Skip to content

Mis. Luciano de Azevedo

Maputo – Moçambique, março – 2019

Queridos irmãos e amigos,

Muitos de vocês têm acompanhado o drama vivido em Moçambique, devido à passagem do ciclone Idai, entre os dias 14 e 16 de Março, causando grande destruição e sofrimento. Tenho recebido diversas mensagens e telefonemas de pessoas expressando sua solidariedade e também desejosas de ajudar de forma mais prática, através de ofertas. Estou grato por isso. Mesmo estando distante da região afetada, vivi por quase dez anos em Beira, de forma que tenho muitos conhecidos e irmãos por lá. Além disso, nos solidarizamos com toda aquela população, já tão sofrida, e que enfrenta mais essa tragédia humanitária.

Sabemos que a situação em Moçambique é urgente e muitas organizações, igrejas e pessoas singulares estão se organizando para ajudar. Há uma forte emoção que impacta as pessoas nesse momento e as impele a agir. Porém, eu gostaria de pedir alguma cautela e discernimento. Em meio ao caos sempre surgem oportunistas.

Nossa preocupação não é apenas em levantar o donativo, mas ter certeza de que ele chegará ao seu destino. A recuperação da região centro de Moçambique poderá levar anos! Há ainda o risco iminente das epidemias como cólera e malária.

Queremos ajudar de forma eficaz e contínua, mesmo quando a emoção já tiver passado mas a necessidade ainda existir. Em algumas semanas as equipes de socorro e de ajuda humanitária que estão atuando na região terão ido, as notícias na TV terão passado, mas o processo de reconstrução terá apenas começado.

Contamos com vosso apoio. Pedimos também vossas orações pelo povo moçambicano. Que em meio ao sofrimento Deus manifeste sua graça. Orem também por sabedoria e conduta ética a todas as pessoas e entidades envolvidas no socorro às vítimas.

 

Novos alunos – Escola de Teologia

Nossa escola teológica iniciou o ano com dez novos alunos no primeiro ano. Estamos animados e gratos a Deus por cada um deles. O grupo é formado por pessoas maduras e interessadas em aprender mais das Escrituras. Como sabem, nossa escola de teologia é interdenominacional, embora a maioria de nossos alunos sejam presbiterianos. Dentre os alunos novos, temos alguns provenientes da Igreja Metodista e até mesmo duas alunas anglicanas, o que era inédito para nós! Pedimos vossas orações por cada um deles: Almeida, Egnisse, Fauna, Inácia, Lídia, Maria Perfeita, Manuel, Rosa, Elsa e Margarida.

Orem também pelas aulas no Seminário Unido de Ricatla onde temos também um bom número de alunos no curso de formação pastoral (21).

 

Retiro de Obreiros! 

Nosso ano teve início, como de costume em nossa igreja, com um retiro envolvendo todos os obreiros. Foi um tempo agradável, de confraternização e edificação através de vários estudos bíblicos. Tive a oportunidade de dar um desses estudos, com o tema “Líderes servos”.

Gostaria de pedir as orações dos irmãos por cada um de nossos obreiros. O ano de 2019 será desafiador! Teremos eleições para escolher a direção da igreja, o que pode trazer alguma agitação entre os obreiros. Orem por eleições tranquilas e, acima de tudo, que Deus esteja no controle desse processo que acontecerá em Julho, quando ocorrerá nosso Sínodo.

 

Alguns motivos de oração:

  • Continuem orando elos planos de construção das salas da Escola de Teologia.
  • Orem pelo Arsénio Langa, nosso aluno que se encontra em Campinas, estudando no Seminário Presbiteriano do Sul.
  • Enviamos um grupo de cinco pessoas da Igreja Presbiteriana do bairro do Aeroporto (Thlavana), onde tenho dado algum apoio, para fazerem o curso da APEC. O objetivo é fortalecer o trabalho com crianças que se encontra muito deficiente. Ore que Deus use essas pessoas.

 

Obrigado pelas orações!

Um grande abraço a todos!

 

Luciano de Azevedo

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos