Skip to content

Luciano de Azevedo

Moçambique, abril de 2021

 

“Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos!” Salmos 96:3

 

Estimados irmãos e amigos,

Quero iniciar essa carta expressando meu pesar pelo momento difícil que o Brasil está vivendo, devido ao agravamento da pandemia no país. Tenho acompanhado as notícias em oração!

 

Situação da Covid-19 em Moçambique!

Pela graça de Deus, temos visto os números de infectados e de mortes caírem em Moçambique. Sabemos que novas ondas de agravamento da pandemia poderão vir, ainda assim, temos esperança da manutenção desses números baixos no país. Isso permitiu que o governo relaxasse um pouco as restrições: retorno às aulas presenciais, mudança do horário de recolher obrigatório nas capitais para as 22h da noite, dentre outras. Entretanto, ainda não pudemos retornar aos cultos presenciais. Com algumas ressalvas, acredito que o governo de Moçambique tem tomado decisões corretas até aqui e gerido com responsabilidade a pandemia. Graças a Deus por isso! É misericórdia divina mesmo!

 

Retorno às aulas no Seminário e na Escola de Teologia do Khovo!

Com algumas adaptações no horário e tomadas as devidas precauções sanitárias, retornamos às aulas presenciais na Escola de Teologia do Khovo. Estamos muito felizes em estar de volta ao convívio com os alunos. Como os irmãos acompanharam em minhas cartas anteriores, havíamos cancelado o ano acadêmico em 2020. Alguns alunos com mais idade e que vivem longe da escola, estão retornando de forma gradativa, por precaução. No momento, temos 25 alunos matriculados na ETK.

Peço que orem por segurança e proteção aos nossos alunos e professores.

  • Orem também por esse retorno às aulas e pelas adaptações feitas, de forma a não prejudicar a ministração das aulas.
  • Orem por nós, que estamos tentando gerir esse retorno às aulas com sabedoria e responsabilidade.
  • Orem pela preparação e ministração das aulas. Na ETK estarei ensinando Evangelismo e Discipulado, Métodos de Estudo Bíblico e Vida Cristã.
  • Orem também pelas aulas no Seminário Unido de Ricatla, onde estou ensinando duas disciplinas: Missiologia e Homilética. Antes do início das aulas tivemos um tempo de treinamento e planejamento com os professores (foto).

 

Curso de Professores Evangelistas de Crianças (Instrutores)

No início de 2020 demos início a esse curso, que foi interrompido em Abril de 2020 devido à pandemia. Esse curso tem sido possível a partir de uma importante oferta do DM Exchange et Mission (Missão Suíça). A direção da Igreja Presbiteriana de Moçambique decidiu por retomar as aulas desse curso agora em Abril. Temos 16 alunos, sendo que a maioria deles são provenientes de províncias do Centro e Norte do país. Os alunos começam a chegar, pela graça de Deus, no próximo dia 15 e as aulas estão programadas para reiniciar dia 19/Abril.

  • Orem pela viagem dos alunos – alguns virão de longe, com viagens que durarão até dois dias. Há muitos perigos pelo caminho (incluindo ataques de guerrilhas), além do risco da Covid-19.
  • Orem pela retomada das aulas depois de um ano de paralização. O curso está previsto para ter a duração de 18 meses. Os alunos estarão vivendo na capital, Maputo, durante esse tempo. Estarão hospedados na sede da Igreja Presbiteriana, numa casa que foi reabilitada para esse propósito.
  • Orem pela direção da ETK e por mim, por sabedoria, paciência e energia física e mental para gerirmos esse curso. Os alunos estarão sob nossa tutela em Maputo e carecemos da graça de Deus para realizar essa tarefa.
  • Acima de tudo, orem por transformação na vida desses alunos, à medida que aprendem mais da Palavra de Deus. Que sejam bem treinados para a importante tarefa de evangelizar e ensinar a Bíblia às nossas crianças.

 

Outros Motivos de Oração

  • Pela retomada da construção das salas para educação teológica (foto).
  • Pela delicada situação dos ataques em Cabo Delgado, atribuídos a insurgentes ligados ao Estado Islâmico. Para entenderem melhor o conflito, acessem mais informações clicando aqui. Esse é um país que já viveu 20 anos de guerra em sua história recente e ainda tenta resolver o conflito com a chamada “junta militar da Renamo”, que até meses atrás ainda perpetrava ataques na região centro do país. Orem pela paz em Moçambique!
  • Orem pelos colegas missionários: família Machado que está no Brasil. Tristemente, o pai do missionário Henrique perdeu a vida acometido pela Covid-19. Eles também aguardam o nascimento do terceiro filho para junho, para posteriormente retornarem a Moçambique.
  • Orem pela missionária Mônica Alves que está se preparando para servir em Moçambique. Atualmente ela está levantando o sustento, divulgando seu projeto e aguardando a abertura do governo de Moçambique para concessão de vistos de residência.
  • Orem pela Casa Koinonia, onde tenho colaborado na área da gestão financeira. Para conhecer mais da Casa Koinonia acesse clicando aqui.

 

Obrigado pelo apoio de vocês!

Um grande abraço a todos!

Luciano de Azevedo

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos