Skip to content

Miss. Gary de Léon e Rachel

Guatemala, abril de 2020

A vida em quarentena!

Olá queridos irmãos!
Inicialmente a ideia era compartilhar-lhes como o ano começou para o Projeto TAVA e para nossa família. Mas como vocês sabem a situação agora é outra com o coronavírus. Decidimos então contar brevemente como a vida tem sido na Guatemala no meio dessa pandemia mundial.

Desde o dia de 14 de março, toda a Guatemala está em quarentena obrigatória com toque de recolher diário. Isso significa que apenas algumas empresas estão abertas para prover as necessidades básicas e se você for pego fora de casa durante o horário de recolher (16:00 – 04:00 hrs) você será levado preso. Essas medidas, sem dúvida, ajudarão a impedir que o vírus se espalhe tão rapidamente, mas será suficiente? Não temos certeza. E será que a quarentena funcionará para a maioria dos guatemaltecos que são de baixa renda? Aqui estão algumas estatísticas a serem consideradas:

  • 70% dos guatemaltecos que têm um emprego trabalham de maneira informal, que significa que vivem dia a dia com o que ganham e sem benefícios.
  • 60% do país tem acesso a serviços de saneamento básico.
  • Guatemala é o número 1 em casos de desnutrição infantil em toda a América Latina e Caribe.

Em resumo, quando você não possui renda, higiene ou  uma boa nutrição viver em quarentena se tornará mais difícil com o passar do tempo. No entanto, os líderes da Guatemala estão sendo proativos e adaptaram quatro novos hospitais para tratar pacientes com o vírus. Também foram entregues cestas básicas a todos alunos das escolas públicas no país e estão punindo quem não seguir as novas leis implementadas para quarentena. Estamos orando pela Guatemala, pela sabedoria de nossos líderes e pela cooperação de todos os guatemaltecos enquanto enfrentamos isso juntos.

* dados da Organização Mundial de Saúde 2018 Guatemala

Primeiro trimestre de 2020

Janeiro marcou um ano desde que começamos a servir na comunidade de famílias deslocadas e seis meses desde a inauguração oficial do Projeto TAVA (outubro de 2019). É inacreditável ver tudo que Deus tem feito nessa comunidade!

Apoio escolar

Mais de 150 crianças apadrinhadas com idades entre 4 e 9 anos recebem aulas de reforço escolar, lições Bíblicas e uma refeição nutritiva.

Aprendendo novas habilidades

Aulas semanais preparando os alunos para o mercado de trabalho.

Aulas de informática

Com a ajuda do prefeito, temos um professor que vem três vezes por semana para ensinar informática a mais de 80 crianças, jovens e adultos.

Inglês como uma segunda língua

Ensinando níveis básico e intermediário a mais de 30 adultos e jovens usando a Duolingo School. Rachel é nossa professora principal e com a ajuda de estagiários queremos formar mais turmas nos próximos meses.

Biblioteca infantil

Para ajudar a promover a leitura, construímos uma arca que simboliza o significado do TAVA em hebraico, que será usada como centro de aprendizado e biblioteca para as crianças da comunidade. Terminamos de construí-la recentemente mas ainda precisamos equipá-la.

Micro-empréstimos

Através da generosidade de amigos do Texas, criamos um programa para ajudar as mulheres da comunidade a iniciar seus próprios negócios em suas casas, para que possam cuidar de seus filhos e também prover pelos gastos diários do seu lar.

Pessoal adicionado

Com o seu apoio adicional, conseguimos contratar um coordenador educacional em tempo integral, quatro professores e oito outros voluntários para formar a nossa equipe!

Novo papel

No início deste ano, a AMG Guatemala nos pediu para nos tornarmos diretores de desastres naturais e converter o  Projeto TAVA em um departamento. Isso significa que continuaremos com o Projeto mas em um nível nacional e sempre que ocorrer outro desastre, ajudaremos a área afetada com o mesmo modelo de trabalho. Essa também é uma das razões pelas quais estabelecemos as nossas salas de aula em contêineres de embarcação para que possamos pegar e mover sempre que for necessário.

Próximos passos

Nossa prioridade agora é manter nossa família segura, ficando em casa e orando para que os outros façam o mesmo! Uma vez que temos permissão para deixar nossas casas e voltar ao local do ministério (1 hora de carro de onde moramos), daremos continuação ao Projeto. Não temos certeza de como será o futuro após o fim desta pandemia, mas estamos começando a planejar qual será a melhor forma de ajudar os mais necessitados. Vamos mantê-los informados sobre o desenvolvimento dessa ajuda humanitária.

Por enquanto, esses são os planos que temos para 2020:

Alimentação escolar para crianças e jovens

Estabelecemos uma parceria com a Igreja Engedi de Michigan, que nos ajudará a arrecadar fundos para equipar o refeitório que já possuímos com uma cozinha, fornecer refeições a 150 crianças e cobrir o salário de uma cozinheira.

Equipar uma biblioteca infantil

Nosso objetivo é equipar a biblioteca e usar os diversos espaços da arca para fornecer recursos educacionais, recreativos e culturais para crianças e jovens. Incluirá uma área de leitura, um centro de mídia com filmes educacionais e uma área de educação montessori.

Ministério de esportes

Um missionário nacional iniciará aulas de futebol no TAVA para crianças e jovens como uma oportunidade de evangelismo e discipulado. Ore para que o missionário consiga arrecadar todos os fundos que ele precisa para poder iniciar o seu ministério.

Academia de Música

Recebemos uma doação de guitarras de um ministério local e também encontramos um voluntário para dar o seu tempo e talento para ensinar música aos nossos alunos da comunidade. Muitos líderes de louvor das igrejas locais estão aproveitando esta oportunidade. Ele espera começar assim que pudermos voltar ao local do ministério.

Nossa família!

Enquanto passamos esses dias em casa, estamos trabalhando on-line e mantendo contato com o ministério por telefone. Também pedimos à minha mãe, que mora sozinha, que ficasse conosco para resguardá-la. Sem dúvida, também é ótimo ter duas mãos extras para nos ajudar com as crianças! Rachel está usando seu tempo para fazer ‘homeschooling’ em inglês com o Xavier de 3 anos e meio e prepará-lo para a transição entre as escolas em agosto, onde ele freqüentará uma escola de língua inglesa. Iker completou 2 anos em fevereiro e já está começando a conversar mais, é sapeca e gosta de copiar tudo que o irmão faz!

Estar em quarentena tem seus desafios, mas uma coisa pela qual agradecemos é a oportunidade de passar tempo em família!

Ore pelos alunos do TAVA e suas famílias durante toda essa situação. Pelo compromisso de continuar estudando em casa, para que seus pais possam suprir as necessidades básicas da família e mantê-las em seguros durante esse período de quarentena.

Agradecemos que estamos bem, com saúde e com o privilegio de poder ficar em casa com a nossa família; e que, apesar de nos sentirmos isolados e sozinhos, temos internet para permanecer conectados com vocês! Envie-nos atualizações das suas famílias e como podemos orar por você mais especificamente!

Em Cristo,

Miss. Gary de Léon e Rachel

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos