Skip to content

Mis. Luciano Azevedo (Moçambique) 14/08/2012

Escola de Teologia do Khovo

O primeiro semestre foi desafiador para a ETK em função não apenas de minha viagem ao Brasil, mas também da ausência de nosso diretor, Obede Baloi, que está na Alemanha para estudos. Nossa diretora pedagógica, Herondina e nossa querida secretária, Fatiminha, fizeram um bom trabalho em nossa ausência e mantiveram a escola funcionando sem maiores problemas. As notícias no meu retorno foram animadoras, sobretudo com relação aos alunos do primeiro ano. O testemunho dos professores que estiveram ensinando essa turma é de que o grupo é extremamente aplicado e mostra bom nível de conhecimento bíblico. De modo geral, os pastores da IPM acreditam que a tendência é de que o nível das turmas melhore ano após ano.

Durante o segundo semestre estarei ensinando as seguintes disciplinas: Evangelismo, Métodos de Estudo Bíblico e Vida Cristã. Peço aos irmãos que estejam orando por mim, no preparo e na ministração dessas aulas, assim como por um bom aproveitamento por parte dos alunos.

 

 

Jubileu da Igreja Presbiteriana de Moçambique

No mês de Julho a IPM completou 125 anos de existência. Tivemos uma grande festa de comemoração com a participação de irmãos vindos da Suíça, país de onde vieram os missionários fundadores da então Missão Suíça (posteriormente Igreja Presbiteriana de Moçambique). Para além de muitas visitas provenientes de outros países (USA, França, África do Sul, Brasil, etc.) contamos também com a presença do presidente de Moçambique! A IPB também enviou representantes: Rev. José João de Paula (APMT) e Rev. Gessé Rios (Missionário na AS).

O evento celebrou o passado glorioso da IPM em Moçambique, o que foi enfatizado por diversas vezes nos diversos discursos proferidos. Nossa oração, porém, é que a igreja aprenda com o passado sem viver no passado. Esperamos que a IPM, mediante um firme compromisso com as Escrituras, seja uma igreja atuante no presente e com uma visão sempre renovada para o futuro.

Casa Koinonia

Esse nome pode parecer novo para mitos de meus intercessores, porém trata-se de um local muito significante para mim. É a primeira casa que me hospedou quando entrei em Moçambique pela primeira vez, mais de 11 anos atrás! Desde então, tenho sempre me hospedado aqui quando passo por Maputo e, desde 2010, tenho ajudado essa casa na área administrativa. Tendo em vista minha dificuldade com moradia em Maputo e a necessidade da Casa Koinonia por alguém para apoiá-los na administração do local, aceitei o convite de viver aqui. Vale lembrar que isso não afeta em nada meu ministério junto à IPM.

 

 

 

O que é a Casa Koinonia? 

Diante da grande dificuldade de hospedagem para missionários que, anos atrás, era ainda maior que hoje, um grupo de pessoas liderado pelo casal Evangeline e Hans Casqueiro (já falecido), deram início a esse ministério denominado de Associação Casa Kononia, há cerca 15 anos. A grande propriedade que pertencia ao casal, localizada na região central de Maputo, passou a ser conhecida por “oásis para missionários”. A maioria dos missionários, pastores e voluntários que já passaram por Maputo conhece ou já ouviu falar do local. Muitas pessoas, de diferentes países do mundo (moçambicanos também!) hospedam-se aqui para realizar algum tipo de trabalho missionário. Há cerca de dois anos eu faço parte da direção da Casa Koinonia, ajudando-os alguns dias da semana a atualizar o sistema de contabilidade deles. Desde meu retorno em junho, fui convidado a viver aqui, considerando também a viagem aos EUA das irmãs Evangeline e Juanita que cuidam da casa.

Estou enviando em anexo um prospecto da Casa Koinonia para terem mais conhecimento e poderem também orar por esse ministério. Temos atualmente cerca de 10 funcionários e a capacidade de hospedar até 25 pessoas ao mesmo tempo.

Obrigado pelas orações!

Um grande abraço a todos!

 

Luciano de Azevedo

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos