Skip to content

José Wilton e Zenilde

Colômbia, 10 de setembro de 2019

 

Amados irmãos,

Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus” Fl 1:8

Percorrendo as calles (ruas) de Bogotá e outras cidades da Colômbia, esta é uma cena comum. Mulheres venezuelanas, na maioria muito jovens, com seus filhos, vivendo da mendicância. A crise humanitária na vizinha Venezuela tem trazido graves consequências para a população colombiana, com piora da condição de vida de todos, visto que a mão-de-obra barata dos migrantes tem deteriorado a relação de emprego da força de trabalho local. Estatística recente aponta que há 4 milhões de venezuelanos vivendo fora da Venezuela. Destes, 1.4 milhões estão na Colômbia.

Apesar desta “avalanche” de venezuelanos, nos impressiona a boa vontade e paciência dos colombianos para com estas pessoas. Sempre que podem, ajudam de uma forma ou de outra, e não os vemos reclamando da sorte. Aliás a solidariedade é característica marcante destes nossos irmãos do Norte.

Por aqui, continuamos no processo de aprendizado da língua e cultura local, porém temos desenvolvido frentes de trabalho de forma a aproveitar portas que se abrem para a proclamação do evangelho. Temos feito visitas periódicas a Medellin, segunda maior cidade da Colômbia, com população de 2.5 milhões de habitantes e que não tem igrejas reformadas. Temos ali um pequeno grupo de irmãos com quem nos reunimos.

Como parte do nosso trabalho, nos envolvemos com a Iglesia Presbiteriana San Bernabe. Trata-se de uma pequena comunidade com pouco mais de 28 membros e que necessita ser revitalizada. Nosso trabalho tem sido de apoio ao ensino e pregação da palavra. Apesar da dificuldade com o idioma, Deus tem sido bondoso e nos tem capacitado no conhecimento do Castelhano. Temos reunião de estudo bíblico e oração todas as quintas em nossa casa com uma boa frequência.

Zenilde continua reunindo com um grupo de mulheres para estudar a Bíblia, tem sido benção para todos. Ela tem buscado estabelecer relacionamento com mulheres locais e também algumas brasileiras, a fim de falar de Jesus para elas.

Tivemos a felicidade de receber aqui em casa no mês de julho, um casal muito amado da Terceira IPB de Itamaraju-BA, Uziel e Ione. Esta Igreja tem sido fiel parceira desde o início do nosso trabalho aqui em Bogotá.

 

Servir a Deus em outra cultura é um grande desafio, mas a misericórdia de Deus tem sido permanente em nossas vidas, Seu amor não tem limites, e assim, toda a nossa necessidade tem sido suprida.

A maior dificuldade que enfrentamos é a saudade dos filhos e dos irmãos amados, porém confiamos em Deus que Seu cuidado vai além da nossa imaginação.

 

Motivos de oração:

Por guarda e proteção dos filhos que estão distantes de nós.

Para que Deus abra portas e nos dê entendimento para avançarmos na obra aqui na Colômbia.

Pelos venezuelanos que estão na Colômbia em situação muito difícil e pela Venezuela.

Para que Deus envie missionários para a Colômbia, principalmente para Medellin.

 

Saudações fraternas em Cristo,

 

 

 

José Wilton e Zenilde.

 

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos