Skip to content

Miss. Lucas Lima e Juliana

Mongolia, junho de 2021

Igreja sobre rodas, uma igreja aos nômades da Mongólia

Estamos construindo a Igreja sobre rodas, uma igreja aos nômades no interior da Mongólia. Esta ferramenta nos auxiliará no alcance destes povos que vivem remotamente nas montanhas e vales, e que ainda são em torno de 30% da população do país. Desde o norte da África com o povo Touareg, os Beduínos do Oriente Médio, chegando aos mongóis em todo leste asiático e Sibéria na Russia, ainda em 2021, os povos nômades estão fortemente presentes, e acreditamos que eles podem ser a “Arma secreta de Deus” para o avanço do Evangelho nesta janela menos alcançada do planeta.

Oportunidades na pandemia presos no Brasil.

Sempre que os planos são mudados pelo Criador, perguntamos a Ele: “Quais são então as oportunidades que temos neste momento?”. Perguntamos sobre continuidade, pois cremos nela e a desejamos, e até então não temos portas fechadas para o ministério aos nômades no interior da Mongólia. Então além do ministério online, vimos a belíssima oportunidade de construirmos no Brasil a ferramenta que nos ajudará no trabalho aos nômades – alvo principal do projeto. Em Janeiro deste ano de 2021, adquirimos da força aérea Brasileira, pela graça e provisão de Deus, um caminhão VW Worker 15.210 4×4, o qual estamos construindo sobre seu chassis. Após a compra, também investimos na duplicação da cabine para carregar 6 pessoas.

Veja abaixo como ele ficou após a duplicação da cabine para 6 lugares.

A construção da Igreja sobre rodas, a igreja aos nômades continua. Estamos agora, convidando irmãos, irmãs e amigos, para a construção do baú com seu interior, preparados para atuar no contexto de temperaturas extremas, deserto, gelo e neve. Esta parte do projeto exigirá outros R$ 250.000,00 em média, os quais já temos pelas mãos de Deus R$ 112.500,00 na data de hoje. Este caminhão nos ajudará a fazer ministério entre os nômades com mais segurança, conforto para a família e chegar nas partes mais remotas. Meus filhos que estudam em casa, agora poderão ir para os nômades conosco.

Deus tem chamado muitos para acumular um tesouro para eternidade, para participar do Grande Expetáculo que Ele está fazendo, salvando e dando vida e caminho a outros tantos perdidos sem esperança. Vamos conosco nesta missão aos mais remotos deste planeta! Provemos da generosa mão do Senhor ao nos dar alegria em contribuir!

Cpf e Pix da Mongólia 🇲🇳 06577727635 ou

Banco do Brasil / Ag 4487-3 / Cc 11594-0

 

Lucas Antonio de lima Oliveira

Assista o video, participe, e copiando link no Youtube, compartilhe! CLIQUE AQUI

Video chamadas e evangelismos com contatos na Mongólia.

Por conta da pandemia não pudemos voltar para Mongólia em abril de 2020. Então temos mantido contato com com os mongóis usando as mídias sociais e video chamadas. Estamos evangelizado muitos, encorajado e discipulado alguns os quais já creem em Cristo.

Neste primeiro trimestre, estamos indo além e montando, em parceria com alguns missionários e crentes da capital Ulaambaatar, materiais que nos auxiliem em nosso trabalho online. Agora em abril, consegui autorização de uso de alguns materiais. Isso nos deu um avanço interessante em nosso trabalho online.

Frequentemente faço chamadas e alguma ação com os contatos que temos na vila onde moramos, e também na região da província de Khovd. Envio uma porção da Bíblia, oro por eles e com eles. As crianças – aquelas que tenho mais contato, tem demonstrado cada vez mais fé em cristo, e com interesse, participam de todas as chamadas e ações que fazemos. Elas também tem falado com Jesus em suas orações! Com os adultos, tenho tido dificuldade em manter relacionamento, mas por vezes ainda consigo conversar, orar por eles e falar-lhes de nosso Senhor Jesus. Foi espetacular o alcance e resposta que tivemos agora na Páscoa. Uma família que ajudamos e temos falado de Jesus na vila de Mumkherkhan nos respondeu com carinho. Sempre envio mensagens para eles, porém nunca me responderam. Agora na páscoa tive um retorno deles após um video de um festival de páscoa de crentes mongóis que enviei. Foi maravilhoso, pois tenho esperança de que essa família seja os primeiros adultos de uma pequena igreja que está nascendo nesta vila, que hoje tem em torno de 40 crianças se reunindo para culto com duas senhoras mongóis cristãs que dirige o trabalho.

Aprendizado da lingua mogol.

Tenho estudado a língua mongol diariamente, buscando assim manter o nível que já adquiri e ganhar mais vocabulário.

Mobilização missionária nas igrejas brasileiras.

Para crescimento e envolvimento das igrejas brasileiras com o campo missionário, para despertamento de novos vocacionados e para fomentar recursos para o projeto, fazemos semanalmente lives e visitas a pastores, igrejas e irmãos, fazendo exposição da Palavra, apresentando o relatório destes primeiros anos do projeto, e dialogando sobre o assunto missões e suas necessidades. Vemos estas ações como parte importante de nosso projeto e do crescimento da igreja como todo, além do aceleramento do cumprimento da grande comissão de nosso Senhor Jesus.

Homescholing das crianças.

Outra grande e oportuna responsabilidade que temos como família missionária em um campo remoto e entre os nômades, é educar nossos filhos em casa. Hoje vemos isso como nosso ministério: conduzir nossos filhos ao conhecimento de Deus e a conhecer o propósito e vocação dEle para suas vidas. Ai então, decidir que faculdade fazer, onde atuar e como colaborar com a missão de Deus. Hoje nos dedicamos diariamente para esta parte do ministério. Juliana está com a demanda maior de tempo, responsável pela administração, pela elaboração do currículo, aprimorarão do método que usamos, seleção dos livros que serão usados, e ensino da maior parte da grade. Eu colaboro com o ensino das escrituras e devocional diário, na educação física, experiências cientificas, e leitura de literaturas e história da igreja e da missão, e na compra de livros e materiais usados.

Nossa volta para a Mongólia.

Mensalmente me reuno com líderes cristãos na Mongólia para buscar ferramentas para o ministério, para aprofundar parcerias, para oração e para prever nossa volta para o país. Acreditávamos que com positivas melhoras da pandemia, que pelos meses do quarto trimestre teríamos boas oportunidades de voltar. Porém, fomos pegos de surpresa, e neste 1º de junho, o parlamento Mongol anunciou fronteiras abertas. Com isso, acreditamos poder voltar no fim de agosto, ou início de setembro. E quando o caminhão ficar pronto, faremos o envio deste para a Mongólia 🇲🇳. Que possamos confiar em Deus e na Sua condução. Mas, já estamos esperançosos em poder voltar.

Ordenação pastoral

Por quase cinco anos tenho buscado a ordenação ao sagrado ministério, visando beneficiar o campo, principalmente quanto ministração dos sacramentos. Aproveitando estar aqui no Brasil, estou finalizando este processo, que hoje carece da apresentação de uma nova monografia sobre um dos temas da Confissão de Westminster, trabalho o qual fui reprovado por duas vezes. Porém, mesmo que difícil para mim, tenho amadurecido com Deus, e este ano, acredito vencer mais este processo. Quase que diariamente, dedico parte do meu tempo estudando e escrevendo este trabalho para ser entregue no segundo semestre ao meu presbitério.

Oramos e desejamos que Deus nos dirija em sua misericórdia e continue dando a minha família amor por Jesus, pelos menos alcançados, e em nosso caso, pelos nômades, a começar da Mongólia. Disposição e saúde para servir a igreja do Senhor com nossas vidas e recursos, e um coração humilde para reconhecermos sempre nossos erros e dependência um do outro e de Cristo.

Escrevo este relatório no temor e gratidão do Senhor.

 

Missionário Lucas Oliveira, Juliana, Flora, João e Marcos

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos