Skip to content

Nova plantação de Igreja da APMT em Barcelona – Espanha

A nova plantação é uma parceria da APMT/IPB e IEPE (Ig. Ev. Presbiteriana en España)

Nova plantação de Igreja da APMT em Barcelona, trabalho do missionário Rev. Jânio Ciritelli

A maneira mais comum de entender e obedecer a ordem dada por Jesus no texto de Mateus 28:19 é plantando igrejas locais, criando um ambiente de adoração e ensino da Palavra de Deus. Assim, no dia 19 de junho deste ano, a Igreja Presbiteriana em Barcelona realizou seu primeiro culto oficial, se estabelecendo de forma definitiva na capital catalana.

“Após um tempo de ‘sondar a terra’, demos esse passo mais ousado, conseguindo um excelente local compartilhado, a capela olímpica, construída para os cultos durante os Jogos Olímpicos de 1992”, conta o Rev. Janio Ciritelli, missionário da APMT em Barcelona, Espanha e responsável pela nova plantação da Igreja.

Segundo o missionário, há uma grande necessidade de se plantar igrejas comprometidas com o Verdadeiro Evangelho e Fé Reformada na capital catalana. “As igrejas “reformadas” em Barcelona, com raríssimas exceções, estão comprometidas ou com o hipercalvinismo ou com o liberalismo ético-teológico. Nossos objetivos são adorar a Deus, edificar aos crentes e anunciar o Evangelho de Deus, sempre tendo como diretrizes os cinco solas da Reforma”, afirma o Rev. Jânio.

A Catalunha, região autônoma no nordeste da Espanha,  apresenta um cenário teoricamente mais favorável para a plantação de igrejas se comparado ao restante do país, de acordo com Rev. Jânio, mas o secularismo bem presente no continente europeu também deixa suas marcas em Barcelona, capital da região. “Barcelona é uma bela cidade, porém, por outro lado, o agnosticismo e ao ateísmo avançam bastante nesta região do país”.

A APMT atua há muitos anos na Espanha com diversos projetos missionários. Rev. Jânio, sua esposa Lídia e seu filho Emanuel atuam na Espanha há sete anos, e em 2018 mudaram para Barcelona para iniciar um novo projeto de plantação de igreja, que atualmente o grupo base é formado por nove pessoas.

“A igreja nasce comprometida com o duplo enfoque de cuidar e edificar esse grupo e também alcançar evangelisticamente os moradores da região metropolitana de Barcelona”, explica o missionário. Para isso, a igreja realiza diversas estratégias, tais como: distribuir gratuitamente literatura na calçada do local de culto, já que é um local muito usado por pedestres; potencializar as redes sociais da Igreja com publicações periódicas; distribuição de material evangelístico de forma pessoal, e outras atividades.

O endereço do local de culto é calle Jaume Vicens i Vives, 6, no bairro de Poblenou. Os cultos são realizados aos domingos às 18hs00. A partir de setembro haverá atividades para as crianças (EBD), enquanto os adultos estudarão o Ev. de João. No segundo momento após um pequeno intervalo, o culto será em conjunto e a carta aos Romanos será explicada. Para outras informações sobre a igreja visite o site: ipbarcelona.com.

Esse nova plantação de igreja na Espanha faz parte dos projetos missionários transculturais da APMT e conta com as parcerias missionárias das Igrejas Presbiterianas no Brasil. Se desejar conhecer mais desse projeto e do ministério que o missionário Rev. Jânio e sua família exercem em Barcelona, entre em contato pelo e-mail: jciritelli@gmail.com.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos