Skip to content

OF (Orie*nte Médio) – 06/05/2013

DEPENDÊNCIA DO PAI…

Quando estava em meu primeiro ano de seminário (1993) resolvi dedicar minhas férias para um campo missionário. Entrei em contato com a Junta de Missões Nacionais e fui enviado para substituir um pastor por 30 dias em Brumado na Bahia. Depois de uma viagem de mais de 30 horas de ônibus de São Paulo a Brumado, encontrei aquela pequena comunidade muito receptiva e alegre. Aqueles 30 dias com os irmãos daquela comunidade foram marcantes na história da minha vida. Muitos acontecimentos ocorreram naqueles dias que contribuíram para adquirir experiência e dependência do Pai. Lembro-me que depois de 10 dias em Brumado todo meu dinheiro acabou e eu ainda tinha 20 dias no campo. Lembro-me de levantar de manhã, sentindo sozinho, distante de tudo e de todos e orava“Senhor, só tenho a Ti para desabafar. O que vou fazer sem dinheiro aqui. Como vou sobreviver nesses 20 dias?”. No entanto, Deus só estava me moldando para uma dependência maior Dele. Dois dias depois dessa minha oração recebo uma cartinha do meu irmão Ozias Ferreira, com um cheque dentro do envelope. Eu não acreditava no que estava vendo. Pensava comigo, como meu irmão sabe que estou precisando disso? Aquilo era mais uma ação do Pai para dizer “Filho eu estou no controle de todas as coisas”. Desde os dias de Brumado até os dias de hoje, Deus tem permanecido fiel. Já se passaram 20 anos dessa experiência, no entanto, Deus continua mostrando Sua fidelidade para comigo. A cada dia que passa percebo o quanto é bom descansar nos braços do nosso Se*nhor. Ele cuida de nós com tanto carinho e amor, que não existe outra coisa melhor no mundo. Quando dependemos Dele, Ele cuida até dos mínimos detalhes da nossa vida. O Rei do Universo, o criador de todas as coisas, olha lá do alto esse mísero ser (eu) e decidi abençoar. Que coisa incrível, com tantas preocupações que nosso Pai deve ter todos os dias, Ele ainda tem tempo para cuidar de um miserável como eu. Que privilégio depender tão somente Dele. Desde quando decidimos viver de ofertas, nunca Ele nos deixou faltar nada. A Ele seja toda a glória!

 

CORAÇÃO QUEBRANTADO…

Nessa semana tivemos um encontro difícil e longo com um dos nossos irmãos aqui. Depois de servir a Cris*to por 3 anos, esse irmão confessou para nós, seu desejo de retornar ao Isl@mismo. Com palavras confusas e cheias de dúvida, esse jovem expressava seu amor por Jes*us, mas ao mesmo tempo, seu temor pelo deus do Isl@mismo, que castiga sem piedade. Ficamos mais de 5 horas juntos, conversando, or@ndo, chorando, mas sem sucesso. Ele despediu de nós usando expressões do Alcor@o. Disse a ele, que De*us não desistiu dele, mesmo sabendo que Ele desistiu de De*us. Nosso coração ficou angustiado e triste. Nos muitos anos que estamos no Ori*ente Médio, essa é a terceira experiência que temos de ver alguém renunciando sua fé em Cris*to. Não desistimos desse jovem. No dia seguinte enviei mensagens no celular dele com versículos bíbl*icos, mas não obtive nenhuma resposta. Vamos continuar or@ndo e investindo nessa vida, que já experimentou da Graça do nosso Senhor e Salvador Jes*us Cr*isto. Por favor, ore por ele.  

 

TREINAMENTO APEC…

Nos dias 12 a 27 de maio teremos a alegria de receber um casal da APEC/Oriente Médio, para o segundo treinamento de líderes para ministério infantil. Nos alegramos muito pela disposição desse casal e pelo investimento nesse ministério tão importante para nossa região. Que De*us abençoe os 14 líderes inscritos para esse treinamento.

 

DIP…

O DIP (Domingo da Igreja Perseguida) é um evento promovido pela Portas Abertas, que tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a Igreja brasileira sobre a realidade dos cristãos que sofrem perseguição ao redor do mundo. Em pleno século 21, cerca de 100 milhões de cris*tãos enfrentam hostilidade e perseguição religiosa pelo simples fato de seguir a Cris*to. Essa intolerância acontece de várias maneiras: por meio do governo, da sociedade e, principalmente, da família. E, as represálias consequentes da profissão de fé destes irmãos são muitas vezes: encarceramento, agressões físicas e psicológicas, ameaças, perda de emprego, e morte. O Domingo da Igreja Perseguida foi criado em 1987, pelo Irmão André (fundador da Portas Abertas) e tem sido realizado no Brasil desde 1988. A data em si varia de ano a ano, pois é marcada no domingo, logo após Pentecostes. Este critério foi adotado, porque no relato bíblico em Atos capítulo 4, o início das perseguições aos cristãos acontece logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, portanto, podemos dizer que esta foi a “fundação” da Igreja Perseguida. Realizar o DIP significa lembrar e agir em favor dessa parte do Corpo de Cristo, em países como Coreia do Norte, Irã, Afeganistão, Eritreia, Arabia Saudita, Colômbia, entre outros. Nós podemos mudar essa situação de perseguição no mundo, através das nossas intercessões. Participe e envolva sua comunidade nesse evento, que esse ano acontece no dia 26 de Maio.

 

OSNI OU HOSNI…

Meu nome aqui no campo se tornou Hosni (com som de “r” na letra “h”). Isso se deve por dois motivos: Primeiro, pelo fato dos árabes já terem esse nome Hosni e segundo, por eles terem dificuldade de pronunciar meu nome como Osni. Contudo, todas as vezes que me apresento como Hosni, logo já vem a pergunta: Você é muçulm@no? O nome Hosni é muito usado no meio dos muçulm@nos como nome religioso. Não apenas isso, mas os muçulm@nos acreditam que alguns nomes, como Hosni, surgiram apenas depois do surgimento do Isl@mismo. Quando eles perguntam se sou muçulm@no e dizem que meu nome é muçulm@no, abre-se uma porta para eu poder compartilhar da minha fé. Sempre digo, meu nome não surgiu do Isl@mismo, muito pelo contrário, ele já foi mencionado na Bí*blia milhares de anos antes do Isl@mismo. Refiro-me ao livro de Números 26:16, onde aparece o nome Osni na Bí*blia. Isso causa muita surpresa aos muçulm@nos, que na grande maioria, acreditam em tudo em que dizem seus líderes sem questionarem ou pesquisarem. Do meu nome abre uma oportunidade para falarmos sobre coisas de Deus e Sua Palavra. Trago também na conversa o significado no nome Hosni, que é “bom” e digo que existe apenas Um que é bom e reto.  

 

O POUCO SE FEZ MUITO…

É maravilhoso ler os milagres realizados por Jes*us. Pensar que com 5 pães e 2 peixinhos Ele alimentou uma multidão é extraordinário. No entanto, minha reflexão foi além e pensei, e se fosse apenas 3 pães e 1 peixe que diferença faria? Nenhuma, com certeza, porque o milagre não esta na quantidade dos alimentos, mas sim nas mãos Daquele que segurava os mesmos. O milagre aconteceria por causa Dele e não pela quantia. Nós muitas vezes somos confrontados com o pouco que temos em mãos para oferecer no serviço do nosso Mestre, contudo, a benção Dele a nós não depende da quantidade do que temos para oferecê-lo e sim na nossa disposição de entregar em Suas mãos, crendo. Que possamos hoje mesmo oferecer o pouco que temos em Suas mãos, confiados que Ele vai fazer desse pouco, muito.

 

PÓ DO DESERTO…

De acordo com Hannah Holmes, autora de The Secret Life of Dust (A Vida Secreta do Pó), “Entre 1 e 3 bilhões de toneladas de pó do deserto são lançados para o céu anualmente. Um bilhão de toneladas encheria 14 milhões de vagões fechados de um trem que desse seis voltas à Terra pela linha do Equador”. Morando no meio do deserto há muitos anos, percebo que aqui não preciso comprar pó, pois temos mais do que desejamos. Ele vai entrando de mansinho até que fica difícil de ignorá-lo, sinal que precisa de limpeza. As Escrituras afirmam que do pó Deus criou o homem. De algo tão insignificante como o pó, algo que nos incomoda algumas vezes, Deus elaborou Sua criação mais bela. Isso nos leva a refletir que somos todos iguais, originados da mesma material-prima. Fomos criados para expressar a glória do Pai. Como alguém já disse: “Tendo sido criados do mesmo pó, sejamos misericordiosos e justos”.Que o Eterno nos ajude a vivermos para Sua glória. 

 

OF

“Coragem para ser diferente, Compromisso para fazer diferença”

Orie*nte Médio – Golfo Pérsico

 

INTERNET…

BLOG: http://j-manarah.blogspot.com/

SITE: http://www.j-manarah.com.br/

PROJETO ABRAÃO: www.projetoabraao.blogspot.com

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos