fbpx Skip to content

Mis. Luciano Azevedo

 

“Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens.

Então eles, deixando imediatamente as suas redes, o seguiram”. Mr. 1:17-18

Queridos irmãos e amigos,

Agradeço pelo apoio e pelas orações de vocês!

Obrigado por separarem um tempinho para ler minha carta e me ajudar, em oração, acerca de alguns motivos que eu gostaria de compartilhar.

Gratidão pelos frutos colhidos!

A cerimônia de formatura de nossa escola bíblica é sempre um momento especial, onde podemos nos alegrar com os alunos que chegaram ao final de três anos de dedicação, estudando mais profundamente as Escrituras e se preparando para servir a Deus em diversas áreas na igreja e na sociedade.

No mês de maio último, tivemos a alegria de realizar a formatura de mais 11 alunos. Louvem a Deus conosco por essas vidas! A Escola de Teologia do Khovo forma obreiros leigos, em sua maioria anciãos, bastante ativos em diversas áreas em suas igrejas locais. São professores, policiais, pedreiros, secretárias, donas de casa, etc., que também amam a Jesus e buscam um treinamento teológico para melhor servi-Lo! Separem um tempinho para interceder por esses irmãos: Aldevina, Angelina, Joana, Milagrosa, Francisco, Davi, Domingos, Florinda, Deolinda, Ana e Graça. Em especial, orem pelo irmão Davi que, mesmo tendo perdido sua filha e esposa no curto período de um mês, pouco antes da formatura, encontrou forças em Deus para estar presente e se alegrar com os colegas.

Ofertas para os Afetados pelo Ciclone Idai

Agradeço aos irmãos e às igrejas que ofertaram para o fundo de ajuda aos afetados pelo ciclone em Moçambique. Tenho notícias da APMT de que houve uma arrecadação expressiva e esperamos poder socorrer muitas pessoas com esse valor. Estamos ainda nos organizando para aplicar o valor da melhor forma. Não é uma logística muito simples! Sei que parece fazer muito tempo desde que esse desastre natural ocorreu e parece estarmos atrasados em enviar nosso socorro. Entretanto, temos notícias de que a ajuda internacional que tem sido enviada a Moçambique por muitos países e organizações humanitárias, está chegando ao fim, sendo que ainda existe muita necessidade e fome! Uma colega missionária que vive naquela região afetada me explicou que as águas do ciclone “lavaram” a camada fértil do solo por onde passou, tornando a agricultura difícil! Nos próximos meses e anos o problema da fome deve-se agravar como consequência disso. Orem a Deus que nos dê a estratégia certa e as pessoas certas para nos ajudarem na questão logística de como utilizar esses fundos de forma sábia. Temos ouvido de muitos abusos ocorridos aqui com desvios de fundos e desorganização no aplicação da ajuda aos desamparados!

Encontro da Juventude

No dia 29 de junho, tivemos uma Conferência com os jovens do Presbitério Umbeluzi Norte, com o tema relacionado à Doutrina Reformada, proposto pelos próprios jovens! Fiquei bastante impressionado com o interesse dos jovens, e o nível de suas perguntas, revelando um desejo de expressarem sua fé com base numa doutrina saudável! Uma grande bênção, considerando-se a invasão das seitas que temos vivido nesse país, o que tem confundido a cabeça do jovem cristão.

Orem por um despertar no seio da juventude presbiteriana em Moçambique! Que o Senhor levante servos fiéis e comprometidos com as Escrituras em sua forma de crer e viver.

Fim das aulas em Ricatla

Terminamos mais um semestre de aulas no Seminário Unido de Ricatla, onde temos o curso de formação pastoral. A partir do segundo semestre, estarei ensinando a disciplina de Missões. A disciplina de Teologia Sistemática, com a qual eu vinha trabalhando, será passada para o professor Vasco Sitoe, que esteve no Brasil estudando no seminário Presbiteriano de Belo Horizonte. Isso é muito significativo para mim! O Vasco é fruto de nosso investimento em treinar alguns obreiros no Brasil. Estou grato a Deus em poder transferir a ele uma de minhas disciplinas. Orem pela vida dele, que deverá ser ordenado e tem planos de se casar ainda esse ano!

Preparação para o Sínodo da IPM

Dentro de duas semanas, teremos a reunião do Sínodo da Igreja Presbiteriana de Moçambique (equivalente ao nosso Supremo Concílio na IPB). Nesse evento, haverá eleições para a nova direção executiva da Igreja (Conselho Sinodal). Nosso trabalho é desenvolvido em parceria com essa igreja parceira, de forma que esses eventos importantes têm um forte impacto em nosso ministério.

Orem que Deus esteja à frente desse processo de escolha daqueles que estarão na liderança de nossa igreja (meus novos “chefes”) pelos próximos cinco anos.

Curso de Professores Evangelistas de Crianças

A partir do mês de Agosto, esperamos iniciar um novo curso na Escola de Teologia do Khovo, para formar Professores Evangelistas de Crianças que aqui na IPM recebem o nome de Instrutores. Faz anos desde que a igreja conseguiu formar instrutores pela última vez, causando um grande déficit de obreiros nessa área vital para a igreja. Dois obreiros foram enviados ao Brasil para participar do Congresso de Educação Cristã da IPB no ano passado. Com base na experiência que eles tiveram, foi feita uma revisão do currículo de formação desses obreiros. Temos ainda alguns desafios! Metade dos candidatos (cerca de 15) são provenientes das regiões centro e norte do país e teremos de hospedá-los durante o período do curso, de dezoito meses. Uma antiga casa da igreja, localizada no centro da cidade, nos foi concedida para abrigar esses jovens. Entretanto, essa casa se encontra em “ruínas” e precisaremos investir algum valor de forma a poder receber esses alunos. Teremos também de alimentar esses alunos ao longo desse período.

Orem que Deus nos ajude nessas questões logísticas, provendo os meios para que esse curso possa ser realizado. Eu estarei ensinando duas matérias nesse curso.

Outros Motivos de Oração

Louvo a Deus pela vida do Arsénio Langa, que está no Brasil estudando no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas. Durante o mês de julho, veio passar as férias junto à família em Moçambique, graças à generosidade da I.P. Jd. Guanabara que comprou sua passagem! Louvo a Deus também pelas notícias de que ele teve um bom aproveitamento acadêmico no primeiro semestre!

Orem a Deus pela Casa Koinonia, onde tenho cooperado com parte do meu tempo. Durante o mês de julho, as missionárias que tomam conta desse ministério estarão viajando ao seu país de origem e estarei encarregado de “segurar as pontas”. Todas as quartas-feiras temos reunião de oração e estudo bíblico com os funcionários. Atualmente, estamos estudando um livro com uma série de lições de discipulado. Tem sido uma honra e uma alegria trabalhar com esses irmãos. A Casa Koinonia hospeda, por mês, uma média de 150 obreiros cristãos, provenientes de Moçambique e de outras partes do mundo.

Construção das salas para a ETK

Temos enfrentado uma grande batalha nessa área! Peço aos irmãos que orem por isso! Foi-nos dado um terreno para esse propósito, ao lado de uma de nossas igrejas, no bairro de Chamanculo, em Maputo. Infelizmente, uma família que ocupava o terreno da igreja (exatamente onde as salas serão construídas) de forma irregular tem nos dado muito trabalho e atrasado o início das obras. Tenho perdido algumas noites de sono por esse motivo. Orem que Deus esteja agindo segundo a Sua vontade e que Ele me dê graça para lidar com essa situação.

Passeio no Kruger Park

Em meio às muitas atividades conseguimos, por vezes, dar uma “escapada” e relaxar um pouco no Kruger Park, localizado na África do Sul, na fronteira com Moçambique. Que grande privilégio viver num continente onde ainda podemos ver animais incríveis soltos na natureza, como essa hiena da foto, que tive o privilégio de fotografar na estrada, em minha última viagem àquele país! Foi mesmo um presente de Deus!

Obrigado pelo apoio de vocês!

Um grande abraço a todos!

Luciano de Azevedo

Compartilhe esta postagem

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

Últimas postagens

Arquivo

Arquivos

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativo