Skip to content

Klotilda Foist e Joshua

Albânia, janeiro de 2023

Queridos irmãos,

Desejamos a todos um feliz e abençoado 2023!

 

Somos tão gratos a Deus por este ano que se passou, se colocarmos em palavras, certamente seriam muitas páginas, somos gratos a Deus e a todos vocês que fazem parte de nossa vida e ministério. Pelo terceiro ano consecutivo, Joshua produziu um curta-metragem de Natal, e no ano passado os membros da nossa igreja, inclusive os mais idosos fizeram parte desse curta metragem, juntamente com a família de Klodi que vivem em Lezha (uma cidade aqui no Norte), desde uma passagem específica da Bíblia.

Foi uma experiência linda e todos se alegraram em participar, aqui tem um link do filme que se chama: “O precursor” de Lucas.

Nossa pequena Abi já tem 3 anos, está crescendo tão rápido! Em dezembro passado, ela quis comemorar seu aniversário com gjyshi, nana e daja (seus avós e tio aqui na Albânia) e claro, papai e mamãe. Temos orado para que Deus nos dê mais filhos, em agosto descobrimos que estávamos grávidos, porém, na primeira consulta médica, descobrimos que se tratava de uma gravidez química (a concepção aconteceu, mas sem implantação).

Klodi também tem servindo em diferentes ministérios, tais como: A tradução em albanês do livro Espirito Santo, de A. W. Pink. Em outubro e novembro, substituiu a professora nas aulas de escola dominical para as crianças pequenas (já que Nancy, a professora, estava cuidando de sua mãe na Argentina). Ensinando inglês para a maioria dessas crianças durante a semana na nossa fundação. 

Temos aqui a história de vida de algumas dessas crianças: Ina, uma menina de dez anos tem vindo à igreja, Alketa, sua mãe, está se recuperando da quimioterapia, enquanto luta contra o câncer de medula óssea. Eles moram na parte de trás da nossa igreja, pois a casa deles está em reconstrução, pertencem a uma família muçulmana muito simples. Klodi, por ter um pouco de experiência com o câncer e tratamento do pai do Joshua, está encorajando e ajudando Alketa nessa jornada, de acordo com os médicos, ela tem apenas alguns anos de vida, no entanto, sabemos que somente Deus conta os nossos dias. Alketa também tem que lidar com uma sogra que tem uma mentalidade arcaica e um marido que tem problemas de alcoolismo e violência. Sempre compartilha a sua preocupação com respeito a Ina, e tenta encontrar maneiras de ajudá-la a não se tornar amarga, mas viver uma vida normal como uma criança, apesar desses desafios. Ambas estão frequentando fielmente a igreja.

Temos também Erisa, Daniel, Jasmina e Damian (de 6 a 10 anos) são irmãos, que também frequentam o curso de inglês. O pai deles os abandonou e eles não têm recebido os cuidados necessários, pois faltam muito à escola pública e sempre estão sujos por estarem nas ruas. No entanto, eles raramente faltam à escola dominical ou às aulas de inglês. Daniel e Jasmina são os mais desafiadores, mas cada progresso que eles fazem é um grande incentivo. 

Temos um pequeno grupo de mulheres que se encontram em reuniões semanais, para algumas é difícil comparecer regularmente, por causa de problemas de saúde ou trabalho. No entanto, tentamos visitá-las e incentivá-las.

Estamos trabalhando com adolescentes não cristãos, o que tem sido um grande desafio para que eles participem ou até mesmo desejam discutir assuntos espirituais, mesmo sendo pequeno, esse grupo demanda muito tempo e energia!

 

Klodi tem auxiliado Dr Ricardo e Vera, na tradução e em algumas vezes na coordenação do projeto Odontológico e no ano que passou, junto com Abi fizeram diversas viagens em diferentes cidades da Albânia, para servirem com o Projeto.

No outono passado aconteceu o Projeto Saúde Alegre para os Balcãs (do qual o pastor Beni é o coordenador). Por 2 semanas, parte da nossa equipe, juntamente com um grupo de médicos (professores e alunos), que fazem parte da UniEVANGÉLICA (Goías), serviram na Bulgaria e na Romênia. Em parceria com as igrejas locais, foram atendidas mais de 600 pessoas, muitos pobres e necessitados de diferentes grupos étnicos, bem como refugiados da Ucrânia.

Nós, como família, ficamos em Tirana para poder continuar o trabalho aqui em nossa igreja.

Continuamos com os estudos bíblicos todos os domingos à tarde em Vaqarr e ultimamente temos visto um maior interesse das pessoas em participar, dentre essas, Vide, ela e sua família se mudaram recentemente para perto de nossa igreja, devido ao terremoto que aconteceu em novembro de 2019. Ela ouvia o evangelho principalmente pelo rádio e orava para que pudesse fazer parte de uma pequena igreja, seu marido tem problemas com alcoolismo, violento e não gosta que ela frequente a igreja.

Joshua também está tendo aulas oficiais de língua albanesa, além de suas aulas online e atividades da igreja com Klodi. Este ano ele precisa renovar seu visto e obter um certificado oficial de língua albanesa para que não tenha problemas em renová-lo. Essas aulas de albanês são diferentes das aulas com Klodi, que estava dando aulas para um grupo de missionários. Graças a Deus, Joshua pôde ter várias conversas espirituais em suas aulas de inglês online! Ele realmente precisa da sabedoria e discernimento de Deus param abordar assuntos espirituais no meio da suas aulas. Um dos seus alunos, que é de um país fechado, demonstrou interesse espiritual no passado, mas desde o semestre passado não tem tido mais aulas. Joshua teve algum contato com ele fora da sala de aula. Desejamos que mais alunos, como esse, queiram saber mais sobre Jesus, e, com o tempo, possam a crer Nele.

Sobre a nossa igreja, temos orado para que tenhamos um lugar próprio,e isso acontecerá em breve, se Deus quiser, esse é um desejo antigo que se concretizou, pois nosso atual contrato de aluguel, iria até fevereiro de 2023, por dificuldades de encontrar lugares vazios para alugar, oramos e decidimos procurar um lugar para comprar. O que vai ser grande testemunho para nosso bairro, não somos considerados para muitos como uma igreja legítima, por termos um espaço alugado, pois as outras igrejas e mesquitas aqui tem seu próprio espaço, precisamos ainda de cerca de 35% de financiamento adicional, somos muito gratos a todos que generosamente doaram para essa necessidade.

 

Ore conosco:

  • Em fevereiro planejamos viajar para o Brasil, onde temos uma reunião com a diretoria da nossa agência APMT e visitar algumas igrejas parceiras
  • Por provisão financeira e sabedoria na compra do edifício da Igreja (em meio a negociações muitas vezes corruptas)
  •  Ore por Alketa e Vide por força e resistência e que suas famílias possam conhecer o Senhor
  • Força e sabedoria para continuarmos servindo, apesar de vermos pouco ou nenhum fruto espiritual
  • Para que Joshua possa desenvolver a compreensão e uso da língua albanesa
  • Para que Deus continue guiando as conversas espirituais na sala de aula, etc. tanto para Klodi quanto para Joshua, bem como em casa com Abi

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos