Skip to content

Miss. Vildene Ndecky e Jérôme

Senegal, 9 de novembro de 2019

RELATÓRIO REFERENTE AO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

I – EVOLUÇÃO DOS ALVOS

– Ministério Pérolas do Rei – O projeto Pérolas do Rei está passando por uma série de mudanças. Na verdade, queremos investir mais em educação, conseguindo o acordo das famílias para que os garotos possam estudar normalmente com outras crianças ou adolescentes. A segunda etapa está com planos de ser reaberta nesse sentido.

– Ministério de apoio à igreja presbiteriana nacional –

Infelizmente, nosso carro teve um problema maior no motor, estando parado desde maio, e, como a igreja fica fora de Dakar, não há ônibus de onde moramos pra lá e não temos podido ir e voltar de táxi. Assim, temos estado sem condições de freqüentar nossa igreja enquanto não estivermos com nosso carro consertado.

– Ministério de Formação linguística-cultural de novos missionários –
Jérôme trabalhou este trimestre com uma equipe de cinco jovens missionários brasileiros recém-

chegados ao campo, ensinando-lhes wolof e cultura senegalesa.

Eu tenho ensinado francês, wolof e cultura africana para vários missionários: Dr. Pablo e Dra. Marília (Missão Batista Brasileira), Dra. Rosslyn (missão australiana), vários missionários americanos (curso de wolof), um casal suiço (curso de wolof), um missionário inglês (curso de wolof).

– Ministério de vice-liderança da APMTS (Jérôme) –
Jérôme tem trabalhado juntamente com o Pr. Basílio Gonçalves(atual presidente), ajudando em tudo

que é solicitado, como também nas discussões e decisões da missão aqui, etc.
- Trabalho como professora de francês numa escola para filhos de missionários e filhos de diplomatas

de países fechados ao evangelho (três aulas de meia hora, e duas aulas de 45 minutos diárias)

Este novo ano escolar que começou em agosto, estou dando aulas de francês com evangelismo e discipulado para crianças e adolescentes (cinco turmas, total de 59 alunos) que vêm de muitos países do mundo, muitos dos quais seguem o islamismo ou as religiões orientais.

– Ministério de pastoreio (Jérôme) e de discipulado de adultos senegaleses –
Temos feito três cultos por semana, com louvor, pregação e oração. Orem para que haja transformação de vidas através desse ministério.
II – DESEMPENHO NO CAMPO – O ministério Pérolas do Rei –

Durante muitos anos pensamos que os garotos grandes nunca mais poderiam
recuperar os anos perdidos na rua, assim não era prioridade nossa que fossem
à escola. No projeto fazíamos formação profissional e alfabetização somente.
Mas à medida que os anos foram se passando, percebemos a necessidade cada
vez mais urgente de educação neste processo de reintegração social dos garotos, porque não se pode verdadeiramente conseguir uma vida melhor sem estudos. Assim, decidimos buscar mantenedores que invistam na educação dos garotos, para que aqueles que quiserem possam tomar ou retomar o caminho da escola no diurno ou noturno, dependendo da idade do garoto, claro que com o apoio e a autorização de suas famílias. O nosso segundo foco será o discipulado e uma formação bíblica mais intensiva, pois para saírem da rua pode ser até fácil, mais para a rua sair dos seus corações, é bem mais complicado. Deus proverá. Orem pelo projeto nesta nova fase. Que Deus continue transformando vidas através desse ministério.

– Ministério de apoio à igreja presbiteriana nacional –

Estamos com muita saudade da nossa igreja em Mbao, já mais de cinco meses sem freqüentá-la! Temos muita amizade lá, e somos considerados com apreço por aqueles queridos irmãos. Se Deus quiser, assim que nosso carro puder ser consertado, retornaremos para o nosso ministério lá. Nesses meses temos congregado em outra igreja em Dacar, o que tem sido bênção para nós também. Mas sentimos falta da nossa comunidade presbiteriana. Orem para que Deus supra para o conserto do carro.

– Ministério de formação lingüística-cultural de novos missionários –

É sempre encorajador vermos outra geração chegando para servir ao Senhor na África, sedentos de compreender a cultura e poder transmitir o evangelho e testemunhar de Cristo nas línguas locais. Consideramos um grande privilégio fazer parte da formação desses novos missionários. Estou inclusive com três médicos fazendo línguas, todos com um grande alcance em termos profissionais, com oportunidades imensas de testemunhar. Sentimos o que significa trabalhar em parceria para o avanço do Reino de Deus na África e mais particularmente no Senegal. Alcançamos e ajudamos outros a alcançar. Semeamos e ajudamos outros a semear. Trabalhamos e investimos na vida de outros. Isso também é Missões! Também somos procurados por muitos para aconselhá-los no que fazer em situações delicadas do relacionamento com seus obreiros nacionais, etc. É uma graça podermos aconselhá-los com a experiência dos anos vividos aqui.

– Ministério de vice-liderança da APMTS por Jérôme, meu esposo –

Somos apaixonados por nossa equipe presbiteriana de trabalho, e é um grande prazer quando nos reunimos para cultuar, almoçar juntos, tratarmos do avanço do trabalho, ouvirmos os relatórios de cada família missionária e orarmos uns pelos outros. Atualmente, somos 5 famílias presbiterianas, cada uma no projeto que Deus tem colocado no seu coração. Mas participamos de eventos dos projetos uns dos outros em ocasiões especiais, e mantemos um vínculo de amizade, intercessão e colaboração entre nós. Três famílias moram na capital do país e duas em Mbour (a 80 km de Dacar). As reuniões administrativas e de comunhão acontecem às vezes em Dacar e às vezes em Mbour. Orem pela equipe presbiteriana, para que Deus traga frutos abundantes através dos múltiplos ministérios que realizamos aqui.

– Ministério como professora de francês numa escola para filhos de missionários e filhos de pessoas com cargos importantes nas embaixadas de muitos países fechados para o
evangelho –

São 59 vidas jovens nas nossas mãos diariamente este ano escolar, uma
tremenda oportunidade! E Deus está tocando muitos corações. Esta semana
mesmo tive uma garota adolescente que me procurou pedindo para conversar
comigo, depois que me ouviu falando da necessidade de novo nascimento para entrar no Reino de Deus (história de Nicodemos). Ela foi criada na igreja, mas tem muitas dúvidas. Ela disse que sentia que Deus não a escutava. Quando sondei mais de perto, disse que fazia muitas coisas erradas… e por isso sentia Deus longe. Tivemos uma boa conversa, e ela pediu para voltar e continuar falando comigo. E assim, vamos testemunhando, impactando vidas jovens, uns filhos de missionários em crise, outros indianos seguidores de outras religiões, outros que não crêem… mas todos de ouvidos a postos para escutarem. E que Deus traga frutos abundantes através desse trabalho de discipulado de crianças e adolescentes através do ensino do francês.

– Ministério de pastoreio (Jérôme) e de discipulado de adultos senegaleses –

Temos um grupo de número variável de 5-9 pessoas, além de nós, que têm freqüentado ativamente os trabalhos. Neste trimestre fizemos um estudo aprofundado do novo nascimento (João 3). Houve um mover de Deus tremendo nos corações, e alguns vieram depois em particular pedindo oração e contando as lutas que eles têm vivido em suas vidas e em suas vidas conjugais. Quase todos tiveram e alguns ainda têm um envolvimento

com o ocultismo e alguns têm dificuldade de se desvencilhar dessas coisas (sincretismo religioso).

Temos feito três cultos por semana, com louvor, pregação e oração. Orem para que haja transformação de vidas através desse ministério.

III – MOTIVO DE LOUVOR (orações respondidas, livramentos, gratidão e metas alcançadas, etc.)

– Pelo amor divino para conosco (fonte de afeto para nós missionários, que nos sentimos isolados dos nossos familiares e do outro lado do oceano, longe da nossa terra natal);

– Pela proteção, pelo cuidado e pela provisão diária de Deus sobre nossa família. Deus é fiel e maravilhoso.

– Por todas as oportunidades que Ele nos tem dado de servi-Lo, testemunhando do evangelho e do Seu plano maravilhoso de salvação. O campo é o mundo! E nós somos os semeadores e ceifeiros! Glória a Deus!

– Pelo avanço nos estudos como família, eu terminando meu mestrado em didática das línguas e francês língua estrangeira/segunda no próximo mês de junho; Jérôme começando seu último ano de licenciatura em Direito, Maxime no seu primeiro ano de mestrado em Economia e Mercados e Hénoc no segundo ano do segundo grau. Orem para que Deus nos dê vitória e perseverança. Não é fácil estudar depois de um dia pesado de trabalho e muitas responsabilidades, mas Deus nos tem fortalecido.

– Pelo tempo que passamos no Brasil fazendo check-up médico e visitando as igrejas mantenedoras e a família. Tempo abençoado, embora não tenhamos podido visitar todos vocês…

– Por cada detalhe do agir de Deus em nós e através de nós… pelos amigos, irmãos, intercessores e mantenedores que Ele tem levantado para nos ajudar e sustentar em todos os tempos… Obrigada, Deus, e obrigada a cada um em especial.

IV – MOTIVO DE ORAÇÃO (necessidades específicas de oração pessoais pela família e pela obra)

– Pelas múltiplas frentes de trabalho missionário que realizamos. Que haja frutos abundantes e transformação de vidas através de cada ministério que Deus tem colocado em nossas mãos para fazer.

– Por Hénoc, nesta fase da adolescência (completou 16 anos). Já começamos também a orar para que Deus abra portas de faculdade para ele, que tem falado em estudar Medicina. Deus proverá.

– Por Maxime, nosso filho mais velho, que faz mestrado no Brasil – Por vitória nos seus estudos. Recentemente surgiu uma oportunidade de trabalho na prefeitura de São Paulo, no departamento de Relações Internacionais, mas seu visto de estudante fez barreira. Maxime foi criado por mim desde pequeno, mas nunca consegui a

cidadania brasileira pra ele, pois não tenho documentos legais que me liguem a ele. Mas ele já tem morado no Brasil há mais de 7 anos, e oramos para que Deus lhe abra portas de um visto permanente ou de cidadania brasileira, para que consiga um trabalho melhor. Qualquer pessoa com um contato na polícia federal que estiver disposta a nos ajudar nesse sentido, por favor entre em contato conosco. Ele ainda está aguardando a resposta final da prefeitura quanto a ser aceito para o posto ou não. Orem para que Deus lhe abra essas boas portas de trabalho. Orem também para que Deus lhe dê uma esposa fiel ao Senhor, alguém que ame Sua obra e ame também a África.

– Por vitória para toda a família nos estudos, especialmente pelo meu TCC do mestrado.

– Por proteção do Senhor, por estratégias para sermos mais eficientes em cada ministério, por unção do Espírito Santo, pela nossa família missionária em todas as áreas da nossa vida.

– Pela minha família e pela família do Jérôme, por aqueles que estão longe de Cristo. Que Jesus possa salvar e firmar cada um em Seus caminhos. A família de Jérôme é quase toda animista e com um envolvimento muito grande com o ocultismo. Que Jesus se revele a cada um deles e traga salvação, especialmente para minha sogra, Dona Donatienne, que é velhinha e ainda não se entregou a Cristo.

– Pela provisão do Senhor para as nossas necessidades.

– Pela nossa saúde física (Jérôme apareceu com problema de coronárias, diabetes e pressão alta do olho e eu sempre com a saúde frágil e problemas no trato digestivo);

– Pelo avanço do Reino de Deus no Senegal e para que haja salvação abundante neste país 96% muçulmano.

V – EDIFICAÇÃO (livros lidos, estudos realizados, leitura bíblica, participação em cursos, eventos, crescimento espiritual e o que Deus lhe ensinou nesse tempo)

Um livro que me marcou neste tempo foi “Mentes virtuosas” (Virtuos Minds, Philip E. Dow), um livro muito impactante que nos fala sobre a formação do caráter intelectual cristão que nós como educadores devemos procurar desenvolver nos nossos alunos, e que são virtudes intelectuais bíblicas: coragem de estudar e crescer intelectualmente, se importar em ajudar outros a crescerem intelectualmente, tenacidade, curiosidade, honestidade, desenvolvimento do pensamento justo e direito e humildade na área intelectual. O que mais me impactou é que muitas vezes pensamos que essas virtudes devem ser desenvolvidas somente no âmbito espiritual e moral, mas Deus se preocupa com nosso crescimento intelectual também, e quer que aprendamos e desenvolvamos essas virtudes em nossa mente ao longo de nossa vida. Cresci muito como educadora cristã com essa leitura. Recomendo o livro a todos os educadores e líderes.

VI- Cartinha pessoaL ( INCLUI INFORMAÇÕES QUE NÃO FAZEM PARTE DOS ITENS ACIMA)

Querida família, amigos e irmãos, intercessores e mantenedores, meus amados em Cristo,

Nesse 19 de outubro completei 54 anos e no dia 24 de outubro comemorei minhas “bodas de prata” (meu “casamento com o Senegal” –risos). São 25 anos vividos neste país que aprendi a amar, respeitar e apreciar. Louvado seja o Senhor por esses 25 anos de serviço a Ele no Senegal, e por todos que estiveram na retaguarda intercedendo e contribuindo para que permanecêssemos fiéis ao chamado missionário até aqui. Hoje o coração é metade brasileiro, metade senegalês (risos). Filhos metade senegaleses e metade brasileiros. Marido senegalês de coração brasileiro: família mista abençoada!

O ano avança rapidamente ao seu fim. O verão foi duro este ano, mas agora começou a refrescar. Mudamos de apartamento para um menor e mais próximo do local de trabalho, mas muito mais quente do que o que morávamos! O verão (de junho a novembro) foi muito quente e difícil de suportar em casa, pois o sol bate dentro da sala e do quarto a partir de meio-dia até às sete da noite (aqui o sol se põe depois das dezenove horas). Mas vencemos! O frescor do inverno começou a chegar essaa semana, e já nos sentimos melhor.

 

Louvamos a Deus pela vida de cada um de vocês em especial. O que seria de nós se não tivéssemos sua amizade, companheirismo, apoio e orações? Muitas vezes não temos tempo suficiente para manter um contato mais próximo, mas que cada um de vocês saiba o quanto o amamos e somos gratos a Deus por sua vida e por tudo que tem feito por nós. Não temos palavras para agradecer-lhes pela generosidade, pelo amor que têm demonstrado para com a obra missionária de Cristo, e pelo carinho para conosco em particular.

Carregamos cada um em nossos corações e em nossas orações. Os que quiserem ter o nosso WhatsApp, nos escrevam pedindo (vildene@gmail.com). Será um prazer ter um contato mais próximo com vocês e desenvolver nossa amizade.

Esta semana houve um fato que abalou a mídia: foram encontrados panfletos cristãos em frente às casas e dizem, até nas mesquitas da cidade sagrada de uma grande fraternidade muçulmana do país, o que causou grande revolta na população com relação aos protestantes. Segundo a notícia, esses panfletos supostamente teriam sido distribuídos por protestantes evangélicos durante a madrugada. Toda a mídia comentou o assunto durante essa semana, com ameaças sérias inclusive ao que fizeram tal ato, e consequentemente aos cristãos que evangelizam. Não sabemos se realmente houve cristãos que fizeram isso, ou se toda essa história é parte de um plano de perseguição dos cristãos. Deus sabe! Orem para que o trabalho do Senhor não seja afetado por isso, e para que Deus proteja os cristãos e lhes dêem sabedoria em como testemunhar, uma vez que o trabalho é extremamente delicado nesse contexto em que vivemos.

Abraços calorosos a todos, no amor de Cristo e juntos pelo crescimento do Reino de Deus no Senegal,

Família Ndecky (Vildene, Jérôme, Maxime e Hénoc)

Projeto Pérolas do Rei – APMT

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos