Skip to content

Mis. Maria Gomes (Lia) – Povos indígenas 08/10/2014

"Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam". Is. 40.31

Amados irmãos e amigos,

É dessa forma que nos sentimos quando confiamos no Senhor. As nossas forças são renovadas, corremos e não nos fatigamos e parece que voamos como águias. Algo que humanamente falando não é possível, no Senhor o impossível acontece. Assim, queridos, oro para que cada um dos irmãos esteja desfrutando da presença e companhia do Senhor a cada dia. Louvo a Deus pelas suas vidas e por tê-los comigo nessa caminhada. Sou grata a cada um pelas orações e todo o envolvimento com este ministério. Peço perdão por alguns meses sem notícias de maneira mais formal. No entanto, compartilho com muita alegria e gratidão no meu coração à maneira como Deus tem me conduzido nesses meses, em especial a sua obra nessa região.

PESSOAL

Saúde

Sigo com tratamento contínuo para o problema de estômago (hérnia de hiato, refluxo) que está estável e algumas vezes com um pouco de azia. Estive com algumas dores no joelho direito e fiz algumas terapias com medicação que auxiliou na melhora da dor. Em agosto, fui ao especialista para investigar melhor o problema, e foi pedido uma ressonância magnética, que ainda não foi possível fazê-la. Espero fazer esse exame no início de fevereiro de 2015, quando estarei em Manaus para nossa conferência anual de campo. Louvo a Deus pelo seu cuidado com minha saúde, especialmente pela conclusão do tratamento dentário (implantes) no mês de abril.

Curso de Pedagogia Intercultural – UEA

O Curso encerrou-se com o último módulo em fevereiro de 2014. A colação de grau aconteceu no dia 28 de agosto. Louvo a Deus por esta etapa concluída e que o Senhor me abençoe com mais esta ferramenta em sua obra.

MINISTÉRIO

Esses últimos meses têm sido muito gratificantes. Após a última consultoria antropológica, pude escrever um pré- projeto de evangelização usando as teologias bíblicas mais aplicáveis ao pensamento cultural do povo. Tenho utilizado de forma mais intencional em duas comunidades do povo com reuniões de pequenos grupos durante a semana para a exposição do Evangelho. Alguns membros das famílias têm interessado em ouvir a Palavra e Deus está agindo em seus corações e mentes. Além dos adultos, temos evangelizado as crianças, pois elas estão bem mais disponíveis e os pais querem que elas aprendam coisas novas.

Maio/Junho/Julho

No mês de Maio tive a companhia da Ester (chilena), que chegou para fazer parte da equipe aqui no Amazonas e está orando para o Senhor confirmar o local do seu ministério. Tivemos dias bem proveitosos na comunidade, além de compartilhar a Palavra, a Ester cuidou da saúde de crianças (diarreia, ferimentos, gripe) e dois jovens alcoolizados que foram acidentados em uma briga durante dois dias dos festejos do santo padroeiro da comunidade. Eu dei aulas de reforço escolar para as crianças que já estão no 4º e 5º ano e não sabem ler e escrever.

Em junho e julho, entivemos em outra comunidade, onde há três famílias (mais interessadas no Evangelho). Os dias ali foram especiais. Nos dois primeiros dias, duas famílias de crentes de um grupo da mesma etnia que moram em outro rio, vieram para contar o testemunho deles e evangelizá-los. Três deles testemunharam e isso ajudou na compreensão e melhor aceitação. Tenho investido, apoiado e facilitado a vinda desses irmãos para que possam evangelizar o próprio povo. No entanto, eles moram cerca de dois a três dias de viagem de distância e têm filhos muito pequenos, isso dificulta fazer essas viagens com frequência por causa da logística. Nesse tempo o Senhor nos abençoou com vários dias de compartilhar o Evangelho de forma intencional, contando sobre a história de Jesus e o seu ministério de amor e salvação dos vários grupos sociais e étnicos.

Agosto

Participei do CAPACITAR 2014 em Benevides no Pará. Foi um tempo muito bom para aprender mais sobre o estudo e análise da cultura com o alvo de evangelização de forma mais coerente e contextualizada visando a plantação da igreja. Foi especial partilhar as experiências ali com várias missionários já nos campos e outros a caminho. Nessa data, também tivemos a nossa reunião presencial do comitê junto à liderança de campo e também aproveitei os dias em Manaus para fazer as consultas médicas. Já na última semana foram os preparativos para a colação de grau – curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas em Santa Isabel.

Setembro/Outubro

Estive novamente por todo o mês de setembro nas duas comunidades. Prossegui com o compartilhar do Evangelho, falando sobre a teologia do pecado. Alguns se reconheceram como pecadores. Um deles disse: "É assim mesmo como a senhora falou, faz tempo que nós somos assim mesmo, pecadores". Utilizamos o tempo também com as crianças e com as aulas de reforço.

Nesse mês de outubro pretendo ir por mais duas semanas em uma das comunidades. No sábado 04/10, três famílias de uma das comunidades participaram do culto na igreja evangélica indígena na cidade, enquanto estavam na cidade para eleição. Acompanharei a ida de um deles ao INSS em São Gabriel para perícia e requerimento de um auxílio saúde até o início de novembro.

Por favor, continuem orando:

– Conversão e transformação do povo. Que o Espírito Santo nos dê sabedoria e graça para ministrar de forma compreensível ao povo;

– Pelo desejo de ouvir a Palavra e que o Senhor coloque questionamentos em relação à suas crenças;

– Pelas vidas de dois irmãos do outro grupo que em algumas oportunidades testemunharão e evangelizarão duas comunidades;

– Por esta viagem e processo junto ao INSS;

Por toda a equipe Amanajé: Cácio e Elisângela, Adilson e Cíntia, Carlos e Elfriede, André e Marcelle, Marcelo e Claudinha, Jacinto e Felícia, Ronofo e Bete, Francisco e Rose, Silverio e Inézia, Felipe e Arlene, Ronaldo e Rossana, Iraque e Silvéria, Alceris e Arlene, Antonio e Simone, André e Aimee, Ester, Cowboy, Chris, Gabriel e Cris, Rosinese, Jaimeson e Cleidinha, Márcio e Isaura e Markus e Léo.

 

Mais uma vez, obrigada pelas orações, carinho e suporte. Deus os abençoe com as mais ricas bênçãos.

Em Cristo Jesus,

Miss. Maria Gomes (Lia)

Santa Isabel do Rio Negro – AM

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos