
O Encontro contou com a participação de mais de 2.300 mulheres e celebrou os 138 anos de organização da SAF no Brasil
Com o tema Mulheres presbiterianas, evidenciam o amor de Deus em todos os seus relacionamentos, o V Encontro da Mulher Presbiteriana, organizado pela CNSAFs aconteceu nos dias 03 a 06 de novembro em Caldas Novas – GO, contou com a participação de mais de 2.300 mulheres de diferentes estados brasileiros.
No Encontro foram celebrados os 138 anos de organização da SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana do Brasil, nascida em 11 de novembro de 1884, ainda no tempo do Brasil Imperial. “Você mulher presbiteriana, tem a oportunidade de estar na SAF e trabalhar para Jesus conosco. Juntas temos a oportunidade de auxiliar nossa igreja na evangelização, nas missões, na assistência social, no crescimento espiritual e na comunhão entre as irmãs, na oração pelos filhos e na oração da madrugada intercedendo por todos aqueles que o Senhor nos orienta a orar. Que possamos aprender com esse aniversário que Jesus ama nossa SAF e está a frente deste precioso ministério. Parabenizamos cada uma de nossas sócias e convidamos as demais irmãs presbiterianas a se juntarem a nós!”, comemora Ana Maria Prado, Presidente da CNSAF’s.
Palestraram durante os 4 dias do Encontro: Sra. Solange Tambelini Brasileiro, falando sobre: “O Amor e a Autoestima da Mulher Cristã”; Rev. Reginaldo José de Pinho Borges, sobre “Mulheres presbiterianas, evidenciam o amor de Deus em todos os seus relacionamentos, com as pessoas idosas”; Rev. Gildásio Jesus Barbosa dos Reis; sobre “Em busca da paz: Como lidar com os conflitos e restaurar relacionamentos quebrados?”. E também estiveram presentes Rev. Roberto Brasileiro, Presidente do SC/IPB, Rev. Rosther Guimarães, Presidente da APECOM, Rev. Rodrigo Leitão, Secretário Executivo da APECOM, Rev. Marcos Serjo, Vice-Presidente do SC/IPB, Rev. Maurício Santa Rosa Galvão, do Sínodo Central da Bahia, Rev. Gildásio Reis, Presidente do Sínodo de São Paulo e Marcos Agripino, Secretário Executivo da APMT.
Durante o congresso também houve um momento especial voltado ao trabalho missionário da IPB. As congressistas levantaram uma generosa oferta e em seguida, as participantes vieram até a frente realizar entregas de Bíblias, que totalizaram 1.024, (hum mil e vinte e quatro) e 20 (vinte) Novos Testamentos. que foram destinadas aos funcionários da Rede DiRoma.
A convite da CNSAF’s (Confederação Nacional de SAF’s) e da APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais), o Encontro contou com a participação especial de um casal iraquiano, oriundos da Igreja Presbiteriana de Bagdá, no Iraque. Salwan Sabah Mansoor Hirmiz e sua esposa Mawaddah Yousif Jamil Saka fazem parte da família que fundou a igreja Presbiteriana na capital do Iraque no século 19. Durante o congresso, os líderes presentes e as demais mulheres puderam orar pelo casal e os encorajar a permanecerem firmes no trabalho em prol da Igreja de Deus. Para o casal iraquiano foi uma grande inspiração e privilégio ver quão forte e ativo é o trabalho das mulheres presbiterianas na igreja brasileira.
Todas as autarquias da IPB, agências missionárias e livrarias puderam expor seus projetos e atividades no espaço dos estandes durante o congresso. A APMT esteve presente, conversando com as mulheres, muitas delas já parceiras dos missionários da agência, e apresentando os trabalhos missionários realizados em 42 países. Em especial o estande do Café e Missão, uma produção de grãos de cafés onde uma porcentagem das vendas são ofertados para o trabalho missionário da APMT.
O Rev. Marcos Agripino, missionário e Executivo administrativo da APMT, palestrou no Encontro e falou sobre os avanços e desafios do trabalho missionário da APMT, bem como dos alvos a serem alcançados nos próximos anos. O pastor agradeceu as orações e a fidelidade de cada sócia da SAF em cada campanha e parceria missionária que a CNSAF’s tem realizado ano após ano. “A comemoração dos 138 anos da SAF é um marco na história da IPB. São anos de uma contribuição imensa para o avanço do trabalho transcultural da nossa igreja. Fica a nossa gratidão a Deus pela vida das irmãs que têm tido uma participação ímpar e de muita importância no trabalho da APMT no Brasil e ao redor do mundo”, parabeniza Rev. Marcos Agripino.
Isabella Silveira
Missionária de Base na Comunicação da APMT