Skip to content

Maria Gomes

Timor Leste, Agosto de 2022

Queridos amigos, irmãos e intercessores,

Graça e Paz! “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. Is. 41.10

Meus amados, quanto tempo! Já são quase seis meses aqui no Timor Leste!

No meu coração há espaço para gratidão e alegria, pois tenho experimentado essa verdade contida no texto acima, provado da destra fiel do Senhor. Louvado seja o Senhor e cada um dos irmãos que tem vivido essa mesma experiência em seus desafios diários. Gratidão!

Vida Pessoal/saúde/Visto

Tive a minha primeira dengue aqui no Timor, foram duas semanas difíceis, contudo o Senhor providenciou recursos, cuidado e restauração. Louvo a Deus pelos irmãos e amigos aqui que me auxiliaram, fazendo o melhor. Agradeço de coração. Continue orando pela saúde, preciso tomar alguns complementos, fazer exames para acompanhar a minha tireoide e se caso precise, começarei a tomar medicação. Ore pela saúde! Minha família no Brasil está bem, por favor, continue orando pela conversão dos que ainda não conhecem o Senhor! Ore para que cada dia eu possa aproximar mais do Senhor e ter a devocional como primazia em minha vida. Estar aos pés do Senhor! Geralmente no campo missionário é um desafio, contudo o mais importante! Orem também pela finalização do mestrado em formação de professores, nesse semestre tenho o desafio de escrever a dissertação e vou fazer a pesquisa em escola pública aqui e o desafio é entender as necessidades da alfabetização e letramento na língua Tétun, além do tempo dedicado a isso.

Louve a Deus pelo visto de voluntário por 4 meses que conseguimos, expirará dia 06/10, portanto tenho o desafio de renovar o visto agora em Setembro, por mais 4 meses ou tentar um visto de trabalho por um ano, que é um desafio, pois é um processo longo, burocrático e demorado. Ore por abertura, sabedoria, graça e recursos!

Ministério e Estudo da Língua

Esse ano é o ano de investimento de forma intencional e dedicada para a aprendizagem da língua. Tenho conseguido avançar, no entanto, falta muito para falar bem e poder escrever bem, pois essas são habilidades que são essenciais para o desenvolvimento do ministério proposto aqui. Paguei duas semanas num instituto, depois com uma irmã da igreja com algumas horas na semana em casa, e agora nesse mês de Agosto, voltei a um Instituto de ensino de línguas, além do estudo individual em casa. É um desafio, pois os valores são altos, não é possível estudar vários meses numa instituição. Orem por recursos e por um bom desenvolvimento na Língua Tétun. Que Deus dê bons relacionamentos e oportunidades para desenvolver a comunicação e compreensão. O que seria uma facilidade para muitos, para mim é um desafio!

Apesar da limitação da língua, tenho tido algumas oportunidades ministeriais que desafiam, e me leva a fazer, ainda que com muitos erros: Auxílio o ministério infantil da Igreja Presbiteriana em Dili, contando a história bíblica e algumas atividades uma vez ao mês. No mês de Julho, tivemos (eu e a Tábata) uma programação com as crianças num povoado chamado Loes, onde há algumas igrejas, foi uma tarde especial com aquelas crianças. Orem pelas crianças e lideranças para que tenham a visão de alcançar as crianças, infelizmente na cultura timorense, mesmo na igreja, não tem espaço para as crianças.

Tenho auxiliado a Igreja Presbiteriana de Liquiça com uma devocional com os jovens aos sábados, uma vez ao mês, e agora dia 13/08 vamos ter uma programação mais animada com uma gincana bíblica. Ore por esse tempo, preparo, pelos jovens, são ainda poucos e alguns deles, quando vem para a Universidade tende a abandonar o evangelho. Orem por conversões verdadeiras e alegria em servir ao Senhor. Orem pelos pastores, pois é um desafio à igreja do Timor. Estarei também dia 14/08 pregando pela primeira vez, na igreja de Liquiça. Orem por graça, unção e autoridade do Espírito Santo que a Palavra seja aplicada com compreensão aos corações, apesar da limitação da língua.

Continue orando pelo projeto de produção de material e auxílio de treinamento de líderes, isso é o alvo do projeto aqui no Timor. Tenho recebido alguns convites para auxiliar nessa área, ajude-me a fazer aquilo que é a direção do Senhor no fortalecimento e crescimento espiritual da Igreja do Timor-Leste.

Nesse ano, tenho auxiliado o projeto Esperança, da WEC International, com aulas de português para jovens, durante três horas por semana. Orem por isso, é uma necessidade, no entanto, não é o foco do projeto, apenas antes de poder desenvolver o projeto.

O Senhor tem dado-nos a oportunidade de discipular vizinhos aqui onde moro. Esta é a Mana Sandra. Temos usado um estudo no livro de Marcos, em Tétun “Mai ita coñese Jesus” (Vamos conhecer Jesus) produzido pelos irmãos da Uniaun Bíblica no Timor-Leste, ore por conversões e crescimento no relacionamento com Deus, e por mais pessoas para discipulá-las.

Visitas a Região e Eventos

Até agora tenho visitado alguns municípios (estados) e distritos (municípios) e comunidades: Liquiça, como já mencionei acima, Lóes que é um sub-distrito de Liquiça; Viqueque, visitei uma aldeia onde há uma plantação de uma igreja presbiteriana. Fica numa região bem isolada. Fui com uma equipe aqui da igreja de Díli e foi muito especial conhece-los e passar o fim de semana lá. Lembrei-me das comunidades indígenas do Amazonas, quase igual (rsrsrs). Um desafio, cultural, linguístico e geográfico, fica nas montanhas. Orem por conversões e por trabalhadores para a seara do Senhor que queira investir suas vidas num ministério assim. Visitei Manufahi, no município de Same, para conhecer a igreja e participar de um casamento de um casal de irmãos da igreja Assembleia de Deus. Foi muito especial, quanto coisa a aprender nesse ritual de passagem. Entender um pouquinho de como funciona o casamento no Timor-Leste.

Agradeço os queridos irmãos por ser suporte em meu ministério durante todos esses anos, especialmente aqui no Timor- Leste. É certo que o nosso Deus e Pai, provedor de todas as coisas possa retribuir a cada um de vocês. Agradeço a toda liderança e irmãos de todas as igrejas parceiras. Deus abençoe ricamente!

 

Um abraço com carinho a todos vocês!

Miss. Maria Gomes (Lia)

e-mail: [email protected] , [email protected] – Whatsapp: +670 77875873

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos