Skip to content

Luciano Azevedo (Moçambique) – 17/07/2011

Seguem as notícias de Junho e os motivos de oração para esse período:

Fim do primeiro semestre na ETK

No dia 7 de Julho tivemos nossa reunião de conselho de notas e planejamento com os professores da Escola de Teologia do Khovo. Ficamos felizes em notar que, dos 24 alunos que iniciaram o curso, apenas três desistiram até aqui. Os demais estão firmes e parecem satisfeitos com as aulas.

Por parte dos professores, foi possível também fazer uma melhor avaliação de nosso corpo discente. Ouve um consenso de que há uma grande discrepância entre os alunos em termos de nível acadêmico e de conhecimento bíblico, pelo fato de a escola não ter um processo de admissão e triagem dos alunos. Alguns alunos mostram dominar os temas bíblicos mais importantes, enquanto outros ainda precisam de ajuda para manusear a Bíblia.

Mais algumas informações sobre nossos alunos:

Procedência: Igreja Presbiteriana (15); Metodista Wesleyana (3); Igrejas Pentecostais (2); Católica (1),

Faixa Etária: até os 30 anos (3); entre 30 e 40 (3); acima dos 40 anos (16),

Nível de escolaridade: superior (2), ensino médio (15), básico (4),

Homens (12) e mulheres (9).

Continuem orando em favor da estruturação de nossa escola e pelo planejamento das aulas para o próximo semestre.

Remessa de Livros

Dois queridos irmãos no Brasil têm sido peças chaves nesse processo para abençoar a Igreja Presbiteriana de Moçambique com esses livros tão aguardados: O Pr. Daniel Albuquerque, da Igreja Presbiteriana de Tucuruvi e o Pb. Gerson Mori, da Igreja Presbiteriana de Itu. Conforme compartilhado em minha última carta, o Pr. Daniel tem feito uma grande mobilização através do projeto Abrace Moçambique (

www.missaoabracemocambique.wordpress.com).

Por meio desse projeto já conseguiram, entre doações e aquisições, cerca de 600 livros para a biblioteca da ETK. E não são quaisquer livros! Conseguiram todos os títulos da Editora Cultura Cristã! Também levantaram os valores para envio desses livros e dos 150 kits de livros doados pela Editora Cultura Cristã à IPM. Lembram daqueles meus livros (aqui já é um terceiro lote diferente!) que tentei enviar e ficaram presos em Guarulhos? Pois é, esses livros também devem seguir juntos nessa remessa. No total são cerca de 2.200kg de livros!

O Projeto Abrace Moçambique ainda estará ajudando a biblioteca da ETK com um computador e estantes para a organização da biblioteca. Numa segunda fase, esse projeto deve trazer uma equipe de 8 pessoas a Moçambique, lideradas pelo Pr. Daniel, quando estarão ministrando palestras e ajudando a organizar a biblioteca com o registro dos livros e treinamento de nossa secretária – ou seja, farão o serviço completo!

O Pb. Gerson Mori é a pessoa que está cuidando de todos os trâmites legais para o envio desses livros. Eu tenho acompanhado o trabalho dele para recuperar aqueles meus livros que estavam presos e fazer todos os contatos para esse envio. Irmãos, foi muito trabalho, muito tempo e muito combustível gasto e sabe-se lá mais o quê. Eu não tenho palavras para agradecer a esse irmão por todo o trabalho que ele está realizando!

Só posso pedir que orem por esses dois irmãos para que Deus os abençoe e os continue usando da forma maravilhosa como tem feito.

Reunião do Sínodo da IPM

Entre os dias 14 e 17 de Julho estará acontecendo a reunião do Sínodo da Igreja Presbiteriana de Moçambique. Vale lembrar que existe apenas um sínodo da IPM em Moçambique e que, portanto, esse encontro equivale à reunião do Supremo Concílio, para os que são da IPB. Para além de delegados da IPM que virão de todas as províncias, teremos também visitantes da África do Sul, França, EUA, Suíça, e Brasil, claro!

Para além de apreciação de relatórios e avaliação dos trabalhos da IPM no período de 2010, haverá tempo para palestras e para confraternização. Estejam orando para que de fato esse encontro seja um tempo de encorajamento mútuo para todos os participantes.

Visita do Brasil

Durante esse mês de Julho, estará conosco a missionária Lígia Bordini. Ela tem interesse em servir como missionária no continente africano e veio para conhecer um pouco do trabalho da IPM. A missionária Lígia tem formação na área pedagógica e muita experiência missionária no ministério com crianças e no trabalho com povos indígenas no Brasil. Estejam orando pelo tempo dela em Moçambique, para que Deus a esteja usando durante as oportunidades que ela terá para ensinar e mesmo no relacionamento com os moçambicanos. Orem também que Deus dê sabedoria e direção clara acerca dos planos que Ele tem para o ministério dessa irmã em solo africano.

Resumo dos motivos de Oração:

Agradecimento pelo primeiro semestre de aulas na ETK,

Preparativos para aulas no segundo semestre na ETK,

Reunião do Sínodo da IPM entre os dias 14 e 17 de Julho,

Remessa dos livros: agradecer pelo andamento do processo até aqui, para que Deus continue abrindo as portas e que consigamos retirar os livros nas alfândegas de Moçambique sem problemas,

Pela visita da missionária Lígia,

Entre os dias 23 e 24 estarei participando de um retiro com jovens do nosso presbitério (Presbitério Umbeluzi Sul), orem que Deus esteja me usando para trazer uma palavra de encorajamento a esses jovens.

Obrigado e um grande abraço a todos,

Luciano de Azevedo

Caixa Postal 21 – Maputo – Moçambique / luciano@ipb.org.br

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos