Skip to content

Luiz Fernando e Cláudia

Portugal, janeiro de 2021

 

“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, livrou-me de todos os meus temores”. Salmos 34:4

 

Poderíamos citar dezenas de passagens bíblicas nos exortando a “Buscar ao Senhor.” Entretanto algumas vezes não avaliamos com profundidade a importância desta busca especialmente quando temos nossos próprios planos, nossos próprios projectos de vida.

Não deveríamos buscar a Deus somente quando as coisas estão difíceis, mas deveria ser um acto contínuo, diário, uma conversar intima com o Senhor. Buscar é interagir, é nos santificar e assimilarmos o carácter de Cristo.

Diante de um novo ano que começa, onde os líderes deste planeta ainda não estão certos de como proceder neste caos pandémico, o Senhor nos ensina, através do salmista David, a livrar-nos de todos os temores.

Certamente que 2020 foi um ano para aprendermos mais do que em uma década.

– Primeiro: Aprendemos que Deus está no controle de tudo, Ele é soberano.
– Segundo: Aprendemos que somos mais frágeis do que imaginávamos e nossos planos mais falhos do que acreditávamos.
– Terceiro: Aprendemos que não devemos pedir para Ele abençoar nossos planos mas para que nos abençoe nos planos Dele.

Todo aquele que busca ao Senhor, certamente viverá sem temor. Que Deus nos abençoe colocando em nossos corações a sede de sua presença para que possamos testemunhar desta segurança de andar com Ele.

DESEMPENHO NO CAMPO

O Ano de 2020 certamente ficara marcado em nossas vidas como o ano da quebra de paradigmas. O mundo esta sofrendo uma grande transformação. Porem o Senhor em nada mudou e seu cuidado tem sido grande para com a obra missionária aqui em Portugal. Em especial para com nossa família e todos os missionários aqui na Europa neste tempo de confinamento. Assim também, sei que o Senhor continua a abençoar ao meu querido irmão e irmã que tem- nos acompanhado neste projecto em Portugal. Compartilho então, um pouco do muito que o Senhor tem feito por nós e através de nós aqui em Portugal.

No Centro de Convivência

No Projecto do Centro de convivência para idosos, como relatamos no
último boletim, ainda não podemos estar presencialmente com os nossos
queridos idosos por ser o maior grupo de risco no pais. Neste fim de ano o
número de infectados com o coronavírus tem aumentado sobremaneira e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal, tem sido bastante rigoroso quanto
ao contacto com os utentes dos lares de idosos. Existe uma expectativa de no segundo semestre podermos retomar ao contacto presencial, uma vez que as vacinas já comeram a ser administradas aos idosos residentes nos abrigos. Normalmente os cristãos tem buscado as redes sociais para cultuar ao nosso Deus, porem com os idosos isto é sempre uma grande dificuldade. Muitos deles tem dificuldades de aceitar que o culto on-line. Acham que o culto está acontecendo lá no templo e ele esta distante do culto. Continuamos a gravar vídeos reproduzindo todo nosso momento de culto onde eles já estão habituados. Ali cantamos, oramos por eles e pregamos a palavra. Enviamos para a direcção do lar de idosos e eles tem apresentado para eles no data show. Recebemos o retorno a direcção de que eles têm gostado muito por ter este tempo de culto ao Senhor como também de serem lembrados por nós nestes tempos difíceis. A Deus toda honra e toda a Glória.

No apoio Domiciliário

Igualmente, o projecto ACTOS 2.47, de apoio domiciliário, teve que ser interrompido por se tratar de visitas aos idosos em suas casas. O que temos procurado fazer é entrar em contacto telefónico regularmente com eles e ali conversamos bastante, lemos a Bíblia e oramos com ele. Temos visto a mão de Deus agir na vida deles, bem como também em nossas vidas pois tem-nos animado e abençoado neste tempo de confinamento. Quando possível, temos procurado encontrar algumas irmãs em locais aberto para um café.

Novos desafios

Neste final de ano de 2020, saímos da região de Lisboa, onde vivíamos para morar na pequena cidade de Alpiarça, próximo a Santarém. Trata-se de uma cidade de 7.000 habitantes e que não existe qualquer trabalho evangélico na cidade. Nem neopentecostal. Apenas Católico Romano. Começamos o trabalho de conhecer as pessoas e nos fazermos.

conhecidos a partir de nossos vizinhos. Cremos que o Senhor tem ali povo seu. Peço aos irmãos que orem por mais este desafio. Ainda assim, continuaremos com o trabalho no Lar de idosos, que fica a cerca de 100 km daqui. Este trabalho já estamos a desenvolver a cerca de sete anos na cidade de Loures. Por favor orem por este
desafio.

Presbitério

No Presbitério, estivemos participando na escala da direcção da reunião de oração com as igrejas do presbitério.

Na Base Europa:

Tem sido um grande bênção podermos nos reunir através da plataforma zoom, todas as terças feiras das 07:00 as 08:00 horas e quintas feiras das 20:00 as 21:00 horas, para oramos uns pelos outros com os irmãos da Base Europa. Algumas vezes, temos sido convidado pelo coordenador para trazer uma palavra devocional nestas reuniões. Pessoalmente temos sido bastante edificados. Este grupo reúne missionários de Portugal, Espanha, Inglaterra, Escócia, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Albânia e Roménia. Que o Senhor faça prosperar seu reino aqui neste continente e que sejamos instrumento para edificação e crescimento desta obra que é Dele…

Projecto Ana

Por iniciativa das irmãs esposas dos missionários, foi criado o projecto Ana onde estas valorosas mulheres tem se reunido para orar por seus filhos e demais familiares. A Cláudia, minha esposa, tem participado activamente deste grupo e tem sido grandemente abençoada por estar próxima das outras irmãs missionária mas principalmente, maior tempo na presença do Senhor. Que Deus continue a abençoa-las.

Participação em devocionais

Constantemente temos sido convidados para trazer uma palavra em algum culto online. Uma destas oportunidade tem sido pregar no culto (online) de domingo na Comunidade Presbiteriana Reviver. Trata-se de um grupo de imigrantes brasileiros que vivem próximo a Cascais e que cooperamos no começo deste trabalho. A Deus toda honra e toda a glória

Crescimento Espiritual : Tivemos o privilégio de participar com um capitulo do livro Fortalecimento e frutificação em tempos de pandemia. Falamos sobre: Ministérios para cuidar de grupos de vulnerabilidade com ênfase na terceira idade. Editora Sepal.2020

Notícias da família:

Um dos motivos da ida ao Brasil da minha esposa Cláudia era para cuidar do seu pai. Infelizmente, no dia 14 de Outubro, ele partiu para glória. Nosso conforto é que ele, em meio a muito sofrimento, confessou ao Senhor Jesus como seu salvador e nossa esperança é estamos todos juntos na eternidade. Peço que orem pela Cláudia e sua mãe que tem sentido muito a falta do esposo. O tratamento médico que a Cláudia começou no Brasil, esta dando resultado, graças a Deus. Quero agradecer pelas orações. Nosso filho Nathan, continua a estudar na cidade de Beja, na região do Além-Tejo. Esta região tem apresentado um grande número de casos de contaminados com o Covid 19. Peço a todos que orem também por Ele. Nossos filhos no Brasil Liz e Lucas continuam sendo abençoados e guardados por Deus em todo tempo.

Motivos de agradecimento e louvor

Agradecemos a Deus porque Ele tem abençoado nossa família, apesar de todos os perigos. Louvamos a Deus por todo trabalho que temos o privilégio de desenvolver aqui, especialmente nestes tempos difíceis. Ele é fruto único e exclusivo da misericórdia de Deus para com os eleitos que ali tem-se achegado, bem como para connosco que nos sentimos imensamente felizes por ser usados por Deus na sua obra.

Louvamos a Deus por todas as irmãs das SAFs, em todo Brasil que oram e oram por nós e tem ofertado no campo missionário.

Agradecemos a Deus por que podemos ter acesso a tecnologia da internet e 2 vezes por semana temos nos reunido numa plataforma on-line da Base Europa para orarmos uns pelos outros e as quartas feiras e domingo nos demais trabalhos. Louvamos a Deus também por você, irmão em Cristo que ora por este projecto, que contribui, divulga e tem sensibilidade com o corpo de Cristo aqui em Portugal. Que Deus continue abençoando ao irmão (ã), sua família e igreja de forma poderosa para honra e glória de seu próprio nome. Percebemos que tudo é provisão de Deus.

Pedidos e oração

– Por este novo desafio de proclamar o evangelho do Senhor Jesus na região de Santarém

– Por Portugal e Brasil, para que este tempo de grande provação seja também de quebrantamento aos Deus único e verdadeiro

– Pelo Projecto do Centro de convivência para idosos, para que Deus continue a abrir portas e novos parceiros. Para que Deus nos use mais e mais em sua obra aqui em Portugal.

– Pela igreja Cristã presbiteriana de Portugal. Por novos obreiros para o campo
– Para que a igreja no Brasil e em todo mundo jamais perca a paixão pelas almas perdidas.
– Pelos Brasileiros que chegam em grande quantidade a Portugal e muitos passam por grandes dificuldades porque o desemprego tem aumentado de forma drástica em todo o pais.

Peço que orem para que Deus nos dê forças e saúde para levar a cabo, todo trabalho que temos o privilégio de desenvolver aqui. Ele é fruto único e exclusivo da acção de Deus e sua soberania. Peço aos queridos irmãos que orem por minha esposa Cláudia, minha filha Liz, seu esposo e filhos, meu filho Lucas e sua esposa e filha (ambos no Brasil) e meu filho Nathan.

 

Em Cristo

Luiz Fernando e Cláudia

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos