Skip to content

Mis. Luciano de Azevedo (Moçambique) 29/07/2013

“Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor”. Romanos 14.7-8

 

Capacitação de Alunos da ETK

No fim de Maio, recebemos uma nova visita do Projeto Abrace Moçambique, com uma equipe de 5 pessoas, para um seminário de capacitação, tanto para os alunos e professores da ETK como para outros obreiros da IPM. O tema do seminário foi “Igreja saudável”, abordando temas relevantes como: plantação de igrejas, discipulado, pregação expositiva, liderança, disciplina na igreja, etc. Esse tipo de seminário tem sido um importante instrumento, trazendo tanto alunos como professores e pastores a refletirem juntos acerca desses temas.

O Abrace Moçambique também nos ajudou na participação de alunos e professores da ETK na II Conferência Fiel, realizada em Maputo no mês de Julho. Essa editora tem realizado seminários tanto em Maputo como em Nampula (região norte) onde, para além de palestras com excelentes preletores, dispõe aos participantes uma excelente literatura a preços especiais. O tema da conferência desse ano foi “Deus não está em silêncio, ele fala conosco ainda hoje, através da Sua Igreja, da pregação e da ciência.” Um dos preletores foi o Prof. Adauto Lourenço que, dentre outros temas, falou sobre criacionismo. No Domingo, o Prof. Adauto também pregou na Igreja Presbiteriana. Entre professores e alunos da ETK, tivemos 30 participantes que foram muito enriquecidos pelas palestras.

 

Palestras sobre Mordomia

A pedido da liderança da Igreja Presbiteriana de Moçambique, tenho trabalhado com alguns pastores na elaboração de um material para ensino sobre Mordomia Cristã nas igrejas locais. Tenho recebido diversos convites para falar sobre esse tema. Há pelo menos duas motivações importantes para o interesse da igreja em abordar esse assunto: a) a “invasão” de diversas igrejas promotoras da “teologia da prosperidade” em Moçambique (infelizmente, na maior parte, provenientes do Brasil!) trazendo confusão e dúvidas no meio dos crentes da igreja; b) a busca da maturidade e autonomia financeira, mediante o correto ensino das Escrituras sobre a mordomia na vida do crente. Orem que Deus nos dê sabedoria para lidar com esse tema e doutrinar Sua Igreja com fidelidade à Sua Palavra. Somente nesse trimestre tive a oportunidade de falar em 5 diferentes igrejas da IPM sobre o tema Mordomia.

Outro tema sobre o qual a IPM tem se debruçado com interesse é a evangelização. Por muitas décadas, as igrejas protestantes em Moçambique concebiam o trabalho de evangelização quase que exclusivamente como o engajamento em obras sociais. Depois da independência (1975) com a nacionalização da maior parte das infraestruturas de que dispunham (hospitais, escolas, etc.), essas igrejas históricas entraram numa “crise de identidade” com a privação de seus mais importantes “meios” de evangelização. Entendo que esse é o momento para uma reflexão profunda nas Escrituras, buscando consolidar uma doutrina bíblica sobre o tema “evangelização” na IPM. Orem nesse sentido! Orem por um despertamento no seio da IPM para o trabalho de evangelização. Ainda há muito trabalho a se fazer, sobretudo nas regiões centro e norte do país. Orem que Deus esteja dando aos líderes da IPM amor sincero pelas almas perdidas e visão estratégica para levar adiante a obra de evangelização em Moçambique.

 

Aulas na Escola de Teologia do Khovo

Depois de um período de descanso no mês de Julho, nossas aulas devem retomar no dia 5 de Agosto. No semestre que inicia, estarei ensinando duas disciplinas: Mordomia Cristã e Métodos de Estudos Bíblicos. Estejam orando por mim ao preparar e ministrar as aulas e pelos alunos, por uma compreensão clara das Escrituras e da matéria a ser ensinada.

Fui convidado a ensinar uma disciplina modular no curso de bacharel em teologia no Instituto Bíblico de Sofala, escola onde ensinei durante o tempo que vivi na cidade da Beira. Em setembro, portanto, devo viajar àquela cidade onde estarei por duas semanas num curso intensivo ensinando a matéria Administração Eclesiástica. Peço orações quanto ao preparo desse material. Será minha primeira experiência ensinando num curso teológico de nível superior. Estou grato a Deus por essa oportunidade!

 

Visita das Senhoras da SAF-Brasil

No início de Junho um grupo de 11 senhoras da SAF-Brasil, acompanhadas do Executivo da APMT, Rev. Agripino, estiveram em Moçambique para a doação de dez máquinas de costura e a realização de cursos de corte e costura, artesanato e palestras para a sociedade de senhoras da IPM. Fiquei muito encorajado com essa visita! Receber um grupo grande que não conhece bem o contexto aqui no campo é sempre uma incógnita em termos dos resultados. Porém, esse grupo foi muito feliz na escolha dos componentes da delegação e todas estavam bem focadas no alvo, deixando uma impressão muito positiva junto aos moçambicanos! Tenho certeza de que, além de terem realizado um bom trabalho, fortaleceram os laços entre a IPM e a IPB. Glória a Deus por isso!

Durante o mês de Julho houve um importante evento na IPM: a reunião do Sínodo Geral. Estou enviando um anexo à minha carta onde poderão ler mais sobre esse evento.

Um grande abraço a todos!

 

Luciano de Azevedo

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos