Skip to content

Patrick Hamilton – A estrela da manhã da Escócia

Podemos seguramente dizer que Patrick Hamilton foi uma estrela de primeira grandeza na galáxia dos grandes heróis do cristianismo nos dias da Reforma Protestante. Ele é reconhecido e denominado como “A estrela da manhã da Reforma protestante na Escócia”.

Era escocês, de linhagem real, educado na Universidade de Paris (grau de Mestre – 1520), e muito influenciado pela Reforma de Martinho Lutero. Ao retornar para a Escócia, tornou-se estudante da Universidade de Saint Andrews (1523). O Parlamento Escocês decretou guerra contra a circulação e leitura dos livros de Lutero (1525), e foi nesse tempo que Patrick Hamilton se declarou a favor da Reforma – mais cedo do que de outra forma teria feito (1526).

No ano seguinte (1527) decidiu partir para Wittemberg (Alemanha). O Senhor usou poderosamente um ex-franciscano e professor da Nova Universidade de Marburgo, Francis Lambert, o qual muito o influenciou na vida espiritual e numa visão ardorosa da Reforma Protestante. Ali, durante todo aquele ano de 1527, Deus lhe preparou com uma profunda consciência bíblica e uma ampla visão missionária. No outono daquele mesmo ano retornou para a Escócia, cheio de zelo e ardor missionário, e decidiu no seu coração se entregar e se devotar à causa da pregação do evangelho para a transformação de seu próprio país – a Escócia.

Um catolicismo sombrio dominava a Escócia por quatro séculos, após o Período Celta. Há uma máxima popular que afirma que “A noite é mais densa, mormente quando está próximo o amanhecer”. Antes do alvorecer da Reforma, a Escócia era o país onde mais as trevas imperavam em toda a Europa. Foi nesse ambiente, em 1527, que Patrick Hamilton chegou com uma grande paixão pelas Escrituras e pela causa da Reforma. Era um jovem de apenas 25 anos de idade. Novo demais para uma causa tão grande a sua frente. Mas jovens são instrumentos poderosos nas mãos do Senhor.

Ao retornar para a sua terra natal, Patrick Hamilton começou a pregar poderosamente para seu povo. Tanto as suas pregações, quanto seus ensinos teológicos eram ardorosos e zelosos. Ele começou a impactar o povo escocês de forma extraordinária, tanto pelo ensino e pregação quanto pela sua amabilidade. De forma enganosa foi convidado para pregar na catedral católica de Saint Andrew e passou ali um mês pregando. Era um laço para por fim à sua influência. De imediato, foi acusado perante o Arcebispo James Beaton. Este mandou prendê-lo, o manteve dentro de sua catedral e o condenou como herege. Foi amarrado na estaca e, antes de sua morte, dirigiu-se ao povo e fez um poderoso discurso.

Contando 25 anos, no dia 28 de fevereiro de 1528, Patrick Hamilton foi heroicamente queimado vivo e em público. Sua morte causou um efeito imensurável. O jovem Patrick Hamilton havia passado diante do Senhor horas incontáveis para que ele derramasse seu Santo Espírito sobre a sua nação. Viveu tão pouco tempo, mas seu martírio foi o grande impacto sobre o povo escocês para que Deus pavimentasse o caminho para a transformação daquela nação a partir de então. Um dos expectadores testificou que enquanto a fumaça mal cheirosa de carne viva saia do fogo de seu corpo, e se espalhava no meio da multidão católica e de curiosos que assistiam a sua morte, houve um grande derramar do Espírito de Deus sobre centenas e milhares.

A influência de Patrick Hamilton – por sua vida e morte – fez suscitar um número de outros pregadores da nobreza que, de forma semelhante, sofreram por sua fé. Muitos leigos nobres também surgiram e se despontaram pelo seu trabalho e sofrimentos em prol da Reforma. Por volta de 1540, um bom número de nobres, condes, barões, etc. já havia aceitado a nova fé. A partir do martírio de Patrick Hamilton a causa protestante avançou tão poderosamente que por volta de 1543 “dezoito nobres e senhores já haviam se tornado homens doutos na Palavra de Deus”.

Rev. José João de Paula

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos