Skip to content

Luiz Gomes e Cláudia (Portugal) 8/04/2019

Centro de convivência para idosos em Portugal

No dia 21 de março, como de costume, após o culto matutino, estivemos visitando alguns idosos que vivem no “Lar” e que já não podem mais se locomover. Fizemos nossa primeira visita foi ao Sr. Francisco. Este homem foi sempre um crente fiel ao Senhor Jesus. Perdeu a sua esposa a cerca de quarenta anos. Todas as vezes que nos encontrávamos ele pedia-nos que cantássemos o hino no 6 do hinário evangélico português. Era hino preferido de sua esposa. O refrão do hino diz: Gloria, gloria, damos ao Salvador. Glória, glória por seu imenso amor. Glória, glória temos a paz com Deus, Glória, glória vamos cantar nos céus. O Sr. Francisco já estava muito debilitado, já não conhecia quase ninguém. Fiquei emocionado quando ele me viu e balbuciou: “Olá Luiz, e a Cláudia, como esta?” A seguir disse: “O seis” então Sabia que se referia ao hino. Passamos a cantar. Sua expressão de alegria e conforto jamais esquecerei. Saímos para outras visitas e logo vieram nos informar que ele havia falecido. Completaria 100 anos em setembro, mas quis Deus que ele continuasse vivendo, só que já agora, na eternidade.

São estas as coisa nos fazem mais abençoados do que abençoadores. Fortifica nossa fé e nos anima a transmitir esta mensagem a aqueles, que vivem ali no Lar de idosos e ainda não conhecem ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. Cada irmão que ora e participa conosco é um pouco responsável por esta obra que o Senhor tem realizado aqui no velho continente.

No restante do trabalho do Centro de Convivência, continuamos nossa rotina de realização de cultos as quintas-feiras pela manhã, algum programa cultural e visitas aos quartos dos que estão mais acamados.

Projeto Atos 2:47 Apoio Domiciliário

As terças-feiras continuamos com o projeto Atos 2:47 de apoio domiciliário. Esta tem sido uma oportunidade missionária única, pois junto com uma equipe multidisciplinar, que atende as mais diversas necessidades físicas (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares para limpeza da casa) temos a grata oportunidade de levarmos conforto espiritual. Nem sempre é fácil, porem temos pedido a Deus graça e sabedoria para ser usados nesta frente de evangelização provida por Ele mesmo.

Brandoa, Cascais e Carnaxide

Nosso domingo, graças a Deus, tem sido bastante ativo. As 9hs, temos apoiado o trabalho numa pequena igreja no bairro da Brandoa até as 10:15. Trata-se de uma igreja cujo pastor faleceu e havia pedido que na sua falta apoiássemos este trabalho. Temos cooperado com esta igreja até que o Senhor envie um novo pastor para assumir este trabalho. Para nós tem sido um grande privilégio.

As 11:00 horas estamos nos reunindo com alguns irmãos brasileiros que vieram para Portugal e estão morando na região de Cascais. O presbítero Edilson abriu sua casa e já somos cerca de 30 pessoas, incluso um casal de português. Temos orado para que Deus abençoe este projeto e que possa nascer ali mais uma igreja aqui em Portugal, assim como Ele nos abençoou para trazer a Igreja da Luz em Benfica para a Igreja Cristã Presbiteriana de Portugal.

Às 16hs. temos participado ativamente da igreja Evangélica Presbiteriana de Carnaxide. Temos o privilégio de poder auxiliar com a liturgia do culto.

Devido as lutas do campo e grandes dificuldades, neste momento, a igreja esta sem um pastor próprio, sendo assistida por um rodízio de pastores do presbitério. Como tesoureiro da igreja e liderança, temos procurado estar junto desses irmãos enquanto o Senhor envia obreiros para sua seara.

No Presbitério, a cada última quarta feira do mês o presbitério realiza uma reunião de oração com todas as igrejas ligadas a ela e há um rodízio de templos e pregadores. Neste mês de março, tivemos o privilégio de dirigir a reunião que aconteceu na Igreja Presbiteriana de Telheiras. Que o senhor continue dando ao seu povo maior sede para busca-lo em ardente oração e confiar na sua resposta.

Notícias da família

Nosso filho Nathan esta a estudando no Instituto politécnico de Beja, a 180 Km daqui. Esta semana recebemos a excelente noticia que ele foi escolhido para fazer o Erasmus na cidade de Valencia, na Espanha. Agradeço imensamente a Deus por este privilégio concedido a ele e pela sua vida, pois ele tem uma vida devocional em casa e um bom testemunho por onde ele passa. Minha esposa Cláudia continua sempre animada e me animando no serviço ao Senhor. Tivemos algumas dificuldades de saúde este ano, mas graças a Deus já estamos recuperados. Em tudo vemos a forte mão do Senhor nos livrando, guardando e conduzindo segundo seus propósitos.

Motivos de gratidão e louvor

Louvamos a Deus por todo trabalho que tivemos o privilégio de desenvolver aqui. Ele é fruto único e exclusivo da misericórdia de Deus para com os eleitos que ali tem-se achegado, bem como para conosco, que nos sentimos imensamente felizes por ser usados por Deus na sua obra.

Louvamos a Deus também por você, irmão em Cristo que ora por este projeto, que contribui e divulga. Que Deus continue abençoando ao irmão, sua família e igreja de forma poderosa para honra e glória de seu próprio nome. Percebemos que tudo é provisão de Deus.

Motivos de oração

– Peço aos queridos irmãos que orem por minha esposa Cláudia, minha filha Liz que fará uma cirurgia. Seu esposo e filhos. Meu filho Lucas, sua esposa e

filha (ambos no Brasil) e meu filho Nathan aqui em Portugal.

– Pelos Brasileiros que tem chegado em grande quantidade a Portugal. Especialmente irmãos nossos que vem em busca de uma oportunidade de trabalho.

Louvamos a Deus também por você, irmão em Cristo que ora por este projeto, que contribui e divulga. Que Deus continue abençoando ao irmão, sua família e igreja de forma poderosa para honra e glória de seu próprio nome. Percebemos que tudo é provisão de Deus.

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” 1Ts 5:18

“Bem-haja” é uma expressão usada no interior de Portugal, especialmente na região da Beira Alta, que quer dizer: desejo que Deus lhe recompense pelo bem que me fizeste, sou grato.

Parece ser comum nos tempos atuais, motivado pelo excesso de atividades e compromissos exigidos pela vida moderna, deixarmos um pouco de lado esta virtude tão bíblica. O apóstolo Paulo escreve aos Tessalonicenses lembrando que devemos ser em tudo gratos a Deus; mais que isto, devemos também ser gratos ao nosso próximo pois isto agrada a Deus. Quando assim o fazemos, reconhecemos que Deus esta utilizando aquele irmão para nos abençoar e assim nos unir. A igreja do Senhor Jesus, em todo mundo, cresce com a proclamação da palavra de Deus e com a fraternidade entre os irmãos.

Sou grato a Deus pela companhia e liberalidade dos irmãos e irmãs que tem conosco caminhado, já a mais de 6 anos, no Projeto Centro de Convivência para Idosos em Portugal. Rogo a Deus que continue a nos dar a visão de reino e a nos preparar para volta do Nosso Senhor Jesus. Podemos sentir daqui o carinho e a intercessão das igrejas em nosso favor. Por isso e por tudo, eu e minha família lhes dizemos, Bem Hajam.

 

Luiz Gomes

luiz.fernando80@yahoo.com.br

Projeto Convivência para idosos em Portugal

BANCO ITAÚ

Ag. 9204

C.POUPANÇA 07522-1/500

CPF: 422.800.447-49

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos