Skip to content

Reunião no Mackenzie trata parceria com Líbano

Na foto, da esquerda para a direita: Huda, Mônica Mesquita, Rev. Marcos Agripino, Rev. Fadi Dagher, Maurício, Benedito Guimarães e Solano Portela.

 

Na manhã desta quinta-feira, 26 de março, o Mackenzie recebeu a visita do reverendo Fadi Dagher, secretário executivo da Assembleia Geral do Sínodo Nacional Evangélico da Síria e do Líbano e pastor da Igreja Presbiteriana do Líbano. Ele foi recebido no gabinete da presidência para uma reunião com Maurício Melo Meneses, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), com Solano Portela, diretor educacional e com Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Durante a conversa, Fadi contou sobre as dificuldades que os dois países enfrentam devido aos conflitos que acontecem na Síria. O Líbano tem recebido um grande número de refugiados daquele país, e corre risco de viver um colapso econômico e político por receber tantas pessoas. Dados de 2014 afirmam que as migrações devem exceder um terço da população libanesa; esse dado também afeta a área da educação e preocupa, pois é preciso receber esses refugiados e possibilitar que estudem.

O pastor libanês também falou sobre os trabalhos das igrejas cristãs naquele país e a preocupação com o aprendizado, contando que todas as igrejas possuem uma escola e que é preciso capacitar mais pessoas para geri-las. Os líderes do Mackenzie se dispuseram a ajudar no que fosse necessário e a trabalhar em parceria com eles. “A Igreja Presbiteriana do Líbano, à semelhança da Igreja Presbiteriana do Brasil, investe muito na educação, tanto no Líbano como na Síria, e nós queremos abençoá-los investindo na capacitação de professores, trazendo-os para o Brasil e criando um curso de Especialização para que eles possam continuar essa jornada em seus países. Hoje marcamos o início dessa parceria que pretende envolver a universidade e o colégio, juntamente com o reitor e o diretor de Ensino”, afirmou Maurício Meneses. Além dessa parceria, mais adiante serão estudadas outras formas de intercâmbio entre as Instituições.

Para Fadi, essa aproximação cultural e educacional entre as duas instituições é uma maneira de ter alunos mais preparados. “É um prazer estar aqui para conhecer o Mackenzie, uma universidade presbiteriana como a nossa. Estou muito feliz pela reunião, pela abertura que nos deram e pela vontade de ajudar a nossa Instituição”, afirmou.

O visitante veio acompanhado do reverendo Marcos Agripino, executivo da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT), de Monica Mesquita, da APMT, e contou com o apoio da intérprete libanesa radicada no Brasil, Huda Homsi.

Fonte: Portal da Geral Presidência Reitoria do Mackenzie

 

Parceria

Assista ao vídeo de apresentação do Rev. Fadi Dagher sobre a possível parceria das autoraquias da IPB com o Sínodo Nacional Evangélico da Síria e do Líbano

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos