Skip to content

O homem que soube “negociar” seus talentos…

O homem que soube "negociar" seus talentos, encontrou-se com seu Senhor

Por: Emma Castro

Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor:  Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.” Mt. 25.20-21 

 

Um dia, todos partiremos desta vida, pois os nossos dias estão contados. O que poucas pessoas fazem é aproveitar o tempo que tem para “negociar o talento que seu Senhor lhe confiou”, como podemos ver na parábola contada pelo próprio Senhor Jesus, de tal maneira que até a pessoa mais simples possa entender (Mateus 25.14-30).

Estamos tristes, sim, pois o Rev. Dídimo Freitas partiu desta vida, no dia 26 de agosto, para se encontrar com seu Senhor, após lutar com um câncer durante alguns anos.

Por onde este homem de Deus passou, deixou saudades e frutos do seu trabalho realizado com amor, paixão, sabedoria e piedade.

Um dos seus últimos projetos de vida foi apoiar o trabalho presbiteriano no Paraguai. Deu um grande suporte à IPP – Igreja Presbiteriana do Paraguai, fruto da obra missionária da APMT, em várias áreas, principalmente na plantação da Igreja Presbiteriana em Asunción.

Era visível a paixão do Rev. Dídimo pela Igreja no Paraguai, o qual despertou a mesma paixão em duas famílias pastorais, o Rev. Marcelo Bologna e família que se dispuseram e foram morar na cidade de Concepción para cooperar com a IPP no pastoreio da igreja e direção do CEP – Centro Educacional Presbiteriano. Também o Rev. Marcos Viana e sua esposa Cristina foram motivados a abraçar o desafio de plantar uma nova igreja em Asunción, apoiando o ministério do Rev. Buenaventura Gimenez López (in memória) e Marisa.

Sua paixão pelo Paraguai começou ao visitar o CEP – Centro Educacional Presbiteriano em Concepción, Paraguai, em 2007 quando esteve na escola pela primeira vez e viu a necessidade e as carências do local. Apaixonou-se pela escola que foi fundada em 1998 pelo Rev. Everton Pita Tavarez e esposa Nayra, missionários da APMT, na época atuando no Paraguai.

Ele não só se apaixonou, mas levou outros a se apaixonarem também, e a se envolverem com o projeto da escola. Envolveu o projeto Mackenzie Voluntário e o Sínodo de Campinas, liderado pelo Rev. Alfredo L. Costa Filho, principalmente a mocidade – UMP e os adolescentes – UPA.  

“A Igreja Presbiteriana no Paraguai perdeu seu Embaixador perante as Igrejas Presbiterianas do Brasil. A ele devemos os trabalhos dos voluntários que continuam apoiando nosso pais e principalmente o apoio do Mackenzie Voluntário”, disse o Rev. Eulógio Giménez López, presidente da IPP E missionário da APMT.

Apesar da tristeza, a semente plantada no coração de muitos, com certeza dará fruto e esta obra começada continuará frutificando para a eternidade.

O Rev. Obedes Jr., presidente da APMT, destacou sua atuação missionária transcultural: “Expressamos nosso louvor a Deus pela vida do Rev. Dídimo. Ele se interessou pela obra missionária no Paraguai e fez daquele pais seu campo missionário. Ele, que foi um dos pioneiros presbiterianos no trabalho transcultural, quando ainda poucos falavam em ser missionário transcultural, junto com sua família, travessou o oceano e foi missionário na África do sul. Louvamos a Deus pela vida deste servo amado por Ele”.

A APMT reconhece o esforço e a parceria deste caro irmão nos projetos missionários, louva a Deus pela sua vida e roga o consolo do EspÍrito Santo para sua esposa e toda a família.

Que a vida do Rev. Dídimo sirva para nós como exemplo de um servo fiel, e assim como ele, possamos “negociar os nossos talentos” enquanto há tempo.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos