Skip to content

OF (Orie*nte Médio) – 06/06/2013

NOTÍCIAS DA TERRA DE CAMELOS E AREIA…

O Oriente Médio que é sempre palco de noticiários tristes carrega algumas coisas muito boas. A hospitalidade dos árabes é algo impressionante e que nos ensina muito. Fazer uma viagem de camelo é outro privilégio de quem está no OM. O camelo anda em média 4 km por hora. O deserto imenso e cheio de areia, nos ajuda a refletir sobre a vida, sobre Deus e sobre nossa limitação. Diante de desafios e vitórias caminhamos levando o evangelho a esse povo do deserto, na esperança de encontrarmos muitos deles na nova Jerusalém. Que assim seja para a glória do Pai.  

RAMADÃ, TEMPO DE TENSÃO…

Muita luz, lanternas, pisca-pisca dão o sinal de que o mês do Ramadã está próximo. O dia se transforma em noite e as noites são vibrantes e alegres. Os ruídos da madrugada parecem não ter fim, contudo, os dias são tensos. Durante o dia poucos acontecimentos, tudo muito quieto. Comer em público é crime digno de prisão. A alegria e euforia da noite, se transforma em agressividade durante o dia. Quem não jejua sofre a discriminação e hostilidade dos muçulmanos. Os cristãos sofrem tanto para manterem sua fé quanto para testemunharem. Os cristãos tentam fazer no mês períodos de orações mais prolongados, mas é um grande desafio viver no OM nesse período. Na próxima segunda-feira (dia 08) inicia-se mais um mês de jejum muçulmano. Tantos os cristãos, quanto os muçulmanos necessitam muito de nossas intercessões. Por favor, ore nesse período com maior intesidade. Ore pelos cristãos e por novas conversões. A missão Portas Abertas disponibilizou um caderno de 31 dias de oração pela igreja no mundo muçulmano. Vamos juntos clamar ao Senhor por misericórdia a esse povo que anda em trevas.  

VEÍCULO PARA P@STOR PAQUISTANÊS…

Irmãos, pela graça de Deus o Pr Augustine conseguiu adquirir um novo veículo para usar em seu ministério. Ele ainda está com uma pendência para pagar, mas conseguiu arcar com 80% do valor do carro. Agradecemos muito a todos aqueles que contribuíram para esse fim. O Pr Augustine está muito grato pelos nossos irmãos brasileiros nessa conquista.

BÍBLI@S EM MP3…

Aleluia! Pela graça de De*us estamos alcançando regiões remotas com pessoas semi-analfabetas, graças as Bí*blias em audio (mp3). Essa tecnologia tem abençoado muito nossa região. Agradecemos a todos aqueles que estão contribuindo para esse projeto. Para o segundo semestre desse ano, nosso alvo é levantarmos 750 unidades. O valor de cada Bíblia em mp3 chega aos miss*ionários pelo valor simbólico de 12 reais cada. Por favor, ore conosco nesse alvo. A Palavra de Deus é transformadora e esperamos que ela alcance muitos lares do Oriente Médio.

INSTABILIDADE NO EGITO…

Mais de 17 milhões de pessoas saíram nas ruas no Egito para demonstrar sua insatisfação com o presidente. Oportunistas isl@miscos aproveitaram essa brecha e atacaram igrej@s e crist@os. Alguns dos nossos irmãos foram torturados de forma muito cruel. Por favor, ore pelos nossos irmãos que estão sofrendo com a situação atual que enfrenta essa nação. Que Deus tenha misericórdia desses nossos irmãos.

REFUGIADOS DA SÍRIA…

Já são mais de 2 milhões de refugiados sírios no deserto da Jordania. Adultos e crianças dividem espaço no deserto quente do norte da Jordania. A ONU (Organização das Nações Unidas) está trabalhando duro para prover o minimo para a sobrevivencia dessas pessoas, como água, alimentos, remédios e tendas para proteger do sol escaldante. Uma equipe de missio*nários também está trabalhando na região, bem como algumas igrejas abriram suas portas para tentar amenizar a situação dessas pessoas, na grande maioria muçulm@nos. O que nos deixa surpresos é a indiferença das nações isl@micas ricas com relação a essas pessoas. Graças a Deus que a igrej@ de Cristo está lá para mostrar na prática aquilo que nosso Mestre nos ensinou.

CRISE NA FAMÍLIA…

O aumento do número de divórcios, filhos irreverentes e indiferentes aos pais, brigas constantes entre casais e a televisão como a principal educadora do lar são sintomas inegáveis de qua algo não vai bem na célula familiar. A crise na família brasileira é evidente, veja os números: 36% dos adolescentes infratores são de famílias cristãs; 70% dos lares fazem refeições com a TV ligada; Apenas 60% das famílias cristãs ainda reservam uma refeição por dia em família; Culto doméstico está em extinsão praticado apenas por menos de 20% dos cristãos; etc. De quem é a culpa? Cadê os sacerdotes do lar? Veja abaixo a crise do cabeça da família.

CRISE DO CABEÇA DA FAMÍLIA…

Tem muitas coisas no nosso dia que dizemos “isso é coisa para homem”. Os homens se orgulham quando conseguem fazer algo que só eles fazem. O homem sempre foi importante no decorrer da história. Como primeira criação recebeu o privilégio de ser o cabeça do lar. Jesus mesmo escolheu 12 homens para serem seus discípulos, mostrando a importancia deles no ministério da igreja. Os primeiros líderes da igreja também foram homens, como Pedro, Paulo e Tiago. Na Reforma Protestante outros homens se destacam, como Calvino, Lutero. Grandes avivalistas também eram homens, como John Wesley, D.L. Moddy, etc. No entanto, quase dois mil anos depois da fundação da igreja cristã são as mulheres que predominam nas igrejas de hoje. Cacula-se que os homens são apenas 32% da membresia atual. As justificativas são as mais diversas, como: os homens são mais duros com relação as coisas de Deus; são instrospectivos; indiferentes, trabalham demais, etc. Uma pesquisa realizada pela Bepec (Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã) com 700 homens evangélicos apontou que 55% deles raramente frenquentam os cultos de suas comunidades. Esse esvaziamento dos homens nas comunidades tem gerado grandes prejuízos para a igreja e sua liderança. O impacto da igreja atual é bem menor, devido a ausência e apatia dos homens em nossas comunidades. Essa mesma pesquisa ainda apontou que homens que frequentam semanalmente suas comunidades, grande parte deles admitiram serem apáticos, frios e espiritualmente desconectados. A coisa é tão séria que se olharmos em um ambito mais amplo, os prejuízos vão seguir por gerações. Um ministério nos Estados Unidos com homens chamado “Man in the Mirros” (Homens no espelho) apontou em recente pesquisa que, a cada 10 homens crentes, cerca de 9 terão filhos que um dia abandonarão o rebanho. A integridade pessoal é outra preocupação desse ministério, pois os indicadores mostram que 50% dos homens crentes terão problemas com pornografia e 40% terão sérias crises no casamento levando ao divórcio. Esse é um grande desafio para a igreja atual e ela precisa identificar esse problema buscando alternativas para trazer os homens de volta ao rebanho. Sem um ministério forte de homens na igreja atual, a influencia da igreja é pequena e fraca. Precisamos de mais Calvinos, Luteros, Wesleys, etc; homens que venham impactar o mundo com suas vidas e ministério. O homem é o sacerdote do lar, ou seja, o líder do lar. Famílias sem essa liderança sofrem muito e como consequencia a igreja também sofre. Quero aguardar com ansiedade ações na liderança da igreja brasileira com idéias criativas para mudar essa realidade triste. Que possamos ver essa transformação em breve.  

DESAFIO PRÓXIMO DE NÓS…

Em uma conferência missionária em Brasília o missionário Ronaldo Lidório identificou os 8 povos menos alcançados no Brasil. São eles: 1) Indigenas; 2) Ribeirinhos; 3) Ciganos; 4) Kilombolas; 5) Sertanejos; 6) Imigrantes; 7) Os mais ricos dos ricos; 8) Os mais pobres dos pobres. Com tantos desafios ainda em nossa nação, precisamos de uma igreja forte e espiritual para alcançar esses povos carentes. Que Deus encontre nossa igreja na brecha em favor desses povos.

OF

“Coragem para ser diferente, Compromisso para fazer diferença”

Orie*nte Médio – Golfo Pérsico

fourferreira@apmt.org.br

INTERNET…

BLOG: http://j-manarah.blogspot.com/

SITE: http://www.j-manarah.com.br/

PROJETO ABRAÃO: www.projetoabraao.blogspot.com

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos