Skip to content

Rev. Antonio e Luzinete Xavier

Guiné-Bissau, 25 de junho de 2020

 

Queridos parceiros na Missão de Deus, graça e paz!

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:” Ec 3.1

Estamos vivendo dias em que a palavra “tempo”, se tornou uma frequente no vocabulário de muitos, por ser um tempo de crise, tempo de pandemia, tempo de ficar em casa, tempo de esperar, tempo de ter tempo e assim sucessivamente. Muitos, por não entenderem que este é tempo de Deus para suas vidas, vivem cansados e se questionando. Acredito que podemos associar a palavra tempo com a palavra pausa, que pode indicar um momento de descanso, mas a pausa só acontece quando analisamos nosso comportamento e entendemos tudo que envolve a situação que estamos vivendo. Tudo acontece no tempo determinado por Deus! Vamos aproveitar o tempo para anunciarmos a glória e soberania de Deus. Ele está no controle todo tempo!

Tempo de conquista – Para glória de Deus, no dia 17 deste mês, recebi o diploma de conclusão do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de León na Espanha, PROEL e SIL. Agradeço a  Deus por mais esta conquista, a minha família, minha esposa e filho, pelo total apoio,  a APMT e AMIDE por compreenderem a necessidade desta formação, a Seed Company ITA-GB pelo investimento financeiro e a todos os parceiros que estão investindo tempo em oração e recursos no ministério que Deus nos confiou. Esta temporada que passei na Espanha me adicionou conhecimento acadêmico, novas amizades, ferramentas excelentes para o melhor desenvolvimento linguístico de línguas minoritárias e do ministério da Tradução da Bíblia. Louvo a Deus pelo êxito e conclusão do mestrado, pela minha família e parceiros que estiveram meacompanhando e apoiando durante estes nove meses.

Voltando para casa – Depois de nove meses longe de casa e sem ver a família chegou o momento de voltar. Eu tinha um vôo para o dia 17 de junho, mas foi cancelado, sem data prevista. Sendo que, surgiu uma possibilidade de repatriamento e a Nete e o Alex estão incluídos no grupo, mas não está confirmado. Se for esta a vontade de Deus iremos ao Brasil e assim que possível voltaremos a Guiné-Bissau.

Orem conosco por esta situação.

Enquanto isso, em Guiné-Bissau – As nossas igrejas e escolas permanecem fechadas por ordem do governo. Na Igreja Presbiteriana de Pirada o pastor Aliu por morar nas propriedades da igreja,tem acompanhado e visitado alguns irmãos em particular. Na Igreja de Serração, a Nete tem procurado acompanhar os irmãos por meio de ligações telefônicas, este é o único meio que tem funcionado no momento. No dia das crianças, 01 de junho, a Nete fez uma visita e alegrou as crianças da IPSerração com alguns presentes. Orem por nossos irmãos, pelo sustento espiritual e físico.

Na tradução bíblica – A pandemia não impossibilitou o trabalho de tradução, inclusive também tivemos que nos reinventar. Fizemos a consultoria dos textos de 1a, 2a, 3a João por uma plataforma virtual e foi um sucesso. Os tradutores estão trabalhando, para eles foi um pouco difícil o período do Ramadã, mas graças a Deus conseguiram produzir bastante. No momento, dois dos nossos tradutores estão lendo Romanos em Crioulo para que possam conhecer um pouco o texto, depois iremos fazer com eles uma leitura acompanhada e um rascunho oral e escrito. A missionária Beti Wiens está trabalhando junto com o outro tradutor na verificação e correção 1ª Coríntios, acreditamos que no mês julho teremos este texto pronto. Louvem a Deus pelo empenho da nossa equipe e resultados alcançados.

Evangelismo – Por conta da pandemia o Julio Fafé está impedido de realizar suas atividades na aldeia, mas tem procurado alcançar os SNK que estão na cidade onde ele mora. Orem por sua família, especialmente por Márcia que está com um problema odontológico e precisar resolver o mais rápido possível.

Reforço – A missionária Mônica, responsável pela área da saúde do nosso projeto, casou no mês de março com o enfermeiro Quissima, uma bênção! Eles estão trabalhando para alargar a área de atendimento a nossa comunidade e vizinhos. Estão intensificando o acompanhamento aos doentes da aldeia e estreitando o relacionamento com o povo. Sem falar que o Quissima é um grande evangelista. Louvamos a Deus pela vida dos nossos enfermeiros. Orem pelo sustento financeiro e adaptação conjugal, já que eles são recém-casados.

COVID-19 – Infelizmente os números de infectados tem crescido bastante na Guiné-Bissau, principalmente na capital, graças a Deus com poucos óbitos. O governo tem tentado administrar a situação por meio do isolamento social parcial e assistir os infectados, porém, a situação é desafiadora por falta de recursos. Oremos por Guiné-Bissau em todos os segmentos: Político, econômico, social e acima de tudo pelo conhecimento da glória Deus.

Um Alívio – este mês começou o período de chuvas, provavelmente irá até o mês de outubro. Este é período que transportamos muitos doentes para o hospital em Gabu. Louvem a Deus conosco, pois o governo mandou reparar a estrada. Isso é resultado das nossas orações.

Somos gratos a Deus por termos cada um dos irmãos caminhando conosco como parceiros deste campo missionário. Desejamos que a bênção do Senhor seja abundante sobre suas vidas e familiares.

Em Cristo, nossa esperança! Toni, Nete e Álex.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos