Skip to content

Danilo Soares e Joelma

Guiné Bissau, março de 2021

Graça e paz aos amados do Senhor.

“Tu nos respondes com temíveis feitos de justiça, ó Deus, nosso Salvador, esperança de todos os confins da terra e dos mais distantes mares” Sl 65.5

Vivemos dias em que ansiamos por respostas que definirão o amanhã. O texto acima nos mostra que estas virão do Senhor que é justo, que salva, que é a esperança até de terras distantes.  Por fim, é certo que a resposta virá e será de modo temível. Que Cristo renove nossas forças para que esperemos pacientemente Nele.

No último ano (2020) fizemos planos de iniciar um novo trabalho de plantação, porém, devido à pandemia, pensamos que não seria possível, contudo Deus, o Senhor da Seara, abriu as portas provendo oportunidade entre o povo Balanta. Há 4 horas da nossa casa, percorremos uma longa estrada esburacada por 3 horas e 1 hora de terra (que fica inacessível em tempos de chuva).  Em unidade com a Congregação de Plak, visitas têm sido realizadas a esta aldeia, e pela graça de Deus temos sido acolhidos, e o que nos fortalece é ver o desejo do povo em conhecer a Cristo.

A aldeia de Samuh está na região Oeste da GB. É bem localizada, pois está no meio de outras aldeias, e com isto, através deste trabalho, poderemos expandir futuras plantações de igrejas na redondeza.  É uma aldeia muito carente. O povo tem um único poço de água feito à mão, que é utilizado tanto para matar a sede dos animais como para banhos e alimentação.  E em tempo de seca, este poço seca e o povo tem que andar longe para ir buscar água.

Também não há postos de saúde e hospitais. Quando alguém fica enfermo recorre à medicina tradicional que, infelizmente, apenas os balobeiros (feiticeiros) sabem como usar, e fazem uso por meio do engano espiritual, dizendo serem os irãs (Espíritos) os responsáveis pelas curas. O analfabetismo é outro fator predominante, tendo em vista a falta de escolas no local e nas aldeias próximas.

Somos a única presença cristã na região. Logo na primeira visita houve diálogo com os líderes da aldeia, e, após a permissão dos mesmos, houve o primeiro culto embaixo de uma grande árvore em formato de círculo. Todos ouviam atentamente e entoavam os cânticos aprendidos com uma alegria que nos fez arrepiar por sentirmos naquele lugar o poder e a presença salvífica de Cristo.

Após conversa e oração, os Balantas nos mostraram um terreno bem localizado que faz divisa entre eles e as demais aldeias, possibilitando assim a oportunidade de comprá-lo. O projeto é, se Deus permitir, construir no local uma igreja e salas que servirão para EBD e uma futura escola Presbiteriana, bem como a casa para abrigar o futuro obreiro e também para receber pessoas que queiram auxiliar nos trabalhos (tendo em vista que não há lugar na região que possamos pernoitar) e um poço artesiano para manutenção das aldeias e da igreja.

Outro desafio é a compra de um carro para realizarmos regularmente os trabalhos. Devido às circunstâncias da estrada, não é qualquer carro que chega à região de Samuh.

Quanto a nossa vida pessoal, Danilo ficou enfermo por quase 2 semanas com febre, mas o Senhor restaurou sua saúde, bem como há 4 meses tem livrado Maria Elisa. O que nos preocupa é uma tosse que vira e mexe incomoda, e de vez em quando damos antialérgico que ameniza. Oramos para que seu organismo possa vencer este obstáculo.  Joelma tem tido incômodos no olho direito. Ela deveria ter ido ao Brasil ou Portugal ano passado para fazer uma revisão do procedimento que ela tinha feito, mas com a pandemia e a alta do dólar, até o momento não foi possível.

O governo Guineense paralisou mais uma vez os trabalhos religiosos em Bissau por causa da Covid, e a organização de Plak ficou para tão logo tenhamos permissão para retornar.

Quanto ao COVID, já é sabido que a nova Cepa Inglesa se faz presente no país, todavia não se tem ouvido sobre altas taxas de mortalidade, na verdade, mesmo com muitas restrições governamentais, o povo vive como se a doença atingisse apenas os estrangeiros ou outras nações.  Infelizmente foram encontrados novos casos de Ebola em Guiné Conacri, nosso vizinho, e isso nos preocupa muito, uma vez que nossas fronteiras são fracas e caso esta doença chegue aqui, ela sim poderá ceifar drasticamente a vida dos que aqui residem.

Vivemos dias de rumores de golpe de estado, mas o povo não acredita que isto ocorrerá (que o Senhor continue a livrar esta nação).

Iniciamos falando que o Senhor responde nossas orações, mas não é fácil esperar, pois fazemos parte de uma geração imediatista. Entretanto, o que nos renova é sempre trazer à memória o que pode nos dar esperança. Encha sua mente dos grandes feitos do Senhor, e quando a murmuração vier ou a ingratidão, recordar, que também é viver, o fará olhar de modo diferente e confiante na resposta salvadora e provedora do nosso Senhor Jesus.

Deus te abençoe.

Danilo Soares e familia

 

Contribuição:

E-mail: pix: pix@daniloejoelma.com.br

Conta do Brasil

Ag: 0635-1

C/c: 23.095-2

(Maria Joelma B.da Cruz Soares)

Oferta através de cartão de crédito ou boleto CLIQUE AQUI

Junte-se ao Projeto Esperança no facebook CLIQUE AQUI

www.daniloejoelma.com.br

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos