Skip to content

Evangelismo é o próximo módulo do CFM

                                                                        APMT REUNIDA COM A JET                                                 

 

O evento teve a participação de diretores, coordenadores e docentes dos Seminários Teológicos da IPB. Foram discutidas propostas para unificar o Ensino Teológico de todos os Seminários.

 

Por Isabella Silveira e Emma Castro 

 

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, aconteceu em São Paulo o primeiro encontro de diretores, coordenadores e docentes dos nove seminários teológicos da IPB no Brasil, com o objetivo de discutir e alinhar os conteúdos programáticos ensinados em cada seminário.

O encontro ocorreu por iniciativa da Junta de Ensino Teológico – JET, e organizado pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Houve uma participação de aproximadamente duzentos convidados. 

Representantes da assembleia da APMT, na pessoa do Rev. Obedes Ferreira da Cunha Jr., presidente; Rev. Sergio Paulo Nascimento, vice-presidente e o Rev. Marcos Agripino, executivo, tiveram uma reunião com a diretoria da JET, onde também entregaram uma proposta para incluir no curriculum dos seminários, disciplinas que contemplem o preparo transcultural dos pastores da IPB, e assim ampliar a visão missionária dos futuros pastores, proporcionando ferramentas para um despertamento missionário ainda maior nas igrejas presbiterianas, no que se refere à tarefa da evangelização de todas as nações.

Para o Rev. Marcos André Marques, diretor do SPN – Seminário Presbiteriano do Norte, e membro da assembleia da APMT, a Igreja vive também não só essa ideia de uma educação teológica dissociada do seu aspecto mais prático, que é a obra missionária. “Tivemos estes dias aqui professores de teologia discutindo isso com professores de missiologia, o que considero por demais importante. Isto faz com que a nossa igreja possa investir na teologia, refletindo assim a filosofia da igreja, que é uma filosofia de missões. Isto mostra a sincronia e a unidade que a igreja tem vivido nos últimos anos”, explicou.

 

                               REV. FRANCISCO LEONARDO NO ENCERRAMENTO DO ENCONTRO                         

Um dos destaques no evento foi a presença do Rev. Francisco Leonardo Schalkwijk, pastor holandês, que esteve por 17 anos à frente do Seminário Presbiteriano do Norte. Ele pregou no culto de encerramento. Parabenizou a iniciativa deste encontro e pontuou a necessidade do zelo pela ortodoxia no preparo dos pastores para o ministério, e destacou: “O Futuro da igreja depende dos seminários, se os seminários estão firmes as igrejas serão firmes também”.

Em entrevista, o Rev. Francisco comentou sobre o livro “Meditações de um peregrino” que acaba de entregar para o Rev. Cláudio Marra, o qual será publicado pela CEP – Casa Editora Presbiteriana. “Por ocasião dos 60 anos de ministério e de casamento eu pensei: o que poderia fazer como gratidão ao Senhor pelos 36 anos vividos no Brasil?, então resolvi escrever algumas meditações”, contou, e acrescentou uma recomendação aos seminaristas e pastores: “Sejam fieis à Palavra de Deus e não vão além daquilo que está escrito porque a obra de Deus não depende dos seus dons, mas depende da sua fidelidade”.

“O Rev. Francisco é um grande incentivo para nós”, disse Rev. Marcos André. “É uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma instituição que teve uma figura do nível do Rev. Francisco Leonardo, que deixou a sua terra e veio fazer missões em um pais de terceiro mundo, incentivando a muitos a olharem para a obra missionária. Hoje temos o Ronaldo Lidório, o Norval Silva e outros que foram impactados na época”, comentou o diretor do SPN.

De acordo com o Rev. Jônatas Macedo, capelão universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie, este encontro é importante porque tem como objetivo promover um diálogo para ajustar a grade curricular dos seminários e oferecer um único padrão de ensino teológico, de modo que todo pastor presbiteriano tenha o mesmo preparo”, afirmou.

                                                 AUDITÓRIO NO ENCERRAMENTO DO ENCONTRO                                     

O encontro de docentes foi uma continuidade da última reunião da JET, em que somente oscoordenadores participaram. Um relatório com os termos gerais discutidos será encaminhado ao Supremo Concílio na próxima reunião em julho. Segundo o Rev. Daniel Santos, organizador geral do encontro, 97% dos seminários estavam presentese a expectativa é de que o evento, restrito a docentes da IPB, aconteça anualmente.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos