Guiné-Bissau, abril de 2022
Notícias do campo missionário, Guiné-Bissau
Guiné-Bissau, Abril de 2022
Querido irmão, companheiro da Grande Comissão, somos gratos a Deus por contarmos com você no desafio de levar a Palavra de Deus para o povo guineense. Queremos informar a vocês que em junho deste ano estaremos indo ao Brasil. Faz quatro anos que não visitamos nossa pátria e que não fazemos um check-up da saúde da família. Também precisamos visitar as igrejas parceiras e tentar novos contatos para completar nosso sustento. Quanto às passagens, nós já compramos o trecho de ida e graças a Deus já temos 60% do valor total que necessitamos, contamos com você neste desafio.
Família – A principal lição que aprendemos neste trimestre foi a partir da metáfora que Jesus usou sobre a casa na rocha e a casa na areia pensando em nossa vida missionária. A advertência que vem ao nosso coração é cumprirmos nossa missão com dedicação, esforço e perseverança. Se assim nos portarmos, seremos resilientes quando vier a dificuldade. Louvamos a Deus por seu cuidado para conosco, seu sustento e proteção. A saúde da Nete tem oscilado bastante, ela está enfrentando um tratamento para combater uma crise de anemia e alteração na taxa de glicose. Esperamos fazer um check-up detalhado para entendermos esta situação. Portanto, informamos que a Nete vai ter que ir ao Brasil no final de maio para uma pequena cirurgia de Perine e avaliação geral da sua saúde, principalmente os exames cardiológicos. Assim ela vai estar livre para visitar as igrejas em junho quando o Alex e eu chegarmos.
O Alex continua estudando bastante e permanece como aluno destaque da escola portuguesa em sua turma. Louvamos a Deus pelo excelente resultado dele como servo de Deus e aluno. Eu tenho trabalhado bastante para atender todas as demandas do ministério, pela graça de Deus tenho alcançado todos os alvos. Em relação à minha saúde; estou muito bem!
Tradução da Bíblia – Estamos conseguindo desenvolver um trabalho de qualidade e os alvos propostos para este trimestre estão sendo alcançados.
Com os soninkê – Mesmo com a equipe reduzida conseguimos realizar a consultoria de 2 a Coríntios e Colossenses. No momento estamos trabalhando em Romanos, nossa expectativa é deixarmos esta carta pronta para consultoria no fim do semestre em curso. Louvamos a Deus pelo novo tradutor que foi adicionado a equipe: o Bacauro Sila, neto do chefe da aldeia. Já conversamos com ele, o mesmo aceitou, mas ainda vamos gastar uns dois meses em treinamento até que ele comece a trabalhar de fato.
Com os bijagos – conseguimos concluir a consultoria do livro de Gênesis e já está marcada a consultoria de Êxodo. A equipe tem feito um excelente trabalho mesmo com muitas limitações. Infelizmente não consigo acompanhar o trabalho presencialmente, porque eles moram nas ilhas e o trânsito até lá não é fácil. Nossa expectativa é concluir o Pentateuco ainda este ano.
Projeto Soninkê – Seguimos na coordenação do projeto, mesmo morando fora da aldeia estamos acompanhando as atividades desenvolvidas na escola, farmácia e na visitação às famílias. O pr. Júlio Melo, o pr. Júlio Fafé e eu temos reversado para cobrir a ausência dos missionários Quissima e Mônica. Todas as nossas iniciativas têm como finalidade compartilhar a Palavra de Deus com o povo.
Em março fui convidado pelo Ethnologue para participar como facilitador linguístico na coleta de dados das línguas da Guiné-Bissau. Foi uma excelente experiência, que me proporcionou um conhecimento amplo do mapa linguístico do país. Em breve teremos no Ethnologue informações mais completas da nossa realidade sociolinguística.
Capacitação – Tenho trabalhado na formação de tradutores da Bíblia. Exposição de Apocalipse para a Igreja Presbiteriana de Djal. Neste trimestre também nos foi permitido a oportunidade de ministrar o segundo módulo de Grego Bíblico aos alunos do Seminário Presbiteriano de Bissau.
A Nete está envolvida no trabalho de Formação para professores da Escola Bíblica, Treinamento de esposas de líderes, Formação para professores de Educação Básica e Fundamental e Hinologia.
Trabalho Social: A Nete tem desenvolvido, numa escola perto de nós o evangelismo Infantil. São 102 crianças sendo evangelizadas todas as terças e quintas-feiras. A maioria destas crianças já está fazendo parte da nossa igreja. Também estamos acompanhando o desenvolvimento dos professores e trabalhando na preparação de materiais para as escolas soninkê, serração e pirada.
Igreja Presbiteriana de Pirada e Serração – Nosso processo de transição de liderança tem acontecido positivamente. O conselho já designou o Rev. Domingos Imbundé para pastorear a Igreja de Pirada, ele está bem animado e fazendo um excelente trabalho. Contudo, ainda temos o compromisso de acompanhá-lo neste primeiro momento.
Também temos o desafio de pintar o prédio da igreja e reparar o muro; queremos fazer o mais breve possível. O conselho também solicitou a ajuda pedagógica da nossa irmã Fatu – formada em pedagogia. Ela poderá acompanhar os professores e o desenvolvimento dos alunos. Estamos felizes e tranquilos com os irmãos que Deus tem enviado para assumir este precioso trabalho.
Quanto a Igreja de Serração – Temos contado com cooperação do irmão Iafai e sua família. Ele é professor e diretor da escola. Está desenvolvendo um trabalho de qualidade e o seu testemunho cristão tem influenciado toda comunidade, principalmente os muçulmanos.
Plantação de Igreja no Bairro do Enterramento –Louvamos a Deus pelo bom desenvolvimento deste trabalho, são só cinco meses de trabalho e já estamos com um bom número de adultos e cerca de 40 crianças congregando conosco. Temos visto o crescimento destes irmãos. Seis deles externaram o desejo de serem batizados. Em abril estaremos começando uma classe de catecúmenos. Nosso desafio urgente é conseguir um terreno além dos recursos para comprar e construir um templo.
Nossa gratidão à Igreja por todo apoio com suas orações e contribuições. Deus abençoe a todos!