Skip to content

Rev. Antônio Xavier e Nete

Guiné-Bissau, dezembro de 2021

Queridos companheiros da Grande Comissão, graça e paz!

 

“Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Sl 136:1.

 

Desejo que todos os irmãos estejam desfrutando da bondade e graça do Senhor Deus.

Quero expressar minha profunda gratidão a Deus e a vocês pela parceria no projeto de alcançar o povo da Guiné-Bissau com a Palavra de Deus. Louvamos a Deus pelo êxito alcançado este ano em todas as áreas do nosso ministério, assim como foi apresentado nos relatórios trimestrais.

Foi um ano de muitos desafios, mas de grandes resultados. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia e perdas que tivemos, conseguimos cumprir com quase todo cronograma proposto, seja com as Congregações de Serração e Pirada, formação de liderança, assistência social, bem como, na tradução da Bíblia para línguas soninkê (Novo Testamento e livro de Gênesis) e bijagô (Antigo Testamento).

  1. Nas Congregações: Em Pirada tivemos uma mudança na liderança. O Pastor Aliu foi transferido para Igreja Presbiteriana de Gabu, dando lugar ao presbítero Rui Nanquesa. Acompanhei e orientei o Rui em todo trabalho. No momento, estamos trabalhando a nossa saída da congregação tendo em vista o fato deles poderem caminhar sem a minha interferência. Também conseguimos estabelecer uma escola de ensino primário junto a igreja.
  2. Em Serração,  a população da aldeia está migrando para a cidade por falta de trabalho no local. A madeireira que possibilitava-lhes o sustento está fechada há mais de 3 anos. Muitos dos nossos irmãos também foram em busca de melhores oportunidades em outros lugares.
  3. Em Bissau preguei várias vezes e ministrei estudos bíblicos nas Igrejas Presbiteriana de Djaal e Plack 2.
  4. Em destaque – Estamos participando como parceiros de um novo trabalho de plantação de Igreja Presbiteriana em Bissau. Este trabalho é uma iniciativa do missionário da APMT Rogério Gallo Pinheiro.
  5. Na tradução da Bíblia: Na língua soninkê, concluímos 2Coríntios, Gálatas e Colossenses. Estamos com o Gênesis e 85% do NT pronto e boa parte já foi impressa e está em uso na comunidade. Também já estamos nos preparando para gravação em áudio dos textos traduzidos.
  6. Na língua bijagô temos pronto Josué, Juízes, Rute, Esdras, Neemias e Ester. Estamos preparando para a impressão dos primeiros livros para serem experimentados na comunidade.
  7. Na formação dos tradutores da Bíblia tivemos dois seminários com mais de 40 tradutores onde ministrei sobre exegese para tradução da Bíblia.
  8. Desafio – Em outubro, aceitei a candidatura de consultor de textos bíblicos. Já iniciei o treinamento a partir dos projetos de tradução em desenvolvimento na Guiné-Bissau. Este treinamento terá duração de 3 anos.
  9. Na formação de líderes – No Seminário Presbiteriano de Bissau ministrei teologia bíblica do NT no curso de pós-graduação e grego bíblico no curso de bacharel em teologia.
  10. Em nossas atividades sociais – Estamos com 3 escolas, Soninke, Serração e Pirada, um total de quase 400 alunos, os quais recebem diariamente o ensino da Palavra de Deus.
  11. Evangelismo – Desenvolvemos diversas atividades evangelísticas em Bissau, principalmente o evangelismo de rua e em uma escola próxima a nossa casa.

Testemunho:

Para glória de Deus, foi alcançado por Cristo o senhor Francisco Sanha. Um homem idoso que foi convidado por nós para ir ao culto no domingo de manhã. Encontramos com ele na rua e falamos-lhe do amor de Jesus e do seu grande poder para salvar e libertar o homem dos seus pecados. Ele foi conosco ao culto. Lá ele ouviu a mensagem que foi traduzida na sua própria língua e no final do culto fizemos o desafio para que ele entregasse seu coração ao senhor Jesus, que rejeitasse o temor ao demônios e feiticeiros e colocasse sua fé somente em Cristo. Ele nos perguntou como poderia fazer isso e nós o ajudamos a orar e a confessar seus pecados. No final da oração ele nos perguntou o que ele poderia fazer para aprender mais sobre Jesus, se tínhamos uma Bíblia, pois ele queria que a sua filha lhe ensinasse mais sobre Cristo. Falou-nos também da alegria que estava no seu coração ao tomar aquela decisão. Nós o aconselhamos a orar e a falar aos seus amigos da experiência da salvação.

Ele nos levou para conhecermos a sua família e nos pediu que orássemos para que eles também fossem alcançados por Deus.

A decisão deste homem muito nos impactou por conta da dificuldade que existe em Guiné- Bissau de homem idoso se converter a Cristo. Ele é da etnia Bijagô e com certeza já participou de diversas cerimônias aos demônios para se manter vivo, tanto ele quanto a sua família. Por favor, orem por ele, pois precisa muito das nossas orações. Seus colegas e amigos tentarão persuadi-lo lhe causando medo e temor da reação dos demônios e ele precisa da graça de Deus para se manter firme na fé.

Agradecemos aos irmãos pelas orações e contribuição financeira que tem sido enviada mensalmente. Apesar de algumas dificuldades que surgiram pela alta do dólar,  Deus tem nos concedido a graça de administrar os recursos cuidadosamente,  assim nossas necessidades estão sendo supridas.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, alegria e realizações no Senhor, para glória do Seu santo nome.

Em Cristo, nossa esperança!

 

Toni, Nete e Álex.

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos