atendimento oferecido pelo governo na área da saúde.

Em Cristo, nosssa Esperança!

Toni, Nete e Álex.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos