Skip to content

Eliane Gonçalves Machado

Angola, março de 2021

 

Graça e paz irmãos (ãs)!

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Fp 4.6

Esse versículo tem me sustentado a cada dia, principalmente nos momentos de ansiedade e preocupações, pois confesso, gostaria de retornar para minha segunda pátria, Angola. No final desse verso tenho aprendido que as orações nos dão “escape” para a ansiedade.

Espero que todos estejam bem e com saúde, irmãos e parceiros no projeto missionário. Sabemos que temos vivido dias difíceis em meio a pandemia, inclusive com perdas. Que Deus tenha misericórdia de nós. E, mais uma vez, quero expressar minha gratidão a Deus e a todos que continuam junto comigo nessa empreitada.

Durante esse período eu continuo com os trabalhos on-line. Estava com dificuldades para estudar e trabalhar sem notebook, pois o meu antigo, mesmo após vários consertos, continua com problemas, e sem esse principal instrumento fica complicado. Às vezes eu usava emprestando o notebook da minha irmã, mas suas filhas voltaram às aulas online e precisam usá-lo. No entanto, ao conversar com meu tutor, Rev. Jair de Almeida, pastor que tem me acompanhado e sido meu conselheiro em todo o tempo, o mesmo falou com o Conselho da Igreja Presbiteriana Jardim da Glória – SP, igreja que ele pastoreia, e fui abençoada com uma oferta para compra de um novo notebook. Estou muito grata a Deus, e a esses irmãos que me abençoaram.

Em janeiro, fui convidada para falar em uma devocional com irmãs da Sinodal Central da Bahia. Essas irmãs, juntamente com os seus pastores, tem sido bênção em minha vida, sempre preocupadas, enviando mensagens de encorajamento e orações. Elas também contribuíram para os consertos do meu notebook anterior.

Em fevereiro tive a oportunidade de fazer uma reunião on-line com algumas irmãs, amigas de Belém, Curitiba e Manaus, com exposição da Palavra, e um tempo para compartilharem sobre suas vidas. É notório que muitas pessoas hoje estão à procura de aconselhamento bíblico. E também fiz uma reunião on-line com outras missionárias da APMT (irmãs e amigas) que estão no campo (Europa, Ásia e Brasil). Aqui fica um lembrete: todos os missionários no campo precisam de cuidados com relação a aconselhamento, além de orações e ofertas. Elas foram encorajadas nesse tempo juntas.

Com relação a minha preparação teológica para melhor servir ao Senhor no retorno para o campo, estou concluindo cinco módulos do mestrado no CPAJ. Não tem sido fácil, a demanda de estudos e leituras é muito grande, mas pela graça de Deus, há um avanço nas disciplinas específicas, e agora com o notebook novo poderei também começar a escrever minha dissertação. Estou me esforçando ao máximo para conclusão do curso. Concluí também o primeiro semestre na UEA (Universidade do Estado do AM) do curso de Francês. Conforme relatei anteriormente, há necessidade da língua francesa em algumas províncias em Angola, e isso facilitará minha comunicação nas formações teológicas.

Continuo discipulando e supervisionando, na medida do possível, via Facebook, o grupo familiar (pequeno grupo) que foi criado no meu apartamento em 2018, e teve uma multiplicação no ano passado, conforme comuniquei no relatório anterior. Os membros do grupo não estão tendo recursos financeiros para os encontros presenciais, eles deslocam-se de muito longe, e alguns não estão com acesso à internet. Tenho enviado algumas ofertas, e tenho pensado esses dias em vender minhas coisas que estão em Luanda, e doar esses valores ao grupo para ajudá-los nessas dificuldades, bem como eles providenciarem um modem de acesso à internet para juntos termos estudos on-line. Quero enfatizar que eles têm dificuldades com a energia elétrica também, e o acesso à internet não é tão barato. Tudo se tornou absurdamente caro com a pandemia. Além disso, tenho enviado ofertas para ajudar na mensalidade de um seminarista no Instituto Bíblico no Seminário da IPA. Aos que enviam ofertas para meu ministério, estão contribuindo e participando nesse trabalho também.

As reuniões mensais com meus ex-alunos angolanos que estão estudando aqui no Brasil foram retomadas, e na última reunião falamos sobre vocação.

Irmãos, continuo chorando, orando, clamando e aguardando as portas abertas para meu retorno para Angola. Deus sabe o quanto anseio por esse dia. Para conhecimento, está agendada uma reunião on-line da APMT com o Sínodo Geral da Igreja Presbiteriana de Angola – IPA, para tratar sobre meu retorno. Ressalto que o aeroporto de Luanda continua fechado por causa da pandemia.

Há uma grande “urgência” para esse meu retorno, pois a Igreja Presbiteriana na província (estado) do Dundo na Lunda Norte (local onde estive em 2019 dando formação teológica) necessita de bíblia na língua Tshiluba, e, ao compartilhar sobre isso com igrejas no Brasil, fomos abençoados pela Igreja Presbiteriana Jardim da Glória – SP, e pelos jovens da Sinodal UMP Central Espiritossantense (sete federações). Muita gradidão! Na época da divulgação, uma bíblia nessa língua custava na nossa moeda R$ 65,00, mas fui informada por um jovem angolano que ela está atualmente no valor de U$ 21,50 (R$ 118,00). Não podemos enviar os valores, infelizmente, pois não é confiável. Fui orientada a resolver isso pessoalmente, e, além disso, o pastor que eu conheci lá na época, Rev. Cabasseli, faleceu.

No momento tenho evangelizado e discipulado uma moça que estudou comigo há muitos anos, uma grande oportunidade.

Peço que continuem junto comigo em orações por tudo que relatei e pela minha família.

Agradeço às igrejas e irmãos: IP Manaus; IP Jardim da Glória – SP; IP Freguesia do Ó – SP; Congregação Presbiteriana Suarão – SP; aos jovens da UMP Sinodal do Espírito Santo, SAF Sinodal Bahia, às irmãs: Leninha, Sandra, Raquel Rocha, Vania Costa; aos casais: Bráulio e Cherit, bem como Daniel e Glenda; e o Rev. Jair de Almeida, grata pelas ofertas enviadas; e todos os irmãos envolvidos nessa parceria em orações.

Enfim, gratidão a Deus por tudo!

Que Deus vos abençoe ricamente! Gratidão! Deus seja louvado.

 

Missionária Eliane Machado.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos