Skip to content

Dwight Lyman Moody – Um poderoso ganhador de Almas

A vida de D. L. Moody nunca foi a mesma após ter ele ouvido, de Henry Varley, as palavras: “O mundo está para ver o que Deus faria com um homem absolutamente entregue em suas mãos”. Ele, por sua vez, respondeu: “Eu serei esse homem”.

Moody foi um dos evangelistas mais influentes do século XIX, homem que, segundo alguns, levou quase um milhão de vidas aos pés de Jesus na América do Norte. Temos que aprender com um homem assim quanto ao segredo de ser tão usado nas mãos do Espírito Santo.

Era um leigo, um caipira que nem sabia falar o Inglês Normativo, sem muita cultura, aliás, era um simples sapateiro. Seu trabalho inicial foi estabelecer Escolas Bíblicas Dominicais nas zonas mais periféricas da cidade de Chicago. Foi tão impactante, que dentro de pouco tempo essas Escolas contavam cerca de 1.000 crianças, além dos pais delas, com frequência semanal. O trabalho cresceu tanto que se transformou numa grande igreja.

Foi, porém, após ir à Inglaterra, que ele se tornou famoso como evangelista. Lá, suas reuniões contavam com milhares de pessoas. No Botanic Gardens Palace, suas reuniões contínuas, que contavam entre 15 e 30 mil pessoas, aumentavam cada vez mais. Pregava um evangelho simples e prático. Quando retornou para a América, em todas as suas reuniões havia uma presença de 12 a 20 mil pessoas continuamente.

Fundou escolas para dar treinamento educacional aos convertidos, e elas se transformaram no famoso Instituto Bíblico de Chicago, cujo objetivo não era concorrer com os seminários já existentes, mas treinar comunicadores do evangelho por meio de uma pregação pura e simples.

Qual o segredo de um homem tão simples como Moody ser tão frutífero nas mãos de Deus? Gostaríamos de listar alguns dos principais segredos:

1) Sua total submissão a Deus – Era um homem inteiramente submisso à vontade divina. Tudo o que ele era e tudo o que ele tinha pertenciam a Deus. Numa ocasião, conversando com seu sucessor R. A. Torrey, disse: “Torrey, se eu acreditasse ser a vontade de Deus que eu saltasse por aquela janela, eu o faria”;

2) Sua vida de oração – Moody era um pregador tão poderoso que muitos e muitos viajavam de longe para ouvi-lo. Suas palavras falavam ao coração das multidões, movidas pelo Espírito Santo; todavia ele mais orava do que pregava. Ele entendia que não havia nada demasiadamente difícil para Deus fazer e cria que a oração podia conseguir tudo o que Deus pudesse realizar. Costumava dizer as seguintes palavras antes de dar início a um novo empreendimento: “Pretendo dar início ao trabalho no lugar tal e tal em tal dia; peço que convoque os estudantes para um dia de jejum e oração”. Era poderoso na obra porque era poderoso na oração. Quando é que vamos também entender isso?;

3) Seu estudo profundo e prático das Escrituras – Ele leu a bíblia cerca de 200 vezes durante a sua vida. Seu horário de estudar a Bíblia – geralmente duas horas por dia – e de orar era a partir das quatro horas da manhã. Se ele deitasse as três horas, levantava infalivelmente às quatro. Ele disse em certa ocasião: “Para estudar preciso me levantar antes que as outras pessoas acordem”. Lia muito a Bíblia e procurava praticar o que lia. Ninguém pode ser poderoso na pregação a não ser que ame as Escrituras como seu alimento diário. Moody era assim;

4) Sua vida humilde – Moody gostava de citar as seguintes palavras de alguém: “A fé ganha mais, o amor faz mais, porém a humildade guarda mais”. Ele gostava muito de se retrair e colocar outros em sua frente. Se tinha mais de um pregador, ele preferia que outro assumisse a frente. Deus exalta a quem se humilha – Deus exaltava Moody;

5) Sua vida desprendida do dinheiro – Era um homem livre do amor ao dinheiro. Gostava de receber dinheiro unicamente para a obra de Deus – nunca para acumular riquezas. Pagava do seu bolso, às vezes, para realizar a obra de Deus. Homens assim são muito usados pelo Senhor em sua obra.

Rev. José João de Paula

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos