Skip to content

Christmas Evans – A Estrela Luzente de Gales

Deus, na sua sabedoria, surpreende o mundo. Ele exalta os pequenos e os que não são para envergonhar os grandes e sábios. A vida de Christmas Evans é um verdadeiro contraste dentro da lógica humana. Tornou-se um homem tão poderoso no país de Gales que quando o Dr. Oswald Smith, testemunha ele, foi visita-lo, e mesmo não o encontrando, ao chegar ao seu portão começou a sentir um grande impacto devido à presença do Espírito Santo naquele lugar.

Evans (1766-1838) teve uma origem muito sofrida. Filho de um sapateiro pobre e órfão aos 8 anos de idade, teve que morar com seu tio, um beberrão, imoral e que em nada contribuiu espiritualmente na formação dele. Nada investiu em sua educação, de modo que teve que trabalhar como analfabeto. Viver com seu tio se tornou insuportável; foi trabalhar em uma fazenda.

Providencialmente, Evans começou a frequentar uma igreja presbiteriana, cujo pastor era meio arminiano e unitariano. Apesar disso, começou a haver um avivamento naquela igreja e, nesse tempo, por uma ação poderosa do Espírito Santo, Evans se converteu a Cristo. Nesse ínterim, ele pôde ouvir alguns pregadores metodistas calvinistas itinerantes que visitaram a igreja e foi aí que entendeu o evangelho.

A partir dessa conversão, ele começou a ler a Bíblia por si só e com a ajuda de outros. Deleitou-se nas Escrituras Sagradas. Frequentou uma escola por seis meses. Tinha sede do conhecimento de Deus e de sua palavra. Enfrentou sérias provações por causa de sua fé. Uma delas foi perder um olho. Quando deixou as amizades de seus colegas beberrões, resolveram vingar-se dele. Numa noite, ao retornar para sua casa, foi espancado por uma turba, bateram muito nele e lhe arrancaram um olho. Ficou conhecido como o “pastor caolho”.

Foi ordenado como pastor missionário e enviado a uma aldeia bem remota, ao norte, de nome Lhen. Ali passou a aplicar sua vida à oração e à pregação da palavra de Deus e sentiu uma profunda alegria em tudo isso. Ele afirmou: “Eu passei a experimentar as três grandes coisas do reino dos céus: justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. Na aldeia viu inúmeras conversões. A igreja logo foi plantada. Pregava até cinco vezes por dia nas praças. Sentiu o abalo de sua saúde. Então decidiu, com sua esposa Catherine Jones, descansar um pouco e visitar o sul. Ele era tão pobre que não conseguia comprar um cavalo. Foi para o sul a pé, e pregando enquanto caminhava. Os convertidos geralmente o seguiam de aldeia em aldeia.

Ele afirmou: “Frequentemente prego de lugar em lugar até ao anoitecer”. A igreja cresceu poderosamente. Evans era um calvinista em sua pregação; uma de suas fortes ênfases na pregação era a soberania de Deus e a responsabilidade humana. Evans era uma pessoa tão piedosa e cheia do Espírito de Deus que por onde pastoreava o Senhor multiplicava o número de pessoas convertidas em pouco tempo. Era um homem tão simples que chegou a viver com recursos quase zero e a morar até em estábulo, junto com animais. Chegava, às vezes, em regiões em que as igrejas estavam quase mortas e em pouco tempo havia uma revitalização de imediato e uma multiplicação de novos convertidos.

Seu ministério como missionário durou quase 50 anos, havendo milhares de conversões em Gales, e um grande avivamento nas igrejas já estabelecidas.

Três fortes marcas na vida de Evans foram:

  1. uma vida muito piedosa e simples diante de Deus;
  2. muita pregação da palavra de Deus para atingir muitos pecadores;
  3. um ministério regado pela oração.

O resultado é que foi um homem cheio do Espírito de Deus para uma obra tão grande e tão sublime; não apenas impactou o país de Gales, mas continua impactando muitas vidas até o dia de hoje. Ao escrever para um jovem pastor, afirmou:

“Pregue o evangelho da graça de Deus, de forma inteligível, com muita afeição e com toda a ousadia, todo o conteúdo do grande livro desde a predestinação até à glorificação”.

Rev. José João de Paula

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos