Skip to content

Rev. Antônio Xavier e Lucinete

Guiné Bissau, dezembro de 2020

 

“O anjo, porém, lhes disse: Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lc 2:10,11

Todos gostamos de receber boas notícias. As boas notícias nos cativam, prendem a nossa atenção. Principalmente quando são notícias que estão relacionadas com nossos interesses ou necessidades.
Toda notícia tem um pano de fundo ou um preparo antes de ser anunciada. Este preparo está relacionado com seu objetivo, para que todos entendam claramente seu conteúdo. Espero que a notícia deste dia, desta noite, feita por meio desta mensagem seja compreendida por todos.

JESUS NASCEU – esta foi e continuará sendo a maior notícia de todos os tempos, que revolucionou o mundo até os dias de hoje. Isto por que o conteúdo desta mensagem é de uma grandeza sem limites.
O nosso desejo é que esta notícia possa invadir os corações do povo guineense, por isto estamos empenhados na proclamação das boas novas a todos, em todas as nossas frentes de trabalho.
Este ano foi bem atípico para todos por conta da pandemia. Ficamos, um bom tempo, impedidos de desenvolver nossas atividades com a mesma intensidade, mas aos poucos estamos voltando ao ritmo de antes.

Em nossas igrejas, mesmo com todas as dificuldades que surgiram ao longo do ano, conseguimos realizar boa parte das atividades programadas. A Igreja Presbiteriana de Pirada, a partir do próximo ano, terá uma nova liderança. O pastor Aliu está sendo transferido para Gabu onde ele poderá se dedicar ao trabalho de tradução do Novo Testamento para a língua Fula da Guiné-Bissau. Assim, esta igreja será acompanhada pelo nosso irmão Rui Nanquesa, que terminou o seminário este ano e logo será encaminhado o seu processo de ordenação. Louvamos a Deus por estes irmãos que estão se dedicando na proclamação do evangelho.

Na igreja em Serração seguimos com o mesmo propósito. Infelizmente, pelo motivo da madeireira local estar parada, algumas pessoas estão passando por dificuldades e até mesmo pensando em deixar a aldeia. Oremos por estes irmãos e seus familiares.

Na tradução da Bíblia para língua SNK-GB – Seguimos firmes e animados no propósito de concluir o Novo Testamento; conseguimos alcançar a meta de 80%, e podemos dizer: estamos quase lá! Já enviamos mais 15 cartas para impressão de uma edição experimental. Nossa equipe nativa tem enfrentado algumas perseguições por estarem envolvidos com este tipo de trabalho. Este ano também teremos um especial de Natal na rádio da Igreja Evangélica em várias línguas da Guiné-Bissau, incluindo Soninke. Orem por nossos tradutores e por esta programação de Natal.

Com a língua bijago, tive o privilégio de participar juntamente com os tradutores; Diamantino, Jorge e Marcelino da correção do livro de Ester. Em seguida acompanhei a consultoria deste texto que foi feita via online pelo missionário Timoteo Bachman. Louvamos a Deus por toda equipe.

Em nossas escolas conseguimos concluir o primeiro trimestre do ano letivo em curso, os alunos estão bastante empenhados e recebendo diariamente a palavra de Deus. Um destaque é a escola em Pirada, este ano estamos dando um passo mais largo com um número bem maior de alunos. Na escola em Serração, este ano só temos 95 alunos pagando a mensalidade o que não é suficiente para pagar os professores. Na escola de Sintcha Sambel, estamos com o limite máximo de alunos, uma escola que se tornou referência em nossa região. Orem por nossos professores, alunos e por mais recursos financeiros para que possamos continuar investindo na vida destas crianças.

Nossa família – Fazem quase dois meses que enfrentamos algumas dificuldades, onde todos tivemos sintomas como perda do paladar, olfato, febre, um pouco de tosse e muitas dores no corpo. Fizemos o teste de malária e deu negativo, mas o hemograma apresentou um quadro viral. Logo nosso amigo e médico no Brasil nos incentivou a fazermos um tratamento precoce de COVID-19, já que não tínhamos coragem de procurar o hospital aqui, pois certamente seria muito pior. O tratamento que fizemos funcionou muito bem. Hoje estamos bem! Além desta situação, eu Toni, passei por um esgotamento físico, estou tratando e já me sinto bem melhor. Isso foi resultado de uma agenda cheia de atividades com o projeto e outros compromissos. Louvamos a Deus por termos nossa saúde restaurada e forças renovadas.

Estamos nos preparando para celebrar o Natal com os irmãos, mas enquanto o dia não chega, aqui em casa todo dia pensamos sobre o assunto. Estamos seguindo o calendário do “advento,” o que tem edificado bastante a nossa família, principalmente para o Alex, uma festa todo dia!
Somos gratos a Deus por você que nos acompanhou, orou, investiu financeiramente e nos incentivou durante todo este ano de 2020. Desejamos que Deus os abençoe ricamente e que em 2021 possamos fazer muito mais para glória de Deus.

Feliz Natal e um abençoado Ano Novo, cheio da presença do Deus e Pai.

Em Cristo, nossa esperança!

Pr. Antonio Xavier e Família.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos