Skip to content

Maria Gomes

Timor Leste, março de 2022

Graça e Paz! “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. Sl. 50.15

Queridos amigos, irmãos e intercessores,

Graça e Paz !

É com muita alegria e gratidão que escrevo minha primeira carta de notícias e oração daqui do Timor Leste. Semana passada, dia 18/03 fez um mês que cheguei aqui. Sou muita grata a Deus e aos queridos irmãos por essa oportunidade. Em apenas um mês já vivi tantas coisas aqui que parece que estou a mais tempo. Algumas coisas já compartilhei pelo status do whatsapp.

VIAGEM(MILAGRES)

A viagem, como muitas vezes, tem os seus perrengues: Cancelamento e mudança de voo faltando dois dias para a viagem, graças a Deus, mesmo tendo que pagar uma boa quantia para termos o voo no aeroporto que nos facilitaria com a conexão com a outra Cia, Air Timor, deu certo. Foi bem cansativa, mas chegamos bem (eu e a Tábata). Só uma grande surpresa foi as minhas malas não chegarem no mesmo voo que eu, e assim, fiquei sem as malas por duas semanas. Glória a Deus que após duas semanas, as malas chegaram e tudo estava certo com elas, não havia sido extraviadas nem roubadas. Difícil ficar duas semanas com duas roupas que havia colocado na mala de mão, no entanto em tudo dai graças.

RECEPÇÃO FAMÍLIA FOGAÇA – IGREJA IEPTL

Louvo a Deus pela família Fogaça que nos recebeu com uma ótima hospedagem nas dependências onde fazem o ministério deles de tradução. Hellen nos ajudou-nos introduzindo em tudo que precisava nos primeiros dias: compra, telefone e internet, documentos, vistos, casa, mobílias e outros. Uma bênção! Já no mesmo dia recebemos a visita do pr. Krisensio da Igreja Presbiteriana do Timor Leste dando as boas vindas e orando por nós. No sábado a liderança da igreja preparou uma recepção para nós nos introduzindo à família da igreja. Dando-nos um presente muito importante para os Timoroan que é o Tais, dizendo vocês são muito bem vindas e agora faz parte dessa família. Uma coisa linda! Louvado seja Deus.

CASA E ESTUDO DA LÍNGUA TÉTUN

Uma semana depois já havia alugado o meu cantinho num lugar simples, mas seguro e com a companhia de outras missionárias morando no mesmo lugar. Louvo a Deus mais uma vez que é uma casinha com dois quartos e o dono fez um preço de 220 dólares ao mês. Claro que se convertermos em nossa moeda ficamos assustados com o valor. Uma das coisas que me disseram assim que pus o pé no Timor. “Não converta o valor em real, senão vai ficar desesperada.” De fato. Louvado seja o Senhor por todas as coisas, pois os dois anos de pandemia auxiliou-me a juntar um valor que pudesse chegar aqui e me estabelecer nesse início. Se não nem sei como seria.

O aprendizado da língua Tétun, depois de uma semana, já iniciamos as primeiras aulas num Instituto de Educação Tecnológica onde tem um curso de Tétun. Foi uma semana intensa de quatro horas por dia, mais as atividades em casa. Um valor alto que não é possível estudar o tempo todo lá ou por mais tempo. Então, consegui uma jovem da Igreja Presbiteriana que veio por duas semanas durante tres vezes na semana por duas horas cada dia. Espero que possa prosseguir, assim, fica um valor mais em conta para mim. Orem pela professora Dacepamina e por nós (eu e a Tábata) para que o Senhor nos ajude a ter fluência na Língua. Possamos focar nesses primeiros seis meses na aprendizagem e desenvolvimento da língua e conhecimento da cultura. Até o momento, não ouvi ninguém falando Português, pelo contrário dizendo que não falam português, mesmo sendo um país que tem a Língua Portuguesa como oficial. Ainda não dá para dizer por quê.

VISITAS A IGREJAS

Temos ido para o culto aos domingos de manhã e algumas reuniões aos sábados, e também em outros distritos para conhecer novas congregações e igrejas. Graças a Deus, agora já dá para entender um pouco mais da mensagem e do que acontece no culto. Tem sido um privilégio conhecer novos irmãos e líderes. Com tão poucos recursos bíblicos, teológicos na língua falada, continua perseverando. Ore pela igreja do Timor Leste. Essa semana dia 24/03 estarei falando com um grupo de crianças de uma série da escola primária fundada pela missionária Soraia, brasileira. Será tipo um momento devocional com o tema Fé. A maioria das crianças não são cristãs evangélicas. Que o Senhor guarde essas crianças que elas possam aprender a crer e amar a Jesus.

No início de Abril, planejo passar umas semanas na casa de uma família de pastores em um distrito não tão distante de Díli. Orem por esse tempo lá para melhorar a aprendizagem da língua, bons relacionamentos com o povo, e uma experiência com a igreja.

Queridos, tive também esse fim de semana a grata surpresa de ter o celular roubado. Um transtorno. Graças a Deus consegui comprar um outro bem mais simples e pude retornar aos contatos e poder enviar minhas notícias. Mas estou na luta com os aplicativos do banco. Preciso cadastrar as chaves de segurança. Orem por isso. Segue meu novo número abaixo.

Louvo a Deus por tudo que tenho vivido aqui. Que o Senhor me ajude com uma boa adaptação e possa desempenhar aquilo que Deus tem me guiado a fazer.

Pedidos de oração e Louvor

  •   Gratidão a Deus por tudo que tem acontecido aqui no Timor;
  • Pelas igrejas e irmãos pela fidelidade, encorajamento e cuidado;
  • Pela minha saúde;
  • Orem pela aprendizagem da língua, pois é muito cansativo ficar tentando falar e compreender o tempo todo;
  • Pelo complemento de sustento e pela fidelidade dos irmãos para com a obra missionária;
  • Pelo visto de voluntário que estamos preparando os documentos, estamos aguardando um documento do Brasil.Para que Deus toque aos corações das autoridades, pois se não conseguirmos vamos tentar mais trinta dias de visto de turismo e depois teremos que sair do país, viajar para um país vizinho e entrar novamente com visto de turista, além dos gastos com vistos será os gastos com viagem. Peça ao Senhor para agir nessa situação;
  • Orem pelos estudos com o mestrado ainda nesse ano. Deus me dê sabedoria e tempo para fazer tudo que preciso;

Finalizo com o coração grato pelas orações e por caminhar comigo durante todos esses anos. Deus supra as necessidades de cada um. Em oração por todos vocês.

Maromak fo bensaun! Deus abençoe a todos!

Grande abraço!

Miss. Maria Gomes (Lia)

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos