Skip to content

Nota Oficial da APMT sobre a Explosão em Beirute

Recebemos no dia 04/08/2020 às 18h38m (horário do Líbano), minutos depois da explosão, através da nossa Base no Oriente Médio, a informação do estado de nossas equipes de trabalho no país.

Nenhum de nossos obreiros foi atingido direta ou indiretamente! Nossas equipes estão bem e gozam de integridade física, apesar de sofrerem junto com a população as consequências da tragédia.

Nossa liderança no país disse “sentimos um tremor que julgamos ser um terremoto, seguido por um som massivo de explosão e uma onda de choque que causou grande destruição” informou RLBJ.

Todo o país e imediações confirmaram a onda de choque, da explosão na Capital Beirute, até mesmo em Chipre. Nossas equipes estão averiguando o estado das pessoas assistidas pelos projetos da IPB/APMT na região.

Nosso líder de Base informa a gravidade da situação do país, que já vinha sendo afetado por: 1. Instabilidade geopolítica; 2. Crise governamental; 3. Colapso econômico; 4. Pandemia de CoVid19 e agora a explosão em Beirute.

RLBJ informa que na Igreja Presbiteriana Sírio Libanesa, que foi visitada hoje por nosso representante oficial no país, não houve perda de vidas (na membresia da denominação), apesar de significativo dano estrutural, principalmente vidros de janelas e portas de vidro destruídas pela onda de choque.

A IPB, representada no país e região do Oriente Médio pela APMT, manifesta a sua solidariedade para com o povo libanês já tão sofrido com tantas dificuldades.

Oramos a Deus, em nome de Jesus Cristo, nosso único mediador, para que o povo libanês seja abençoado, cuidado e amparado, pela Graça e Misericórdia divinas, e também pela compaixão e solidariedade do próximo.

A Igreja Presbiteriana do Brasil, representada por sua autarquia a Agência Presbiteriana Missões Transculturais, e esta por sua Base Oriente Médio, já manifestou sua solidariedade às autoridades locais, colocando-se à disposição para parceria em projetos de suporte emergencial.

A APMT se coloca à disposição das mídias sociais e instituições de jornalismo e comunicação, para esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

Nossas equipes no país continuam sob rígido protocolo de segurança em comunicações e exposição de informações, a fim de evitar manipulação de dados, fomentação de fake news, uso indevido, exploratório e sensacionalista da tragédia.

Maiores informações poderão ser oferecidas mediante a necessidade de manifestação pública.

A APMT se resguarda ao direito de não discutir causas, razões, motivações e circunstâncias envolvendo o evento, por entender não ser esse o seu papel, mas sim das autoridades competentes na apuração e investigação dos fatos.

Ao povo libanês expressamos os nossos sentimentos de solidariedade e oferecemos nossa destra de companhia na alegria e na tristeza, na dor e na saúde. Lamentamos a perda de vidas, o sofrimento dos feridos, o trauma dos afetados e clamamos ao Senhor por um futuro seguro e pacífico para essa nação que nos é tão próxima. Nós, presbiterianos brasileiros, sabemos o quanto somos amados pelo Líbano e quão profundos são os laços de amizade entre nossos países.

Buscando sempre a Glória do Evangelho entre todas as Nações,

Rev. Marcos Agripino
Executivo da APMT

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos