Skip to content

Rev. Amós Cavalcanti e Mariana

Chile, outubro, 2019

Estimados irmãos e companheiros de jornada. Este ano de 2019 tem sido realmente um grande desafio e uma grande benção para nossa igreja em plantação no Chile e para o nosso trabalho missionário nesse país.

Fim de 2018 e inicio de 2019

Deus nos tem abençoado de muitas e diversas maneiras, inclusive nos cuidando dos ataques dos criminosos. Depois do roubo sofrido no começo do ano, não tivemos mais episodios assim, inclusive contando com uma segurança reforçada.

No final de 2018 várias pessoas expressaram o desejo de unir-se à nossa congregação, o que se consolidou no começo do ano. Por isso iniciamos o ano de 2019 consolidando o ingresso dessas pessoas na igreja, começando o ano com mais do que o dobro do numero de pessoas do inicio do ano passado.

Uma visão geral

ANIVERSÁRIO – O mês de março começou com tudo, com os preparativos para o nosso primeiro aniversário e o regresso de várias familias que estavam viajando nas férias. O culto de aniversário foi muito especial pois celebramos o nosso primeiro ano de vida com recepção de 3 membros, sendo um deles por batismo e profissão de fé.

 

LIVING ABIERTO – Nessa mesma semana realizamos o primeiro Living Abierto do ano, que é a nossa atividade cultural evangelística. Nesse ano recebemos a banda de Reggae Pozoul, o músico Hacedor de Canciones e também músicos da nossa igreja. Os demais Living Abierto do ano, até agora, foram em maio, agosto e setembro, sempre recebendo entre 50 a 70 pessoas, muitas delas não cristãs e podendo criar pontes de evangelização.

INMERSIÓN – Em abril, iniciamos a nossa escola bíblica intensiva, que realizamos a cada dois meses e se chama Inmersión. Ela consiste em um curso das 15 às 20hrs, com dois temas, o primeiro sempre é um tema bíblico/teológico e o segundo sobre vida cristã. Os

temas do Inmersión de abril foram: Panorama do Antigo Testamento e Panorama dos Símbolos de Fé. Em junho os temas foram: Panorama do Novo Testamento e Panorama do Sistema Presbiteriano. O Inmersión de agosto não pôde ser realizado por dificuldades na agenda e por causa das nossas férias. Os próximos temas serão: Deus, o Pai e Discipulado; Deus o Filho e Dons e Ministérios.

CATECÚMENOS – Nosso curso para novos membros tem 9 alunos e estamos já caminhando para as lições finais. Todos eles são pessoas que chegaram no final do ano passado ou começo desse ano.

GRUPO DE MULHERES – Uma atividade que tem sido muito eficaz é o grupo de mulheres. Mariana e Teresita estão liderando esse grupo que no primeiro semestre se reunía a cada 15 dias, mas que agora estão reunindo-se 3 sextas-feiras do mês e 1 vez por mês tomam um café da manhã juntas. Esse grupo tem sido uma benção na vida das mulheres da nossa igreja, um lugar onde elas podem abrir seus corações e criar laços profundos a partir do evangelho.

REFORMAS – Começamos o ano ainda com uma situação mal resolvida com o pedreiro que tinha feito o trabalho até então e, por decisão do conselho da Iglesia de Valparaíso, foi decidido romper com esse profissional, mesmo tendo pagado mais do que foi entregado, para assim poder contratar outras pessoas para avançar com as reformas. Até esse momento nós não tínhamos banheiros, forro e iluminação no templo e nem as janelas superiores estavam instaladas. Isso gerava uma situação de desconforto muito grande, pois entrava muito vento e sujeira e também inviabilizava o uso durante a noite. No primeiro semestre nós contratamos um profissional que instalou o forro do teto do templo e do hall de entrada, instalou também as luzes de todo esse setor e o mesmo posteriormente terminou e entregou dois novos banheiros e o revestimento das paredes novas da parte interior. Hoje nós estamos muito mais protegidos dos assaltos e do frio, com uma ótima iluminação e com banheiros novos.

ADULTO MAYOR – Nossa igreja está emprestando seu espaço para uma atividade realizada pelo Serviço de Saúde do bairro para idosos. Todas as segundas e quartas-feiras um grupo de 15 a 20 idosos do bairro se reúnem na nossa igreja para uma atividade físico/ social comandada por profissionais da saúde. Isso faz com que nossa igreja seja mais conhecida no bairro e sirva a comunidade de forma natural.

FINANÇAS – A igreja tem superado as metas de arrecadação com os dízimos e ofertas, o que nos possibilitou realizar as reformas desse ano. Ainda recebemos recursos das igrejas de Valparaíso e Primera de Viña del Mar, que são as igrejas plantadoras e do Sínodo da Iglesia Presbiteriana do Chile. Além disso, a maior parte do custo do sustento pastoral vem dos nossos parceiros no Brasil e da APMT. Nossa meta para 2023 é de que já não seja necessário nenhum investimento externo e assim, poder caminhar para a organização desse trabalho.

Projeções para 2020

Nossa meta para 2019 era de 25 membros em um universo de 35 frequentadores. Hoje nós temos 31 participantes regulares, e outros 6 frequentadores esporádicos (só participam dos estudos bíblicos das quintas-feiras) o que dá um universo de 37 pessoas. 14 desses já são membros da IPCH. Até o final do ano esperamos chegar aos 23 membros, muito próximo da nossa meta para 2019.

Para 2020 nossa meta é ter 30 membros em um universo de 43 frequentadores regulares. Assim vamos consolidando o trabalho, caminhando para nossa organização em 2023. Esperamos também melhorar na qualidade de algumas atividades e ser mais intensivo na capacitação de novos líderes de discipuladores. Assim poderemos alcançar mais pessoas e envolver os novos membros na realização de atividades.

Em 2020 esperamos realizar uma nova edição do curso para monitores de pessoas em processo de reabilitação de dependencia química. Esse foi um evento realizado em 2018 que foi muito bom para a comunidade e é sempre uma porta para a pregação do evangelho. Ele é realizado por uma clínica de um dos membros da igreja e nós participamos na gestão do evento.

Também esperamos fazer funcionar o nosso ministerio infantil, que já está formado e que deve ter sua primeira atividade ainda no final de 2019.
Também esperamos avançar nas reformas do templo, pois agora faltam as paredes. Elas possuem um revestimento de barro e palha, o que tem sido um problema pois está bem deteriorado e é complicado de reparar. Estamos juntando dinheiro para poder intervir definitivamente nas paredes e na parte externa do templo.

Nossa familia

Esse ano tem sido muito bom para Mariana e para mim. Deus nos tem dado todas as condições para o desempenho do nosso ministerio, tanto na igreja como em outras frentes como no seminario e junto a OneHope, que é um outro ministerio com o qual eu colaboro. Mariana tem tido um pouco mais de dificuldade na parte física, com algumas enfermidades que acabam afetando também a parte emocional, mas Deus nos tem sustentado em tudo isso.

Continuamos orando para que Deus aumente a nossa familia. Deus tem sido também muito bom para os nossos familiares no Brasil e isso nos dá mais paz aqui, vendo como Deus tem cuidado deles aí.

Muito obrigado

Agradecemos a Deus pela dedicação de vocês em segurar as cordas daí, para que nós possamos continuar o trabalho daqui. Deus tem feito grandes coisas nesse tempo e vocês são parte dessa historia. Louvado seja Deus pela vida e pelo compromisso de vocês com o Reino.

Rev. Amós e Mariana Cavalcanti

@iglesia.prodigo | www.prodigo.cl | amoscavalcanti@gmail.com

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos