Skip to content

Pb. Renato e Mislaine Belzoff

Brasil, julho de 2022

FAZENDO O BEM, TEMPO DE OPORTUNIDADE!

“Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Filipenses 4. 14, 15, 16 e 20).

Resistência em oposição ao evangelho, preconceitos, perigos nas estradas e ausência do abraço da igreja. Estes são alguns dos desafios que minha família enfrenta em Missão no Quilombo. Convido você a se associar nas nossas tribulações! Aos irmãos que já caminham conosco, “Alegrei-me, sobremaneira no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado…” (Fp. 4.10).

Continue conosco!

Veja o que tem acontecido:

A poucos dias aqui em casa, uma criança perguntou para onde vamos quando terminarmos a missão no Norte do Espírito Santo. Sem esperar que eu elaborasse a resposta, Rebeca, minha filha de 8 anos, prontamente respondeu: Vamos continuar em missão! Louvado Seja Deus! Que o Espírito Santo conduza o coração de nossa família a seguir as ordens de Jesus até que Ele volte ou formos conduzidos ao descanso eterno.

Rebeca estuda o 3o ano do ensino fundamental, na escola quilombola no Quilombo Urbano de Santana, onde moramos. Myla Karen, está no 2o ano do ensino médio na escola estadual a 5km. Rebeca, tem participado no grupo de louvor, visitação de casa em casa e agora está pedindo para fazer a liturgia no culto.

Myla tem expressado o desejo de estudar medicina e a motivação tem sido para colaborar no cuidado da saúde dos quilombolas, e tem servido também no grupo de louvor.

Mislaine é formada em pedagogia e está responsável por essa área no Projeto: Missão na Educação Quilombola. Além da minha esposa, contamos com a participação de toda equipe em Missão no Quilombo no Norte do Espírito Santo.

O Senhor tem enviado mais trabalhadores para a Seara Dele entre os quilombolas! No início do ano, recebemos o Miss. Éder com a esposa Gisele e os filhos Éder e Geysa. Enviados pela IPB Manancial (Vitória –ES), mesma igreja a qual minha família e eu somos membros. Os irmãos, muito tem cooperado conosco no Quilombo Urbano e no Interior. Louvado seja Deus! Vale apena mantê-los informados que só aqui no município de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, tem mais de 15 comunidades quilombolas e no município vizinho outras 15.

Leia os relatos do primeiro semestre: Glorifiquem a Deus conosco!

Culto com as Crianças no Q. Angelim II é realizado todas quartas – feiras. Nesta comunidade, que fica a 15 km no meio das plantações de eucaliptos, temos realizado semanalmente aulas de violão, Ukulele e Teclado ministrado por minha filha Myla Karen e Mis. Rafaela. Minha esposa, realiza os cultos com as crianças e minha filha Rebeca ajuda na dinâmica com as demais crianças.

Os quilombolas locais, já tem participado na condução das liturgias dos cultos que vem sendo realizados embaixo da árvore e na sala de reforço escolar.

Culto de Aniversário da SAF e UPH da IPB Manancial do PCES. Momento prazeroso com os irmãos da nossa amada igreja!

Em nossa Rota dos Quilombos, visitando os missionários Márcio e Jânia em MQ Alto Iguapé – Guarapari, Gedson, Diana e Gisele Rosa em MQ Pedra Branca – Vargem Alta no Sul do ES e na 1a IPB Quilombola do nosso estado, onde servimos na plantação da igreja no Quilombo de Retiro em Santa Leopoldina-ES.

Momento muito especial foi a realização da Escola Bíblica de Férias, com a participação de crianças de 5 Comunidades Quilombolas. A divulgação contou com as próprias crianças que foram publicamente e de casa em casa convidando e evangelizando! Os jovens e adolescente em MQ foram quem organizaram nossa 1a Escola Bíblica de Férias no Quilombo Urbano de Santana. Para os “jovens aprendizes” foram momentos emocionantes, com muita dedicação e oração, no desejo de que Deus tenha prazer em cada serviço realizado. A mim, “sobrou” apenas fazer pipoca para a glória de Deus!

Mensalmente temos organizado o momento de oração com a Aliança Evangélica Pró – Quilombolas do Brasil e na sequência com a Equipe em MQ, expondo com mais detalhes as causas nos quilombos do ES.

Mislaine, com os missionários Gedson, Francino, Glaucia e a irmã Edna esposa do Pb. Wallace do Quilombo de Retiro, estiveram no Instituto Bíblico do Norte, participando do CPO (Curso de Preparação de Obreiros) da IPB.

Temos cooperado na organização da Associação de Moradores do Quilombo Urbano de Santana. Região onde moramos e estamos trabalhando na Plantação da Igreja.

Muitas são as roupas gastas nos trabalhos na roça, para assistir as pessoas nesta necessidade, roupas usadas usáveis foram doadas neste período.

Reunião com o Conselho Missionário da IPB de Campo Verde – Cariacica, organizando Caravana em MQ.

Reunião de Orientações em Missão no Quilombo com Pr. Luiz – IBA 

Reunião de Aconselhamentos com obreiros MQ.

No espaço da igreja, recebemos a comunidade em atendimentos realizados pela Equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) SUS. Onde foram oferecidos serviços de Aferição de Pressão, Glicemia para Diabéticos e Renovação de Receitas. Foi uma experiência sensacional para a igreja, participar pela primeira vez de um Lual na Praia com momentos de Comunhão, Oração, Louvor e Edificação na Palavra.

Recebemos a Diretoria do Conselho Missionário da ADNV em visitas nos Quilombos. Estive pregando no culto missionário da IPB – Vale Encantado em Vila Velha. Reuni com alunos do SETEBES, os orientando sobre estágio missiológico em Missão no Quilombo. Os mesmos estiveram no Quilombo Alto Iguapé com o Miss. Marcio e Jânia em Guarapari. Recebemos os alunos da Missão Shekinah em estágio. Após receber as instruções realizaram evangelismo “publicamente” de casa em casa no quilombo Roda D’Água com os missionários do campo, R. Rodrigues e família.

Louvamos a Deus pelo contínuo desenvolvimento da IPB Quilombola de Retiro em Santa Leopoldina. Em assembleia na IPB Manancial, o irmão quilombola Gustavo, foi eleito ao presbiterato o qual, com os demais presbíteros quilombolas auxiliara o Rev. Edivaldo F. Gomes (PCES) no pastoreio da igreja. Outros três irmãos do quilombo foram eleitos ao diaconato, somando ainda mais no cuidado com a igreja.

Tivemos nosso 5o Encontro dos Obreiros/Família em Missão no Quilombo. Contamos com a presença do Rev. Anderson do (PSES) com uma comitiva da 1a IPB de Cariacica. O Rev. Oscar da – Missão Josué e o Pb. Carlos da IPB Guará II e HUG que trabalha no cuidado dos missionários. Ambos estiveram ministrando em nossas devocionais.

Chegamos ao final de nossa série de estudos na EBD sobre Cartas

Gerais e Apocalipse. Muito relevante para a igreja que está sendo plantada, no momento que estamos cada vez mais próximos de Subir! Os irmãos novos na fé, puderam aprender sobre a “A Superioridade de Cristo”, “O Mediador Humilde e Rei”, “Fé em Ação”, “Sofrimento e Testemunho”, “O Perigo dos Falsos Ensinos”, “O Teste do Verdadeiro Cristianismo” e a Presença Real de Jesus, cuidando de sua noiva e de seus servos.

Um dos momentos bacanas, foi o acampamento na mata com as crianças e adolescentes – Q. Angelim II. Ambiente bem oportuno no ensino oral e relacional. Temos nos alegrado muito por contemplar os casais se ajustando e glorificando a Deus no matrimônio. Assim como a paz que tem chegado nos lares!

Recebemos a visita da Miss. Ester Terra e seu filho Iuri, momento maravilhoso o qual somos gratos a Deus. Além da comunhão com nossa família, pudemos levar os irmãos ao amado povo Quilombola. 

Participamos da Assembleia da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, onde fomos ouvidos, e respondendo a todos os requisitos, recebidos como missionários da APMT. 

No mês de maio, realizamos um programação especial no Dia das Mães e trabalhamos com a temática sobre família, no encerramento do mês, o Rev. Ronaldo Silva (PRNE) da IPB Centenário – São Mateus – ES esteve palestrando na IPB do Quilombo Urbano. Considerando a defasagem na Educação Quilombola iniciamos adaptações dos espaços para utilização em Reforço Escolar. O espaço final contará com 01 sala equipada com cadeiras e quadro, 01 brinquedoteca com livros e brinquedos educativos, 01 cozinha e a área do quintal que será utilizado para educação física e recreações.

Para melhor atender a comunidade, estudamos sobre A Educação Escolar Quilombola, Direito dos Quilombolas Mutirão na igreja para construção da cozinha, cerca, e adaptação das salas para atender as crianças do reforço escolar, no Projeto: Missão na Educação Quilombola. Várias reuniões de planejamentos e mutirões foram realizados com os missionários do norte e com a igreja, no objetivo de preparar as salas e o Projeto da Missão na Educação Quilombola.

Além de capacitações específicas para esta empreitada na obra do Senhor. O Diac. Sr. Manuel com mais de 100 anos de idade, foi levado pelo filho Anderson, para acompanhar as melhorias que tem sido feitas na igreja. Com poucos minutos, após chegar, o diácono notou a parede da lateral do pequeno templo, e já foi logo dando bronca: “Essa parede já deveria ter sido rebocada!” rsrs.

No Quilombo Pedra Branca, acompanhamos a acolhida e participamos com os missionários locais da programação realizada com os irmãos do Clube dos Motociclistas, onde realizamos visitas evangelísticas de casa em casa com entrega de literaturas evangélicas, manhã de lazer com contação de história bíblica para as crianças.

Estive com o miss. Éder na reunião do Presbitério Norte do Espírito Santo na IPB de Montanha. Na ocasião pudemos apresentar o projeto e os desafios que temos no dia a dia. Louvamos a Deus por termos sido abraçados e por terem aprovado parceria em caminhar conosco na Missão no Quilombo.

No 2o Encontro de Casais, contamos com a presença de 20 casais dos campos missionários do Q. Linharinho, Q. Canta Galo, Q. Roda D’água e do Q. Urbano de Santana, na ocasião palestrei sobre a importância da “Saúde Sexual” do casal, e no dia seguinte, tivemos o segundo Encontro da Família – IPB do Quilombo Urbano.

Recepcionamos os alunos do Curso de Missiologia da Missão Josué em estágio prático no Quilombo Roda D’Água com os missionários do campo, Miss. R. Rodrigues e família. Antes de entrar em campo, durante toda manhã, ministrei aulas, abordando a história dos quilombos, relacionamento, evangelismo e a dinâmica da plantação de igrejas entre os quilombolas.

Na companhia do Miss. R. Rodrigues, José Batista e Lucimar, com a família do Miss. Gedson Rosa, realizamos algumas reformas na base alugada pela Missão no Quilombo Pedra Branca, onde funciona a casa missionária e a IPB Quilombola em Vargem Alta, nas montanhas frias, no sul do nosso estado.

Em nossa “Academia de Nutrição Literária”, temos sido maravilhados ao contemplar como os adolescentes estão mais saudáveis. Após várias sessões de estudos, temos fortalecido o coração contra a Ira, muitas vezes fruto de uma má comunicação.

Reunião com o Rev. Milton Mariano – Diretor da Base Missionária, da Junta Missionária de Pinheiros (JMP) – SP, o qual atenciosamente, nos acolheu e nos abençoou com 2 caixas de Novos Testamentos NAA.

Temos cooperado na organização da Associação de Moradores do Quilombo Urbano de Santana. Com isso algumas reinvindicações de melhorias foram apresentada documentalmente aos órgão público e a população tem visto melhoras com está união da comunidade! Louvado seja Deus!

Com o crescimento da Igreja no quilombo Urbano em Santana, tem se feito necessário a ampliação do templo. Para nos ajudar neste propósito, a Igreja Presbiteriana de Praia de Itapoá, abençoou com a doações da compra do terreno que faz fundo com a nave do templo atual. Louvado seja Deus! Agora precisaremos de parceiros ofertantes para a construção do novo espaço a qual pela graça de Deus, desejamos que tenha uma estrutura para acolhimento de caravanas missionarias e obreiro.

Outra demanda simultânea e a aquisição do espaço onde tem congregado os irmão no Quilombo Pedra Branca e a casa de acolhimento aos missionário local. Orem por este propósito. Ore por mais parceiro para os obreiros e projetos em Missão no Quilombo.

INFORMAÇÕES GERAIS

IPB QUILOMBO URBANO “SANTANA” – CONCEIÇÃO DA BARRA/ES.

25 – Culto nos lares com os Jovens e Adultos.

12 – Estudos com Adolescentes: “Academia de Nutrição Literária”:

25 – Estudos na EBD com Adolescentes, Jovens e Adultos.

20 – Estudos na EBD com Crianças e Juniores.

52 – Liturgias às terças feiras e domingos.

52 – Exposição Bíblica às terças – feiras e domingos.

100 – Boletins Informativos distribuídos.

10 – Momentos de Oração com a igreja às 6h – “Manhã com Deus”

02 – Momentos de Oração com a AMTB.

04 – Momentos de Oração com Aliança Evang. Pró – Quilombolas.

04 – Momentos de Oração com a Equipe em Missão no Quilombo.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

  • Pelo sustento da saúde espiritual, emocional, física e financeira.
  • Pelos trabalhos e obreiros dos quilombos: Alto Iguapé, Pedra Branca,
  • Roda D’Água, Angelim II, Linharinho/Canta Galo, Santana.
  • Pela manutenção do fortalecimento da IPB Quilombola de Retiro
  • Pelo início do Reforço Escolar em Missão na Educação Quilombola.
  • Pelos opositores ao evangelho, pelos relacionamentos dos quilombolas.
  • Pelas igrejas e lideranças evangélicas que estão sendo formadas.
  • Pelos parceiros e mais parceiros aos obreiros em Missão no Quilombo.

(O aumento dos preços dos produtos em geral, tem sido um grande adversário no sustento dos obreiros)

  • Pela saúde do meu pai (Lídio Belzoff) e da minha mãe (Lídia Belzoff)
  • Gratidão por cada obreiro e avanços dos trabalhos em MQ.
  • Gratidão pelo pão de cada dia dado por Deus através de cada parceiro.
  • Gratidão, Mis. Márcio e Mis. J. Batista concluíram o Curso Teológico
  • Pela companhia maravilhosa da minha esposa e filhas em tudo!
  • Por nossa inclusão no quadro de obreiros da APMT.
  • Por cada obreiro e parceiros da Missão no Quilombo.

 

Anunciando o Reino de Deus, educando para a vivencia cristã e assistindo os quilombolas em suas necessidades

Em Cristo: Miss. Pb. Renato, Mislaine Myla e Rebeca Belzoff

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos